Pular para o conteúdo principal

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO



Olá, amiga (o)!

Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o fiz para compor com a Capinha de Crochê Isabela  postada no dia 17 de MAR próximo passado . 
Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações. Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e  MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo.
Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios.

Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da capinha.



A medida desse gorro é de 15 cm de altura por 44 cm de circunferência. Esse é o tamanho ideal para criança de 0-3 meses de idade.


MEDIDAS DE GORRINHO PARA PREMATUROS:

Peso
Circunferência
Medida do gorro
Altura
0,45 a 0,68
18 a 20 cm
15,5 a 16,5
8 cm
0,7 a 1 kg
23 a 25 cm
21 a 23 cm
9 a 10 cm
1 a 1,4 kg
25 a 28 cm
22 a 25 cm
10 cm
1,5 a 2,3 kg
28 a 31 cm
27 a 30 cm
10 a 11,5 cm
2,5 a 2,7 kg
31 a 33 cm
30 a 31 cm
13 a 15 cm


Se você quiser fazer um gorro maior veja as medidas para cada idade, nas duas tabelas a seguir: 

MEDIDAS DE GORROS PARA RECÉM NASCIDO A 4 ANOS:
A T E N Ç Ã O ! 
A circunferência da cabeça da Isabela com apenas 5 dias é de 34,5 cm - Esse gorro ficou enorme para ela, enquanto recém nascida - Para recém nascidos, teça a circunferência com 35 cm, portanto menor que a de 0 - 3 m da tabela a seguir...
MEDIDAS DA CIRCUNFERÊNCIA DE GORROS PARA BEBES E CRIANÇAS DE 0 - 8 ANOS DE IDADE




Veja também uma Tabela adaptada pela Mama, do blog MAMA MARTINHO .

COMO AUMENTAR O TAMANHO DO GORRO: 

Teça o início do gorro, da mesma forma que está no gráfico, a seguir, até atingir a medida da circunferência da cabeça, indicada para a idade da criança ou adulto, para quem você estiver tecendo o Gorro. 
Depois que atingir a medida da circunferência você para de fazer aumentos e tece com a mesma quantidade de pontos até atingir a altura do Gorro, indicada para a idade da criança ou adulto, para quem vocês estiver tecendo o Gorro.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Lã Cisne - Super Bebê
Agulha para Crochê 2,75 mm.
Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate. 

Para inciar faça um CÍRCULO MÁGICO seguindo as instruções da foto a seguir:

Fiz um GRÁFICO SOBRE FOTO para facilitar para você. Click na imagem para ampliá-la.




Para tecer o MEIO PONTO SEGREDO siga o PAP abaixo:




Para fazer BARRA DO GORRO, siga o gráfico sobre foto abaixo. Eu fiz de forma que não ficasse justo na cabeça e nem virando demais. Quis o efeito que não é gorro e nem chapéu, apenas uma aba com pouca roda abrindo para fora. Clique na foto para ampliá-la...

BARRA EM LEQUE:
Após a carreira de MEIO PONTO SEGREDO, siga o gráfico para fazer a carreira com a 1ª parte do leque (veja no gráfico).
Coloquei cada carreira de uma cor para facilitar o entendimento.

ATENÇÃO!
COMO INICIAR E FECHAR AS CARREIRAS DOS CROCHÊS CIRCULARES DE FORMA PERFEITA:

A FORMA TRADICIONAL:
Quando o trabalho é em Pontos Altos (pa), tradicionalmente iniciamos com 3 Correntinhas (corr) e fechamos com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). Dessa forma as 3 Correntes (corr) pulam para fora da malha do crochê e a emenda fica muito perceptível e feia.

A FORMA  IMPERCEPTÍVEL:
Para um trabalho em Pontos Altos (pa), inicie com:
2 Correntes ao invés de 3 Correntinhas (corr) e 
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx),  inserindo a agulha no penúltimo ponto e não no ultimo. 
Esse Ponto Baixíssimo (pbx) se encaixará no topo das duas Correntinhas (corr) iniciais, completando a altura dos 3 pontos e a emenda fica imperceptível, limpa e linda, como você pode constatar na foto a seguir. 





Essa técnica se aplica a todos os pontos:
Se o seu trabalho for em Ponto Alto Triplo (pat), o normal seria iniciar com 4 Correntinhas (corr)... Para que fique imperceptível inicie com 3 Correntinhas (corr).
Se for em Meio Ponto Alto (mpa), o normal seria iniciar com 2 Correntinhas (corr). Para que fique imperceptível diminua para 1 Correntinhas (corr)...
Se for em Ponto Baixo (pb), o tradicional seria iniciar com 2 Correntinhas (corr). Para que fique imperceptível diminua 1 Correntinha (corr). Teça apenas uma Correntinha (corr), pule o ultimo Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior e comece a tecer no penúltimo Ponto Baixo (pb). Quando for fechar a Carreira pule a Correntinha (corr) e insira a agulha no Ponto Baixo (pb). 
Sempre diminua uma Correntinha da altura do ponto que você for usar. E não se esqueça que para fechar a carreira (carr) faça um Ponto Baixíssimo, pule a correntinha e insira a agulha no 1º ponto que vier a seguir dela ou delas.   Trabalhando assim, o CROCHÊ CIRCULAR, seu trabalho será diferenciado e mais valorizado, com certeza. 



      Se for fazer um trabalho com duas ou mais cores, veja COMO TECER COM FIOS DE VARIAS CORES, seguindo o link .




      Atualizado em 19 JAN 2012 - Respondendo a e-mail...
      PERGUNTA: "... Uma duvida sobre o gorrinho. A circunferência citada para fazer outros tamanhos, onde meço? A partir de que carreira, e com o trabalho aberto? Ou é sobre o trabalho já terminado?Por Beth Trico e Crochê".
      RESPOSTA: Observe nos desenhos ilustrativos, que fiz para te mostrar, como se mede a circunferência. A linha da CIRCUNFERÊNCIA está em cor AZUL e a da ALTURA em VERMELHO. Comece a medir a partir do fio de correntinhas, que é a base do seu trabalho, antes de fechar a circunferência, Ok?


      BONS CROCHÊS!
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Comentários

      1. Precioso el gorro Sonia y también tus explicaciones, gracias por compartirlas, besos

        ResponderExcluir
      2. Hola Sonia María, hermoso el gorro, agradezco que compartas las instrucciones para hacerlo. Yo soy abuela de varones y luego llega mi primera nieta mujer, así que estoy feliz. Una vez más me maravillo con tu blog.

        Un abrazo cariñoso desde Chile.

        Cristi

        ResponderExcluir
      3. Oi Sônia
        Ficou um amor, vou colocar seu link na postagem da dúvida do crochê circular, e fica perfeito!! Obrigado pelos gráficos e as dicas.Adorei as medidas, são importantíssimas, beijos!!!

        Márcia

        ResponderExcluir
      4. Olá Sónia

        Ficou lindo o gorro... e bem fácil...amei, obrigada por compartir.

        Beijinho

        Rosie

        ResponderExcluir
      5. Olá Sonia,

        Adorei é muito lindinho um charminho...

        Que nossa noite seja de Paz!!
        1000 Beijokinhas

        ResponderExcluir
      6. Olá Sonia,
        Boa noite.
        Meu nome é Sandra, conheci seu blog através do blog da Professora Elaine.
        Sempre passo por aqui e acho tudo de muito bom gosto.
        Hoje não resisti e precisei fazer meu primeiro comentário: lindíssimo o gorro da sua neta, lindíssima a capinha que o acompanha, lindíssimo post! Super explicativo e claro.
        Obrigada por dividir tudo isso conosco.
        Tudo de bom para vc!
        Um grande beijo!

        ResponderExcluir
      7. Olá Sonia!!!
        Gracias por compartir la explicaciones de los trabajos.
        BESITOS!!!

        ResponderExcluir
      8. Sônia
        Passei para te avisar que não consegui entrar, meu marido está mudando as mesas de lugar e estou ajudando a organizar a bagunça que ficou,Beijão!!!
        Márcia

        ResponderExcluir
      9. olá querida Sõnia,mais um trabalho lindo,já vi que sua netinha vai arrasar.Adorei a tabela de medidas para gorros,super prática!!! bjos Maria da Conceição

        ResponderExcluir
      10. merhabalar süper bir anlatım renkte çok güzel en kısa zamanda yapmaya çalışacağım

        ResponderExcluir
      11. TÜRKİYE/İZMİR den merhaba Sonia,
        çok güzel bir blog. bebek şapkası harika olmuş.
        benim blogumada beklerim.

        ResponderExcluir
      12. Obrigada pela generosidade!!!Estou adorando, seus trabalhos são lindos e eu estou aprendendo muito!!!Bjs, Eliane

        ResponderExcluir
      13. Le agradezco mucho sus instrucciones detalladas, me han sido muy útiles. Saludos.

        ResponderExcluir
      14. Oii Sônia..
        Ficou lindoo gorro, e receita muito útil.
        Obrigada pela dedicação em criar e partilhar!
        Beijos no coração..Mô =)

        ResponderExcluir
      15. Sonia o gorrinho ficou lindo, mas o detalhamento do PAP ficou espetacular. Muito obrigada pela tabela de medidas tb, há tempos que procuro por uma. Bjsss

        ResponderExcluir
      16. Hola Sonia.
        Como siempre tus pap son muy didácticos. Imposible no entender!!!!!
        Muchas gracias por compartir tantas y tantas cosas lindas, y por enseñarnos el secreto para poder hacerlas.
        Un fuerte abrazo desde esta fría mañana de Montevideo, Uruguay.

        ResponderExcluir
      17. Olá Sonia!
        Mas que gorro mais lindo...sua netinha vai ficar uma verdadeira princesa.
        Beijinhos
        Mifá

        ResponderExcluir
      18. merhaba super olmuş elıne sağlık sevgıler

        ResponderExcluir
      19. Bom dia Sonia! Visitando alguns blogs, sempre encontro tópicos dizendo assim " dica da Sonia Maria, a diva do croche, ou então... a musa do croche", com razão amiga, seus ensinamentos são preciosos. Amei o gorro!
        Abraços
        Inez

        ResponderExcluir
      20. Dona Sonia Maria, não me diga que ninguém procurou a senhora ainda pra publicar um livro, céusss, mas tá muito profissional, que coisa mais linda, que explicações, se eu já não fosse sua fã, virava tiete agora mesmo...

        Tudo incrivel viu? Obrigada por ser assim...

        bjks e miaus da Maga

        ResponderExcluir
      21. Oi Sônia,linda touquinha!!! Obrigado pelo pap.
        bjks no coração

        ResponderExcluir
      22. minha querida ficou linda a touca sua netinha vai ter varias coisas lindas e muito bom ser avo e começar denovo mais calmo rsrsrsrs que o senhor a abençoe na sua chegada uma vida nova e alegria logo teri mais um tbm e uma delicia uma quinta abençoada bjo

        ResponderExcluir
      23. de Alice
        para FALANDO DE CROCHET
        data 9 de junho de 2010 20:58
        assunto Re: FALANDO DE CROCHET

        Agradeço a receita, lindo gorrinho, felicidades pela netinha que vai chegar, que ela tenha muita saúde e traga muitas alegrias para a família toda.
        Ainda estou aguardando a receita do tapete de urso com pompons, sei que ele foi postado em 2007 parece, e é de uma revista italiana, amei o tapete e quero fazer para meu futuro netinho que chega em novembro, ou pode ser até uma netinha, não temos certeza ainda, parece que é menino, mas quero muito a receita do tapete, se vc tiver pode me enviar por favor? ficarei muito feliz,

        Abraços

        Maria Alice

        ResponderExcluir
      24. Olá, Maria Alice!
        Muito Obrigada pelo carinho.
        O link para a receita do tapete de ursos está no texto da matéria. Eu não o fiz e não tenho outra.
        Abraços com carinho,
        Sônia Maria

        ResponderExcluir
      25. de Alice
        para Sônia Maria FALANDO DE CROCHET
        data 10 de junho de 2010
        assunto Re: FALANDO DE CROCHET

        Ola Sônia Maria, que Deus te ilumine cada dia mais, vc nem sabe a alegria que me proporcionou, imprimi a receita e vou começar hoje mesmo a confecção deste ursinho, fica com Deus,

        Muita Luz!

        maria alice

        ResponderExcluir
      26. Parabéns!

        De: Albertina Mendes
        Enviada: 16 de junho de 2010
        Para: lacerda.sma@hotmail.com

        Bom dia,

        Parabéns pelos seus maravilhosos trabalhos, também vou ser avó da Margarida que vai chegar se Deus quiser finais de Setembro, obrigado por partilhar o seu dom, como sou principiante tentei fazer um chapéu como o que a Sónia fez para a sua neta mas não consigo fazer o acabamento em leques, fiz tudo até ao ponto segredo depois já não sei fazer, se não for maçada acha que me poderia ensinar o seu acabamento em leques. Muito obrigado e mais uma vez os meus sinceros parabéns pelos seus trabalhos.

        Beijinhos.

        Albertina.

        ResponderExcluir
      27. Olá, Albertina!
        Fiz o gráfico sobre foto para te ajudar. Acabei de atualizar o post. Cada carreira está de uma cor para facilitar o entendimento.
        BONS CROCHETS!
        Abraços com carinho,
        Sônia Maria

        ResponderExcluir
      28. Oi, Sônia! Vim correndo ver sua postagem. O pap ficou pap, isso sem falar nas dicas que deu e na tabela de medidas. Você adiantou muito o nosso lado. Estava com dificuldade de encontrar receitas para bebês tão pequenos. Nas revistas que tenho eram para bebês de 6 meses em diante.
        Pena que ainda não consegui a numeração das cloves. Conheço alguns sites que vendem mas estão esgotados. Uma hora consigo! rsrsrsrs! Como tenho encomendas, preciso correr pra não atrasar. Já salvei o pap no meu pc. Quando postar, te darei os devidos créditos. Um beijo e muito obrigada!
        Tiane.

        ResponderExcluir
      29. Olá Sonia...sou nova no crochet, más graças a vc já consegui fazer uma manta e um sapatinho pra minha sobrinha que vai nascer!!Agora estou tentando fazer esse gorrinho lindo....más estou com problemas nos aumentos a partir da 4ªcarreira,não sei como faço os aumentos....se vc puder me ajudar..agradeço!! Boas festas pra vc
        Meu nome é Samanta e meu e-mail é samantaciuffa@terra.com.br

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Também estou tendo este problema, nas minhas contas teria de ser 48, não 44 para continuar aumentando como em outras receitas que vi, fiquei confusa. Como faz para manter o aumento constante?
          Obrigada

          Excluir
        2. katarina, nas carreiras anteriores os aumentos eram progressivos. Nessa carreira os aumentos não são progressivos. Adeque a quantidade de pontos fazendo com que sua carreira tenha exatamente os 44 pontos. Beijos

          Excluir
      30. Olá Sonia...parabéns pelo seu trabalho..sou nova no crochet e graças a vc já consegui fazer uma manta e um sapatinho pra minha sobrinha que vai nascer...agora estou tentando fazer esse gorrinho, más estou com dificuldades da quarta carreira em diante,não consigo fazer os aumentos no lugar certo e ele fica pontudo...se vc pudesse me ajudar.....obrigada desde já e boas festas pra vc
        meu nome é Samanta e meu e-mail é samantaciuffa@terra.com.br

        ResponderExcluir
      31. Ei querida vc faz pra vender???? vendo acessorios infantis q crio... gostaria de saber o preço que pode passar pra mim....bjs

        entre em contato pelo meu orkut

        http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12767284764469879075

        bjs deus te abençoe

        Milla

        ResponderExcluir
      32. Oi Sônia como sempre seus trabalhos são lindos, e agradeço a Deus e a você por passar a nós também amantes do crochê seus conhecimentos que são tudo de bom.
        Bjus e fique com Deus!

        ResponderExcluir
      33. olá
        Copiei a tabela de medidas e agradeço por ter colocado à disposição.
        Te desejo muita Paz
        bjs

        ResponderExcluir
      34. Hola Sonia Maria, muy lindo el gorrito, lo haré para la niña de la nieta de una agran amiga que está por nacer y vive en Canadá. Gracias.

        ResponderExcluir
      35. Hola Sonia Maria, me encantó este gorrito, se lo voy a tejer a la nieta de una gran amiga que está por nacer y vive en Canadá. Gracias.

        ResponderExcluir
      36. Olá, Mila!
        Muito Obrigada pela visita e comentário atencioso!
        Se fizer os gorros peço, por favor, me avisar quando posta-lo... Quero fazer um link para o seu blog dizendo que você o teceu...
        Abraços com carinho,
        Sônia Maria

        ResponderExcluir
      37. HOLA SONIA MARIA , TE FELICITO POR ESTE HERMOSO GORRO PARA BEBE , ME GUSTARÍA HACERLO PARA MI NIETA UMA , LO VOY A INTENTAR CON EL PASO A PASO , ASI QUE ME LO LLEVO , GRACIAS AMIGA POR COMPARTIR TANTAS COSAS LINDAS QUE HACES SOS MUY GENEROSA CON TUS TRABAJOS SIEMPRE LO COMPARTÍS CON TUS SEGUIDORAS , TE DEJO UN BESO Y TODO LO MEJOR PARA VOS Y TU FLIA ....

        ResponderExcluir
      38. Sonia Petrakieva, disse no Facebook:

        Mi piace molto!!!!!!

        há 10 horas

        ResponderExcluir
      39. Izilda Borges, disse no ?Facebook:

        Que coisa mais linda Sonia Maria , você faz muitas coisas em croche para sua netinha, amo seu trabalho.

        há ± 1 hora

        ResponderExcluir
      40. Nossa, muito lindo,Sonia Maria, e na minha cor favorita!
        Adorei, e a tabela de tamanhos me ajudou bastante, já estou com esse post salvo nos meus favoritos!

        ResponderExcluir
      41. Oi querida!
        Ficou perfeito, como tudo o que você explica.
        Tenho uma curiosidade...
        Para o crochê circular plano, de que forma são feitos os aumentos, para que o trabalho fique perfeito, independente do tamanho do 'círculo'
        Há uma regra?
        Muito obrigada por tudo, fada do crochê!
        Beijo enorme e agradecido
        Fique com Deus!

        Neusa
        Meu e-mail: nabibrasil@yahoo.com.br

        ResponderExcluir
      42. Olá, adoro seu site e seus trabalhos . Sempre quando posso dou uma passadinha aqui. Uma duvida sobre o gorrinho. A circunferencia citada para fazer outros tamanhos, onde meço. apartir de que carreira, e com o trabalho aberto?ou é sobre o trabalho já terminado?

        ResponderExcluir
      43. O Lá, Beth!
        Observe no post os desenhos ilustrativos que fiz para te mostrar como se mede a circunferência.
        Comece a medir a partir do fio de correntinhas, que é a base do seu trabalho, antes de fechar a circunferência, Ok?
        Beijos

        ResponderExcluir
      44. Obrigada Sonia. Bem explicado. entendi. fiz um com a linha mais bebe da circulo e fiz exatemente com as suas medidas pois o bebe era menos de 3 meses, e outra com linha mais grossa. Penei, rsrs, desmanchei umas quatro vezes foi no olhometro mesmo, diminui os pontos , fiz este outro para minha sobrinha de 2 anos. Vou postar no meu blog.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 15:09:00 BRST
          Beth, vi seu gorrinho e gostei muito... Parabéns! Antei no rodapé do post que você o teceu e fiz um link para o seu blog.segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 15:09:00 BRST
          Beth, vi seu gorrinho e gostei muito... Parabéns! Antei no rodapé do post que você o teceu e fiz um link para o seu blog. Tentei postar um comentário no seu blog e não consegui...
          Beijos
          Beijos

          Excluir
      45. Sonia, parabens seu blog eh muito "especial", que Deus continue te iluminando. Adoro crochet, mas não tenho pratica e não consigo revistas c/receitas diferenciadas, temos que buscar modelos diferentes nas Lojas, c/amigas, etc. Como vc disponibiliza suas receitas, gostaria de saber se não teria revista sua p/vender específica de crianças, como toucas divertidas, mantas, estas roupas em crochet p/fotos de crianças. Eh um mercado novo que eu gostaria de experimentar fazer e poder passar p/as pessoas dos grupos que participo em BH. Agradeço/Rita/ritamendes201@yahoo.com.br

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. domingo, 26 de fevereiro de 2012 15:41:00 BRT
          Rita, agora que estou pensando em publicar meus trabalhos. Estou escrevendo um livro e pensando em fazer apostilas também... Por enquanto, não tenho nada a venda...
          Beijos

          Excluir
      46. Olá Sônia, gostei muito do seu blog, das dicas, visite o meu blog e me dá uma forcinha,rs
        http://pisom-artesanatos.blogspot.com.br/
        Beijos

        ResponderExcluir
      47. adoro todos seus trabalhos, do jeito que gosto bonito e com grafico fácil de seguir, vc estar de parabens!

        ResponderExcluir
      48. OI VIM AQUI PEGAR MAIS UMAS RECEITINA TUDO MUITO LINDO PARECE SER BEM PRATICA ESSA AGULHA COM CABINHO PROCUREI AQUI NA MINHA CIDADE NÂO ENCONTREI!BEIJOS E TENHA UMA OTIMA SEMANA!1

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Essa agulha é maravilhosa! Na net você enocntra. Ela não é muito baratinha mas vale a pena. Ela é ergonomica.
          Beijos

          Excluir
      49. Olá Sónia Peguei essa aba para um chapéu de bebé ,fiz com mais pontos para ficar franzidinha.Adorei o efeito.Dei os devidos créditos e adicionei o link.
        Bj Adelaide Graça

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Adelaide, muito obrigada por ter me avisado!
          Passei no seu blog e vi o quão lindo ficou seu chapéu. Anotei aqui no blog que você a teceu e fiz um link para o seu blog. Beijos

          Excluir
      50. olá Sonia, vou ser avó em Julho e o teu Blog tem sido uma grande ajuda, Um grande beijinho e muito obrigado por todo este teu trabalho maravilhoso.
        Anabela

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Bela, ser avó é muito bom... Começamos a lhes dar o nosso carinho a partir das peças que tecemos. Você já esta experimentando esse sentimento... São peças que vão aquecer e proteger mais um bebê da sua família. Nada melhor que um carinho de avó, não é mesmo? Parabéns e que esse bebê venha com muita saúde e traga muitas felicidades para toda família...
          Beijos

          Excluir
      51. Olá, Sonia, tdb? e a netinha? Amiga, vc é sempre muito generosa repassando com tanto carinho e explicação seus trabalhos. Mais uma vez vim tirar minhas dúvidas no seu blog. Agora estou fazendo um gorro para meu sobrinho e estava em dúvida sobre a altura. Suas tabelas ajudam muito. Obrigada por divulgar esse seu conhecimento com tanto carinho e dedicação.Bjs.Nairmc

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom que te foi útil, Nana! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

          Excluir
      52. Oi Sonia, esqueci de avisar , estamos no facebook. Meu nome no perfil está como: Nair Capelato. Mas o email é : souartesa@gmail.com
        Beijos
        Nairmc

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Visitarei sua pagina no Facebook. Muito Obrigada pela visita e pelo convite. Beijos

          Excluir
      53. Parabéns, são lindos seus trabalhos......Muito bom ter compartilhado as medidas, apesar que sempre faço sem medidas.....mas agora posso seguir certinho, bjs Deus abençõe.....

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom que te foi útil, Jussara Araújo! Estou feliz por saber... Beijos

          Excluir
      54. Sónia Maria, a forma como partilha e ensina mostra o coração enorme que você tem!!!!!!!!!!! Deus a ajude como ajuda os outros..... Marilita

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Amém, Marlita Ramos! Me faz um bem enorme receber um feedback deste. Muito Obrigada pela amizade, carinho e atenção! Beijos

          Excluir
      55. \o/ Sonia querida muito obrigada!!!! Valeu...clareou tudo! Vou voltar aqui sempre, parabéns pelo blog! Bjo

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom saber que te foi util, Cristina Pujol! Estou feliz por saber. Beijos

          Excluir
      56. Respostas
        1. Estou feliz por saber que voce gostou... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

          Excluir
      57. Boa tarde Sônia, Me chamo Beatriz e queria sua ajuda se possivel, estou tentando fazer uma touca urso panda, que vi no youtube, porem a receita é para recem - nascido queria saber como faço para aumentar para 2 anos. Fazia crochê quando criança com a minha avó, depois q ela se foi nunca mais fiz, então estou cheia de duvidas. Meu trabalho esta ficando com babado pq será? Meu e-mail é beatriz@adsconta.com.br

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Beatriz é muito simples AUMENTAR O TAMANHO DE UM GORRO:
          1 - Teça o início do gorro, da mesma forma que está no gráfico, a seguir, até atingir a medida da circunferência da cabeça, indicada para a idade da criança ou adulto, para quem você estiver tecendo o Gorro.
          2 - Depois que atingir a medida da circunferência você para de fazer aumentos e tece com a mesma quantidade de pontos até atingir a altura do Gorro, indicada para a idade da criança ou adulto, para quem vocês estiver tecendo o Gorro.
          *** As medidas para gorros de crianças com 2 anos de idade são:
          Circunferência = 48 cm e
          Altura = 20 cm.
          Sempre que possível meça a cabeça da criança ou adulto. Veja no post como fazer isso...
          Beijos

          Excluir
      58. Amei o post, aqui tem tudo que eu preciso.
        Beijo
        Boa sexta

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Daniela estou feliz por saber que você encontrou o que precisava... Você é sempre muito bem-vinda... Divirta-se!!! Beijos

          Excluir
      59. Esse modelinho foi o meu escolhido para o conjunto de quero fazer para a minha primeira netinha que chega em fevereiro :).

        Preciso de um socorro, estou fazendo, a olho, uma touca retro, fiz ha muito anos, segui suas medidas mas minha dúvida estah na "profundidade", ou seja, "da nunca, parte de trás da cabecinha até cobrir as orelhinhas - serah q me fiz entender.... Vc me ajuda nisso, por favor.
        grata, MCarmo, desde Londres (marraia_sp@yahoo.com.br) ou marraia@hotmail.com

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. MCarmo, que bom que você vai ser vovó! que sua netinha venha com muita saúde e seja portadora de muitas felicidades para toda família. Ser avó é uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida... Você vai adorar, com certeza... Amiga, para tecer um gorro olhamos duas medidas:
          - Circunferência e
          - Altura.
          A Altura é medida do alto da cabeça até a nuca, também do alto da cabeça até tampar as orelhas ou do alto da cabeça até acima da sombracelha. Essas 3 medidas são iguais. Se você pegar uma fita métrica e mediar da nuca até acima da sombracelha e dividir essa media por 2 você vai encontrar a Altura.
          Uma das Tabelas que postei aqui no blog tem as medidas de Altura (que você chama de profundidade) e também da circunferência que é a medida da cabeça do bebê.
          * A medida da Altura para recém nascido é 15 cm e a Circunferência é de 40 cm. Medidas essas que acho grandes... Costumam ficar grandinhos nos primeiros dias... Se você quiser um gorro mais certinho diminua um pouco essas medidas.
          A circunferência da cabeça da Isabela, minha netinha, com apenas 5 dias era de 34,5 cm - Esse gorro ficou enorme para ela, enquanto recém nascida - Para recém nascidos, teça a circunferência com 35 cm, portanto menor que a de 0 - 3 m da tabela... Gostaria de ver o seu gorrinho pronto. Se o publicar em alguma pagina me avise... Vou adorar anotar aqui no blog que você o teceu. Beokps

          Excluir
      60. Olá Sonia Maria,adorei seu blog,é lindo ! E sua bondade enorme! Parabéns! Quem indicou seu Blog foi a Vovó Baisa,eu estava louca pra aprender a Base a estrutura e tudo que vc. precisa saber para fazer um gorro?touca pois não sei fazer em crochê,comentei no blog dela e gentilmente me enviou um e-mail te indicando,o que eu achei lindo ela me responder.Logo vou tentar fazer alguns gorros vamos ver se consigo,mas tb.não sei ler gráficos vou procurar aqui se vc. ensina kkkk,muito obrigada sua tabela é muito bem elaborada parabéns. Você não faz parcerias c/as empresas de lã e linhas e programas de tv?E nem tem Revistas ? Como assim? Com tanto conhecimento, espero que agora vc. já tenha quero ver vc. Brilhando como as outras prof. de crochê q vejo no youtube e na tv Ok? Um abração,bjos

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Dhara,que bom saber que você gostou do meu blog! Sua opinião é muito importante pra mim. Vovó Baisa é uma amiga antiga e muito querida... Respondendo as suas perguntas, não tenho parcerias. Moro em Goiás. É mais prático para as que moram em São Paulo. De qualquer forma muito obrigada pelos bons fluidos... Beijos

          Excluir
      61. Oi Sonia, Eu gostaria de indicar seu blog em uma página de comunidade no Facebook q.é visitada por pessoas que tb.querem aprender,mas eu li as suas regras e vc.não permite é isso mesmo ?Bjos

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Dhara, claro que pode indicar meu blog na pagina da sua comunidade no Facebook. Para isso poste uma foto da peça e indique o link do post da peça para que a pessoa venha no blog ver o gráfico. Não autorizo postar os gráficos e PAPs. Beijos

          Excluir
      62. Muito legal... através desse site aprendi muita coisa e montei meu próprio site que é http://tiaraparabebe.com.br Depois corre lá e da uma olhada.. abração. :)

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada, Ana Júlia! Obrigada pelo convite! Irei, sim, conhecer seu site! Sucesso! 😘🌷

          Excluir
      63. E Isabela já vai fazer oito anos!😍👏👏👏😱😱😱

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Sim,você pode acreditar! O tempo voa! Ela está uma menina linda! Obrigada pelo carinho! Bjs

          Excluir

      Postar um comentário

      Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

      Postagens mais visitadas deste blog

      COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

      Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

      CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

      Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot