Pular para o conteúdo principal

MANTA DE CROCHE ROBERTA BASE DE PONTOS FALSOS







Publicação:  12 de outubro de 2007
1ª Atualização: 16 de junho de 2009
2ª Atualização: 30 de janeiro de 2015
3ª atualização: 30 de março de 2017

Olá, amiga(o)!

Teci essa MANTA DE CROCHÊ para a minha filha Roberta. É uma das peças para o seu enxoval. 

Eu queria tecer uma manta composta de Quadrados de Crochê (crochet squares), mas não queria ficar fazendo quadradinho por quadradinho, para depois emendá-los. Resolvi, então, tecer esse ponto em forma de leque, com moldura de Pontos Altos. Ele é tecido de forma contínua, em carreiras de ida e volta... Dá menos trabalho e fica linda... Essa foi a Idea.



MATERIAL NECESSÁRIO:
Para Manta de Solteiro: 20 novelos de Lã Cisne Super Bebê;
Para Manta de Casal: 20 novelos de Lã Cisne Super Bebê;
Agulha para Crochê 3 mm;
Agulha de Tapeçaria e Tesourinha para o arremate.

GRÁFICO da MANTA DE CROCHÊ ROBERTA. Clique na foto para ampliá-la...




COMO INICIAR A MANTA 

O início dessa Manta é totalmente diferente dos trabalhos que costumeiramente tecemos. Sua base não é com o tradicional Fio de Correntinhas.

Peço sua total T E N Ç Ã O  para essa  D I C A
Existem alguns pecadinhos que cometemos no crochê, que podem comprometer todo a estética final do nosso trabalho. 

Várias leitoras já me questionaram sobre o fato de seus trabalhos que são feitos em linha reta, em carreiras de ida e volta, ficarem menor na parte do início, do que na parte final. Esse é um problema muito comum, principalmente quando estamos iniciando no crochê. Dá uma certa frustração quando no final do trabalho olhamos, ao levantarmos a peça constatamos que ao invés de uma peça retangular, como a de uma Manta Coberta, a peça acaba ficando no formato de um Trapézio Isósceles, ou seja, com a sua Base menor que a parte final do trabalho. 

Se com você isso não ocorre, ótimo! Teça da forma tradicional mesmo. 

Caso contrário, aproveito essa oportunidade para te oferecer uma opção a mais: 

Primeiramente vamos fazer o Teste da Flexibilidade dos Pontos:
1º PASSO:
Pegue uma peça de crochê que foi tecida em carreiras de ida e volta, na região do início da peça, ou seja do Fio Base de Correntinhas e a estique no sentido horizontal:
Observe que a Flexibilidade é mínima, ou seja, ela quase não estica. Podemos dizer que nessa região os Pontos não têm Flexibilidade. 
2º PASSO:
Pegue essa mesma peça, agora na região do final da peça, ou seja, na região da ultima carreira e estique também no sentido horizontal:
Observe que nessa região os Pontos são Flexíveis
- Você deve estar se perguntando:
  
PORQUE ISSO OCORRE? 
Isso ocorre porque sua peça foi iniciada com o Fio Base de Correntinhas. O Ponto Corrente tem pouquíssima Flexibilidade. Podemos dizer que ele não tem a mesma Flexibilidade que os demais pontos. 
Sua peça pode estar perfeita, ou seja:

Início e final com as mesmas medidas que a Inflexibilidade da Base permanecerá.

Você pode estar se perguntando:
E se eu iniciá-la com uma Agulha de numeração maior?
Eu te respondo:
Mesmo assim na Base sua peça vai estar sempre menos Flexível...

- Você deve estar se perguntando:

O QUE EU POSSO FAZER PARA QUE A BASE DO MEU TRABALHO FIQUE TÃO FLEXÍVEL QUANTO O FINAL DELE?

Pois bem, a Técnica que usei para iniciar essa MANTA COBERTA é uma Dica excelente para a solução desse tipo de problema...

A sua BASE não se inicia com o tradicional Fio de Correntinhas (corr). Sua Base se inicia com o um ponto que é conhecido como PONTO ALTO FALSO. Que em resumo é o Ponto Alto tecido sem o Fio Base de Correntinhas. Estranho, não??? Estranho, sim! Mas funciona perfeitamente...




PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO ALTO FALSO:




1º PONTO ALTO FALSO:
Teça 4 Correntinhas (corr), para iniciar; 
Lace a linha, como se fosse fazer um Ponto Alto, normal; 
Insira a Agulha na 1ª das 4 Correntinhas (corr), pegando 2 fios. Se pegar apenas 1 não dará certo. 
Lace a linha novamente;
ATENÇÃO!  
Nesse momento você tem 4 pontos na agulha, igual a figura logo a seguir;
Solte apenas 1 ponto da Agulha.



Lace a linha novamente e 
Solte mais 2 fios da agulha.





Lace a linha novamente e 
Solte os 2 últimos pontos da agulha. 
Está pronto o 1º Ponto.
2º PONTO ALTO FALSO:
Lace a linha como se fosse fazer um Ponto Alto (pa) normal;
Insira a agulha em 2 pontos da base do Ponto Alto (pa), que você acabou de tecer. Se pegar apenas 1 ponto não dará certo;
Lace a linha de novo e.... ATENÇÃO!... 
Solte apenas 1 dos 4 pontos que estão na agulha;
Lace a linha novamente e 
Solte mais 2 fios da agulha
Lace a linha novamente e 
Solte os 2 últimos pontos da agulha. 
Está pronto o 2º Ponto.
3º PONTO ALTO FALSO:
Para tecer o 3º Ponto e demais, repita os procedimentos do ultimo ponto.
Vá tecendo e medindo. Quando atingir a medida da largura da sua Manta inicie a 2ª Carreira...
Se preferir tecer acompanhando vídeo, acesse o vídeo a seguir. Ele é bastante esclarecedor... 


Você pode iniciar o seu trabalho de Crochê com o Ponto que se fizer necessário:
Meio Ponto Alto Falso ou
Ponto Baixo Falso.
Usando o mesmo processo...

   
Bons Crochês!
Com carinho,

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Olá Sónia,

    Mas que linda a manta que escolheste para a tua filha, o ponto é bem bonito.Sabes,ainda não tinha percebido essa história do início não ficar elástico, pois é, estamos sempre a aprender. Dei uma espreita nos labores e vou experimentar.
    Tenho andado com tantas experiências que não sei o que vai dar.
    Estamos no Outono, mas com temperaturas de verão e então as lãs andam um bocado de lado.

    Bom, 6ªfeira é dia de te desejar um bom fim de semana e quero ver a mantinha,é um mimo.

    Beijinhos da amiga

    Dulce

    ResponderExcluir
  2. Ola,Sonia!
    Passei para desejar-lhe um bom fim de semana,adorei a manta ta muito linda.bjs

    ResponderExcluir
  3. ...querida, amei esta manta...não faz uma para mim;)...rs...eu também quero uma...mas sabe...eu tenho tanta vontade de fazer coisas...que esta sua delicada manta já está na lista...e eu pelo que vi...o ponto alto-falso não é dificil...adoro todos os seus trabalhos...são de um bom gosto...e outra coisa...gostei do seu post do dia 10...eu também sou cristã, com eduacação católica, com algumas dúvidas sobre determinadas matérias...mas fiz um poema sobre anjos há algum tempo e até o voltei a postar agora juntamente com uma pintura que fiz...


    Beijinhossss grandes e tenha um lindo fds.

    ResponderExcluir
  4. Esta Linda demais..
    Imagine quando ficar pronta.
    Amei..
    Beijos.Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  5. Comece este
    FINAL DE SEMANA
    fazendo uma limpeza geral !

    Varra de seu coração:
    A tristeza, a angústia , a aflição.
    Varra de sua vida:
    A inveja, a maledicência, a fofoca
    Varra do seu corpo:
    A preguiça, o tédio , os maus pensamentos
    Varra de seu caminho:
    O mau olhado, o mau agouro, o mau pressentimento
    Deixe fluir
    a alegria de sua alma
    Trabalhe seu corpo para o bem

    Agradeça por sua vida
    E acima de tudo
    Comece o seu dia com

    FELICIDADE no coração
    pois, novos horizontes se aproximam,
    novas alegrias virão
    e seu coração
    estará pronto para recebê-las!

    TENHA ENTÃO UM BOM FIM DE SEMANA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia,

    adorei a manta, está muito delicada.
    Você tem a receta? ode me mandar por e mail?

    Se puder eu vou ficar grata.

    Cynthia

    cynthiahacker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sonia,

    Que manta linda. Fiquei encantada. Adorei a dica do ponto falso, já começei a usar. Antes eu usava a agulha maior, mas achei essa idéia bem melhor. Tenha um final de semana com muita paz, alegrias e amor.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Hola Sonia Maria,

    que belleza la manta, tus trabajos tan preciosos y tan delicados.

    Te felicito amiga,

    Que pases un gran fin de semana en compañia de tus seres queridos.

    Que Dios te cuide a ti y a tu familia.

    Besos ....Yennys.

    ResponderExcluir
  9. Oi sonia Maria!
    que cosa preciosa esta manta! adore su posteo de hoy1

    te deseo optimo fin de semana!

    beijos do Argentina

    ResponderExcluir
  10. Olá Sónia...a sua manta é muito bonita, a sua filha vai gostar muito...
    As suas sugestões são sempre magnificas...gosto muito de passar por aqui e ver as novidades.
    Parabéns pelo Link-me, ficou 5 estrelas.
    Beijo muito grande,

    Cris

    ResponderExcluir
  11. oi Soninha
    Andei viajando e quando retornei a primeira coisa que fiz foi ver seu blog. Afinal ele é o Jornal Nacional das nossas vidas. Fiquei assustadas /preocupada com determinado comentário de uma amiga crocheteira, talvez, sobre o Haloween. Como psicologa, com mais de 20 anos de experiencia, fico me perguntando com quem estas pessoas andam conversando? O que andam Lendo? Não fazem pesquisa na Net? Onde anda seus coraçoes? O pior no ser humano não é a ignorancia, mas, quando ele só tem uma unica verdade em seu coração.
    Sabe, se vc tivesse que escolher para presidente entre um homem honesto, estudioso exemplar, não fumante, não adepto do alcool e de um outro que fuma, bebe, joga, sempre reprovado na escola, brigante ao extremo? Pois o primeiro homem foi escolhido. Sabe o seu nome? Adolf Hitler.Desculpa a carta.
    BJS Heloisa Reis

    ResponderExcluir
  12. Oi Sônia!
    Nossa, que linda esta manta e que delicadeza, adorei tudo. Todos seus comentários sobre começo e fim do trabalho são bem coerentes e aquele começo de falso ponto alto eu não conhecia e achei ótimo.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  13. Olá querida amiga.
    Está ficando linda a manta!Adorei se link-me,muito fofo,parabéns!Obrigada pela visita.Bjs e um lindo domingo pra vc tbem!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Amiga!

    A manta já está maravilhosa!
    Super linda!!!
    Adorei as dicas do ponto alto falso, e o seu novo Link-me também!
    Um Ótimo Domingo para Você!

    Bjss
    Rose

    ResponderExcluir
  15. Vim te visitar e estou encantada com tanta coisa bonita.Todas essas sugestôes para o dia das bruxas achei uma gracinha.E essas mantas, então?Cada uma mais linda que a outra.Sobre esse falso ponto eu também não sabia.Parabéns por seu blog tão lindo.Te convido prá uma visitinha na minha modesta casinha.Beijos, bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente lindona!!! Amei a manta!!! beijocas, e um ótimo fim de semana, Tathy

    ResponderExcluir
  17. Oi Sônia,
    obrigada pelo comentário. Agora estou fazendo um outro colar, com cores diferentes.
    O cordão dos colares é feito com o ponto baixo falso (eu só não sabia que era chamado assim e que poderia usar desta forma).
    Adorei sua manta!! Maravilhosa!!!
    Grande beijo,
    Debora

    ResponderExcluir
  18. Ola amiga, vim dar uma espiadinha e encontrei como sempre coisas lindas. Essa manta esta um luxo. Tenha uma semana abençoada. Bjs

    ResponderExcluir
  19. linda linda,voce tem maozinhas de fada,que paciencia amiga!
    boa semana pra voce bjs

    ResponderExcluir
  20. OI SONIA
    ADOREI AS NOVIDADES DO SEU BLOG,
    QUE TENHA UM BOM DOMINGO E UMA OTIMA SEMANA
    BJS
    MIVA

    ResponderExcluir
  21. Ola querida amiga!!!!!


    realmente fico encantada toda vez que entro aqui....quantas novidades LINDAAAAAS. Adoro seus trabalhos, sempre tao perfeitos, espero um dia me tornar assim como vc..rs
    Infeslimente ainda estou encontrando problemas para deixar comentarios, mas tomara que seja temporario, assim poderei vir todos os dias.
    Vc poderia nos ensinar (PAP) as libelulas?... Sao tao fofas.
    Desejo a vc um domingo repleto de paz e muita saude.
    Bjos carinhosos,
    Simoninha

    ResponderExcluir
  22. Oi Sônia
    Com a irritação do blogger deixei de fazer minhas visitinhas...mas olha..q manta linda...vc é danadinha mesmo..adorei a dica do acabamento..realmente fica sim diferente os lados...adorei...
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  23. Sonia que dica maravilhosa, não precisar contar e recontar correntinhas para iniciar os trabalhos, sem contar que fica um trabalho mais bonito, voce é otima sempre dividindo suas descobertas.
    Tenha uma ótima semana. abraços
    elizabeth
    eljeso@bol.com.br

    ResponderExcluir
  24. olá Sonia,que linda manta ,parabens.estou fazendo umas bolsas com esse ponto logo vou postar elas,beijos

    ResponderExcluir
  25. Que legal Sônia
    Obrigado pelas dicas!
    A manta está linda!!
    Mostre também depois de pronto para ver como ficou!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  26. Sonia,adorei essa ideia de pontos falsos,mas eu não entendi como se começa,vc poderia explicar na sua proxima postagem?
    muito obrigada
    vivi

    ResponderExcluir
  27. Oi, Soninha
    Passei p/ ver as novidades e te desejar uma ótima semana.
    Tenho numa revista esta técnica com o ponto baixo. Já testei e, realmente, fica muito bom. Sem contar q é + prático q fazer aquele montão de correntinhas.
    Vou testar com o pa, agora.
    Dá p/ fazer tbm em rede de filé.
    A manta está um espetáculo. Fico só imaginando depois de tingida.
    bjoooooo

    ResponderExcluir
  28. Hehe...
    Eu ainda tô p/ aqui.
    Ñ tenho no pc mas vou procurar as revistas.
    Te mando essa semana ainda, tá?
    bjooooo

    ResponderExcluir
  29. ...,mas mudei de novo...
    Outro endereço,agora acho que me aquietei.Não consegui ver tudo ainda por aqui tem tanta coisa linda!!!!Um bjão!!!

    ResponderExcluir
  30. Amada vc é demais mesmo né!?!?!?!?!Sempre nos surpreendendo e esbanjando talento, por isso que eu sou sua fã de carteirinha...fiquei doida de vontade de fazer a manta, tá na lista!!!!!!!!!!!!!!!Os comentários sobre os detalhes preciosos, eu não sabi dessa do ponto falso, como agente aprende neste mundo virtual!!!!
    Que Deus permeie sua semana com bençãos sem medida e que seus desejos sejam realizados segundo a vontade do Senhor!!!!
    bjkas
    e fique com Jesus
    ana

    ResponderExcluir
  31. Muito linda a manta amiga!Seu blog é show!virei sempre visitá-la.Bjos

    Meu blog:http://sunsetartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Sonia, não sou uma expert em crochet como você.
    Sou apenas uma iniciante que esta semana conseguiu entender o seu ponto alto falso. Muitas vezes, aquilo que para uma expert é trivial, merece por parte dos iniciantes um estudo maior.
    Mas a minha satisfação após o primeiro barradinho em filé terminado com o seu ponto alto falso no início foi tão grande que resolvi lhe escrever.
    Obrigada por dividir o seu conhecimento e o barradinho ficou show! Acabou aquele "beicinho" que tanto me incomodava!
    Obrigada
    Margaret

    ResponderExcluir
  33. Sonia,

    Seu blog está delicioso,lindo, chic muito bonito.
    Umlindo feriado pra você!
    Cris

    ResponderExcluir
  34. Que tudo dê certo para o seu papai Sônia com as Graças de Deus.Essa manta realmente ficou muito linda e a escolha do desenho foi de bom gosto.Beijos Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  35. Ola Sonia!!! Uma bela modelo...Bom Dia!!!
    tatesal.blogspot.com
    TURKEY

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Parabéns pelo trabalho, como sempre compartindo seus trabalhos encantadores.

    Um grande abraço,

    Luciene Izidoro

    ResponderExcluir
  37. Merhaba,sizin your knitted models are going very pleasant.Handmade health.You have a very happy and beautiful face.Sevgiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 14:45:08 BRT

      Que bom que você gostou, Beyaz! Não, ainda não tenho Face...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  38. Querida, que Deus vos acompanhe! Te esperamos por aqui com boas noticias.
    Beijocas
    Bell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 14:35:58 BRT

      Que os anjos digam Amém, Bell! Darei notícias sim...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga querida!
      Beijos

      Excluir
  39. Felicitaciones Sonia por esta creación. Me encantó este punto alto falso.
    He tomado nota para ver si puedo hacerlo con tan buen resultado como el tuyo.
    Espero que tu papá se restablezca pronto.
    Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 18:06:01 BRT

      Obrigada, Susana querida! Papai está bem melhor, graças a Deus! É muito bom saber que você se encantou pelo Ponto Alto Falso... Teste e depois me diz o que achou, ok? Eu me apaixonei por ele... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga querida! Tudo de bom para você
      Beijos

      Excluir
  40. Wow que manta linda :) super delicada ^_^ Obrigada pela dica, acho que já tinha ouvido um zumzum sobre essa técnica...

    A foto tá linda ^_^ melhoras para seu pai

    Beijo
    Natty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 19:38:09 BRT

      Natty, graças a Deus o papai está bem melhor... É muito bom saber que você gostou da manta e da foto... Eu gostei muito dessa técnica, Natty. Quando puder teste-a... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  41. OLA SÔNIA EM 1º LUGAR QUE DIZER QUE DESEJO QUE TUDO CORRA BEM COM SEU PAI,AMIGA ADOREI ESSA MANTA FICOU MARAVILHOSA,QUANTO ÁS DICAS DOS PONTOS ADOREI,OBRIGADA POR PARTILHAR,BEIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 19:11:53 BRT

      Obrigada, Eunice querida! Graças a Deus o papai está bem melhor... É muito bom saber que você gostou da manta e da dica. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga querida! Beijos

      Excluir
  42. Olá, Sonia Mª, desejo que tudo corra bem com o seu pai. Qto à manta ficou linda, vc é muito criativa! obrigada pelas dicas, fica muito melhor mesmo a terminação.
    Bjks, boa sorte!
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 17de junho de 2009 21:26:02 BRT

      Que bom que você gostou, Lúcia querida! Graças a Deus o papai está bem melhor... É muito bom saber que você gostou da manta... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga querida! Boa sorte para você, também!
      Beijos

      Excluir
  43. Respostas
    1. Sônia Maria 17 de junho de 2009 24:35:09 BRT

      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Iêda Klein! Um abraço carinhoso pra você também! Beijos

      Excluir
  44. Oi Elaine...melhoras para o seu pai...estarei esperando novidades e tb postando p tds as amigas do blog...

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 18 de junho de 2009 14:17:07 BRT

      Muito Obrigada, Suzeli! Graças a Deus o papai está bem melhor... Muito Obrigada pela sua atenção e cariho! Beijos

      Excluir
  45. Olá Sônia,
    fiquei muito feliz com a sua visita ao meu blog, eu sou super fã sua, adoro o seu blog e fico encantada con a sofisticação e a perfeição dos teus trabalhos. Esta manta é muito linda,obrigada pelas dicas.Quase tudo que hoje eu sei sobre o crocHê eu aprendi visitando blogs como o seu.
    Te desejo tudo de bom e que deus abençoe a você, sua família e seu pai.
    Um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 18 de junho de 2009 14:35:52 BRT

      Amém, Juliana Noronha! Graças a Deus o papai está bem melhor... É muito bom saber que você gosta dos meus trabalhos... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga querida! Tudo de bom para você, também!
      Beijos

      Excluir
  46. Obrigado por ensinar e compartilhar conosco a sua sabedoria Sônia.
    A cada dia que se passa aprendo muito com todas as amigas.
    Linda manta.
    Que Deus a abençoe.
    Beijão da Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 19 de junho de 2009 18:35:01 BRT

      Amém, amiga! Essa troca de conhecimentos nos blogs é muito salutar... Eu também estou sempre aprendendo... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, Lucy querida! Beijos

      Excluir
  47. Oi querida amiga
    Espero que esteja tudo bem com o maridão. Estou aqui rezando para que ele fique bem logo.
    Bjus da amiga
    Sandra Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 19 de junho de 2009 18:35:01 BRT

      Muito Obrigada, Sandra Cunha, querida! Graças a Deus o Roberto está bem melhor... Dando continuidade ao tratamento e com muita fé de que o Câncer não voltará. Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  48. olá sónia vim te desejar um belo fim de seman e já vou aprendendo uma nova técnica.
    obrigada pela tua gentileza em partilhares os teus saberes.
    eu tenho andado um bocado parada, mas gosto sempre de aprender mais.
    bjs
    guida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 19 de junho de 2009 18:35:01 BRT

      Muito Obrigada, Guida querida! Graças a Deus o papai está bem melhor...
      Estou feliz por saber que você gostou da nova técnica... Sua opinião é muito importante pra mim...
      Tudo de bom para você, também!
      Beijos

      Excluir
  49. OI AMIGA! QUE MANTA LINDA! COMO SEMPRE, VOCÊ ARRASANDO EM TRABALHOS MARAVILHOSOS. DESEJO MELHORAS AO SEU PAI, FIQUEM COM AS BENÇÃOS DO SENHOR, BJOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 20 de junho de 2009 14:57:09 BRT

      Muito Obrigada, Cristal querida! Graças a Deus o papai está bem melhor...
      Fique com as Bençãos do Senhor você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  50. Olá Sonia, adoro trabalhos em croche e adorei sua dica para a execução dessa manta que, por sinal, é linda.
    Fuçando seu blog, li suas dicas para ter um blog de sucesso e tive vontade de fazer o meu. Está tudo bem explicado e detalhado, adorei de verdade.
    Quero te agradecer e espero que seu pai se recupere logo.
    Um grande beijo!
    Meu email é: balsistan@gmail.com.
    Ops... já ia me esquecendo, meu nome é Tania Andreia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 21 de junho de 2009 14:59:07 BRT

      Muito Obrigada, Tania Andreia! Graças a Deus o papai está bem melhor... Estou feliz por saber que você gostou da manta e das Dicas para configurar blog. Monte o seu e depois me repasse o link. Vou adorar te fazer uma visitinha... É uma diversão... Tudo de bom para você, também!
      Beijos

      Excluir
  51. As melhoras de seu pai que tudo corra pelo melhor.
    Linda manta de sua filhota.
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria 23 de junho de 2009 14:46:05 BRT

      Muito Obrigada, Aldora querida! Graças a Deus o papai está bem melhor...
      Tudo de bom para você, também!
      Beijos

      Excluir
  52. Dear my friends I offer you “One lovely blog award” Please take the award foto from my blog
    http://cafemis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria terça-feira, 23 de junho de 2009 15:47:03 BRT

      Obrigada pelo prêmio, “One lovely blog award”,Rosa! Beijos
      (Thanks for “One lovely blog award”, Rosa! Kisses)

      Excluir
  53. Oi Sônia
    Que bom que seu pai está melhor,que alívio amiga.Fiqem com Deus!!
    beijos!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria quinta-feira, 24 de junho de 2009 18:37:00 BRT
      Alívio mesmo, amiga! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Fique com Deus você também...
      Beijos
      Sônia Maria
      www.falandodecrochet.blogspot.com

      Excluir
  54. Olá Sônia!

    Os nossos "velhinhos" merecem todo o nosso carinho.As melhoras para o seu pai.
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria quinta-feira, 25 de junho de 2009 18:57:00 BRT

      Obrigada Nélia querida! Felizmente ele está bem melhor...
      Beijos
      Sônia Maria
      www.falandodecrochet.blogspot.com

      Excluir
  55. Olá Sônia, eu não entendi o começo desse trabalho. Me explique melhor por e-mail por favor. Muito Obrigada mesmo. Você é a Rainha do Crochet!!!!!.ericafigueiredo1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia Maria sábado, 2 de janeiro de 2010 18:38

      Erica obrigada por me falar da sua dificuldade em entender. Melhorei o post e fiz um passo-a-passo... Te mandei por e-mail também. Acredito que agora você vá tirar de letra. Se ainda tiver alguma duvida me fale que tentarei te ajudar daqui, ok? Um lindo e abençoado final de semana pra você e família. Beijos
      Sônia Maria
      www.falandodecrochet.blogspot.com

      Excluir
  56. Oi Sônia, hoje passeando um pouco mais pelo seu blog, resolvi iniciar o ponto alto falso (grau 1.000 para a manta da Roberta!)e estou "encantada". Não é que dá certo mesmo? Obrigada, amiga, por partilhar tudo que você faz! Um beijo e uma abençoada semana!
    Helena Carneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você testou e gostou, Maria Helena!!! Estou muito feliz por saber... Obrigada por me dizer...
      Um lindo e abençoado final de semana pra você e família. Beijos
      Sônia Maria
      www.falandodecrochet.blogspot.com

      Excluir
  57. belgüzar gedik para mim 17/06/09

    merhaba huzur dolu bır gun dıleğiyle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Belgüzar! Adorei saber que você gostou... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Um lindo e abençoado final de semana pra você e família. Beijos
      Sônia Maria
      www.falandodecrochet.blogspot.com

      Excluir
  58. AMIGA SÔNIA, ADOREI ESSA MANTA
    DE PONTO ALTO FALSO
    SÓ QUE NÃO CONSEGUI ENTENDER COMO COMEÇA
    TEREI QUE FAZER PONTO ALTO NORMAL PARA INICIAR?
    ESTOU DOIDA PARA FAZER PARA A MINHA SOBRINHA
    ELA ESTA GRÁVIDA DE 3 MESES E EU QUERIA FAZER UMA MANTINHA PARA O BEBÊ QUE VEM VINDO
    AGUARDO UMA RESPOSTA SUA.
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria segunda-feira, 12 de julho de 2010 16:17:00 BRT

      Não tenho seu e-mail para te responder. Acabei de postar o vídeo ensinando a fazer o ponto alto falso. Ele já será a base do seu trabalho. Ao invés do fio de correntinhas você fara o fio de Pontos Altos Falsos. Ok? Faça quantos precisar até atingir a medida da sua manta.
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  59. Ciao Sonia, bellissima questa tua creazione molto fine e speciale come te grazie per le spiegazioni sempre chiare e semplici un grande abbraccio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Silvia! Estou muito feliz por saber. Um lindo e abençoado final de semana pra você. Beijos

      Excluir
  60. Olá Sónia Maria que linda ficou sua mantinha e bem original é coisa sua por estar tão bonita admiro a sua paciência sempre pronta a ir ensinando.
    Bom fim de semana
    Um beijinho
    Aldora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Aldora! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Um lindo e abençoado final de semana para você, também! Beijos

      Excluir
  61. Bravo la couverture est magnifique bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marie-Claire! Estou muito feliz por saber. Um lindo e abençoadodomingo pra você. Beijos

      Excluir
  62. FELICITATION Sonia Maria la couverture est magnifique ,merçi des exellentes explication bon week-end bises Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marie-Claire! Estou muito feliz por saber. Um lindo e abençoadodomingo pra você. Beijos

      Excluir
  63. Muito linda esta manta Sônia! bom rever seus trabalhos!
    Eu iria adorar ver suas fotos também, sei que gostas de fotografar como eu. Quando tiver um tempinho mostrra pra nós!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por saber que você gostou de rever minha manta, Marcia! Amiga vou sim postar algumas fotos... Me aguarde... Um lindo e abençoado domingo pra você e família. Beijos

      Excluir
  64. Lindo ponto Sônia. O trabalho ficou muito bonito.
    A dica é ótima para quem esta começando. Já tive este desprazer de tapete torto...
    beijo, agradeço por sua visita em meu blog.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou,Claudia! Estou muito feliz por saber. Um lindo e abençoado domingo pra você. Beijos

      Excluir
  65. Minha querida, muito obrigada pela visitinha carinhosa de sempre. Esta manta está maravilhosa Como sempre você mostra mais um croche finode muito bom gosto! Parabéns. Beijos e um domingo abençoado. Renata - Pérolas do Crochet <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Renata! Estou muito feliz por saber. Uma linda e abençoada semana pra você. Beijos

      Excluir
  66. Boa noite amiga!
    Amei a manta, obrigada pela dica.
    Tenha uma semana incrível.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da dica, Márcia! Uma linda e abençoada semana pra você. Beijos

      Excluir
  67. Oi Sônia!

    Muito obrigada pela sua visita ao meu blog e fiquei muito feliz amiga!
    Sua mata ficou simplesmente divina, um trabalho lindo, o capricho é sem cometários e amei a ideia de fazer os quadrados em uma peça só!
    Magnífico isso amiga!

    Parabéns, pois ficou um espetáculo!!!!

    Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Simone! Estou muito feliz por saber. Uma linda e abençoada semana pra você. Beijos

      Excluir
  68. Querida Sonia Maria, adorei a ideia, também já fiz isso uma vez. Fiz uma colcha direta, ela era em quadrados enormes e resolvi fazer ela direto, com a impressão que foi feita em quadrados. Sabe que ficou linda, tal qual a sua. Bjis e agradecida por seu carinho de sempre
    da amiga Inez Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Inez! Estou muito feliz por saber. Uma linda e abençoada semana pra você. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca