Pular para o conteúdo principal

GORRO DE CROCHE 4 TRANÇAS COM VIDEO E GRAFICO





Olá, amiga (o)!



Consegui desmembrar o vídeo do GORRO DE CROCHE 4 TRANÇAS em 4 partes. Descobri que o problema com o vídeo passado foi o seu tamanho. Ele tinha mais de hora de gravação. Achei que poderia postar tendo em vista que tinha recebido uma mensagem me dando os parabéns e dizendo que agora poderia postar vídeos com mais de 40 minutos... Fiz e tive todo esse problema... Agora recebi outra mensagem quando estava postando me dando os parabéns e dizendo que agora eu poderia postar vídeos com mais de 15 minutos... Pode??? Quem entende?  Agora as imagens estão boas...

ATENÇÃO!!!

Sinto em informar que o GORRO ficou pequeno e com apenas 44 cm. A medida de gorro P de ADULTO é 53 cm. Ele serviu justo na cabeça da minha faxineira que é minhonzinha... Como ela gostou demais dele e eu havia prometido fazer um gorro pra ela... Cumpri com a minha promessa...

O interessante é que o branco não está pequeno... Usei a mesma lã e a mesma agulha... Mas parece que o fio da branco é mais grosso do que o que teci agora... Pode????? 

Atualizando... DICA PRECIOSA:

A Maria Inês, do blog PINTANDO O SETE COM PIMENTA, http://mevapimarte.blogspot.com/ , já fez 5 gorros desses, nos deu uma dica preciosa http://mevapimarte.blogspot.com/2011/07/novidades-fresquinhas-mistureba-total.html : 

Para que o Gorro fique menos pontudinho ela sugere mudar a ordem dos aumentos:

- Comece o AUMENTO DE 10 PONTOS  3ª CARREIRA. Na 4ª Carreira faça os 4 pontos de aumento, de 10 em 10 pontos...Depois é só continuar com as carreiras em PONTOS ALTOS RELEVEO...   Veja o quanto fica melhor:


Ela disse também que:

"Os gorros ficaram de bom tamanho com a mesma quantidade de pontos que vc passou na lã Flash, na Mollet um pouco justo mas tbém dá certo para adultos (que não tenham a cabeça grande(kkk))"



Veja o 2 GRAFICO DO GORRO MENOS PONTUDINHO... 

1ª PARTE



2ª PARTE



1ª PARTE DO VÍDEO




2ª PARTE DO VÍDEO




3ª PARTE DO VÍDEO




4ª PARTE DO VÍDEO









GRÁFICO DO GORRO MAIS PONTUDINHO... 









Atenção! 


Na 23ª Carreira  se inicia a aba do gorro... 

PONTO ALTO




PONTO ALTO EM RELEVO PEGANDO PELA FRENTE


PONTO ALTO QUADRUPLO



_________________________________________________________________

QUE FIO E AGULHA QUE ALGUMAS DAS NOSSAS AMIGAS USARAM E MEDIDA OBTIDA POR ELAS ...

  1. Maria Ines, usou a  lã Flash, da Mollet. Ficou um pouco justo para adultos; 
  2. Nena usou Fio Acalanto da Cisne - cor 3551, 
  3.                                                  Agulha nº 5 - Moon Lily, para o gorro de 5 tranças. Ficou com tamanho de adulto. Para iniciar o gorro aumentou 4 pontos altos e depois fez o aumento de 10 pontos na 3ª carreira + 4 na 4ª carreira, como recomendado para o gorro menos pontudinho. 
  4. Ele ficou com 52 cm de diâmetro e 20 de altura.
  5. A Flavia Fernanda Carabajal Marotta, usou lã Pingouin Baby, Agulha 3 mm da corrente e o gorro ficou com 40 cm;
  6. A Paixão lã sedificada da Pingouin e Agulha 5,5mm. Ficou com um tamanho para adulto;
  7. A Jaqueline de Paula fez o gorro sem a dobra. Usou agulha 4 mm, fio Cisne Premium rosa mesclado. Resultou em um gorro para criança de 2 anos; 
  8. A Solange Silva fez o gorro com 5 tranças. Usou o fio Kiko Baby,  agulha 1.75 mm. O gorrinho ficou com 44 cm de circunferência.
  9. A Sônia Maria Rodrigues Santos usou lã Família da Pingouin e Agulha 6 mm. Ficou com o tamanho ideal para menino de 7 anos; 

QUEM JÁ TECEU ESSE GORRO, CACHECOL ou o PONTO TRANÇA...
  1. Elaine, do blog ELAINE CROCHE, em mais uma de nossa parceria, fez o vídeo ensinando a tecê-lo.  http://elainecroche.blogspot.com/2008/08/aulinha-de-hoje.html
  2. Nélia do blog MAGIA DO CROCHET, fez um lindo cachecol verde. veja-o seguindo o link http://magiadocrochet.blogspot.com/2008/08/cachecol-com-trana-em-crochet.html ;
  3. Claudinha, do blog DEDINHOS MAGICOS, também fez o ponto. Veja no link a seguir http://dedinhosmagicoscroche.blogspot.com/2008/08/ponto-trana-croch.html ;
  4. Andrea, do blog MARAVILHAS DO CROCHE, fez um bolsa de mão linda. Veja-a no  http://maravilhasdocroche.blogspot.com/2008/08/bolsa-de-croche-ponto-trana.html
  5. Hede, do blog ARTE É UMA INTERPRETAÇÃO DA VIDA , http://interpretandoarte.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
  6. 3Géssica, do blog CROCHE E ARTES MIL, fez uma necessire linda. Veja-a no http://crocheeartesmil.blogspot.com/2008/08/necessaire-ponto-trana.html;
  7. Josimar, do blog ARTES DA JOSIMAR, fez uma faixa para cabelo linda. Confira seguindo o link http://artesdajosimar.blogspot.com/2009/06/faixa-esquenta-orelhas.html;
  8. Maressa, do blog CROCHE DA MARESSA, fez um lindo cachecol. Veja-o acessando o link a seguir http://crochemaressa.blogspot.com/2010/07/cachecol-tranca-em-croche.html ;
  9. Roseli, do blog FLOR DE LIZ,  fez um tapete lindo. Veja-o seguindo o link http://florflordeliz.blogspot.com/2010/08/ponto-tranca-em-croche.html
  10. Angela Maria Mausbach, uma leitora amiga, fez o cachecol para sua sobrinha;
  11. Aldenora, uma querida leitora também fez o gorro. 
  12. Maria Inês, do blog PINTANDO O SETE COM PIMENTA, http://mevapimarte.blogspot.com/ , já fez 5 gorros desses;
  13. Nena, do blog NENA ARTESANATOS, fez dois gorros vinho, http://nenaartesanatos.blogspot.com/2011/07/gorro-em-crochesonia-maria.html  e um verde cana http://nenaartesanatos.blogspot.com/2011/07/gorro-em-crochesonia-maria_08.html;
  14. Nena, do blog NENA ARTESANTOS, http://nenaartesanatos.blogspot.com/ , fez a golinha ponta de abacaxi usando o ponto trança... Confira! http://nenaartesanatos.blogspot.com/2011/07/gola-com-tranca-em-croche.html;
  15. Flavia Fernanda Carabajal Marotta, uma amiga leitora fez um gorrinho lindo para o seu filhinho;
  16. Jaqueline de Paula, uma amiga leitora fez um gorrinho lindo para o sua filhinha;
  17. Paixão do blog PAIXÃO POR BORDADOS, fez o gorro. Confira... http://paixaoporbordados.blogspot.com/2011/07/boa-tarde-minhas-amigas-blogueiras-que.html#comment-form ;
  18. Juliana Noronha, do blog A FLAUTA MÁGICA, http://flautamagicasartesanato.blogspot.com/ , fez um gorro para sua sobrinha;
  19. Solange, uma leitora amiga, fez um gorro de 5 tranças. Veja na sua pagina do Facebook https://www.facebook.com/photo.php?fbid=254273751265878&set=a.203834449643142.62026.100000497657332&type=1&theater
  20. Susi, do blog CROCHE DA SUSI , http://crochedasusi.blogspot.com fez uma gola usando o PONTO TRANÇA que ficou linda. Confira!  http://crochedasusi.blogspot.com/2011/07/gola-de-tranca.html ; 
  21. Dulcinea da Silva Gomes, uma amiga leitora do blog, fez esse gorro na cor rosa seco;
  22. Yaskara León, uma amiga leitora do blog, fez o conjunto de Gorro,  cachecol e luvas;
  23. Sonia Maria Rodrigues Santos, uma amiga do Facebook, fez 2 gorrinhos com apenas 2 tranças; 
  24. Paulinha, uma querida leitora o fez;
  25. Nadir, do blog RE-APRENDENDO TRICROCHE, fez um gorro azul, confira! http://re-aprendendotricroche.blogspot.com/2011/10/gorro-4-trancas-em-croche.html;
  26. Paula Simão, uma leitora amiga do Facebook, fez um cachecol lindo! Veja-o acessando os links a seguir  https://picasaweb.google.com/lh/photo/CvOQUHMPvkQAAYjppzOfVA?feat=directlink   e  https://picasaweb.google.com/lh/photo/8a-KfReY890oQPRIoCH-Gg?feat=directlink;
  27. Narcisa, uma leitora amiga do Equador, também teceu esse gorro... ;
  28. Ângela, do blog CROCHÊ QUE GOSTEI E TESTEI,teceu um gorro lindo... Confira! http://crochetestado.blogspot.com/2011/11/gorro-de-trancas.html;
  29.  Professora Mary, inspirada em um gorro de trança teceu o tapete de tranças do link a seguir... Confira!  https://picasaweb.google.com/lh/photo/RxUsDTo7jL2FZZVaxL4x_NMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink;
  30. Sandra Santos, do blog  SAPATOS ALTOS E AVENTAL, teceu um lindo cachecol de uma trança para o seu pai. Confira! http://sapatosaltoseavental.blogspot.com/2011/12/cachecol-tranca-em-croche.html;
  31. Álice, teceu 2 gorrinhos com 8 tranças. Ficaram lindos... Vale a pena uma visita ao seu FLICKR http://www.flickr.com/photos/a_alice/6677720167/in/photostream;
  32. Danielle, do blog ARTE EM CROCHE E PINTURA, teceu um gorro para o seu marido. Veja seu trabalho acessando o link seguinte http://artespriess.blogspot.com/2012/03/gorro-sonia-maria.html;
  33. Cris Pochine, leitora do blog e amiga do Face, teceu uma touca linda!!! Confira! https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1.0-9/27888_583451145039151_755567181_n.jpg;
  34. Clevia Nogueira, amiga do Facebook, também teceu o seu gorro. Confira! 

BONS CROCHÊS!

Comentários

  1. SÓNIA MARÍA: Es muy grato comunicarme contigo y decirte que me asombra tanta generosidad al preocuparte por la excelencia de tus entregas. FELICITACIONES!!!Todos tus trabajos son muy bonitos y es de gran ayuda para quienes nos dedicamos a estas tareas. En algún momento me animaré a enviarte algo de lo que hago. Que Dios te bendiga. Te abrazo muy fuerte. Marta Castillo.

    ResponderExcluir
  2. SÓNIA MARÍA: Es muy grato comunicarme contigo y decirte que me asombra tanta generosidad al preocuparte por la excelencia de tus entregas. FELICITACIONES!!!Todos tus trabajos son muy bonitos y es de gran ayuda para quienes nos dedicamos a estas tareas. En algún momento me animaré a enviarte algo de lo que hago. Que Dios te bendiga. Te abrazo muy fuerte. Marta Castillo.

    ResponderExcluir
  3. SONIA MARÍA: Es muy grato comunicarme y decirte que me asombra tanta generosidad. FELICITACIONES!!! Todos tus trabajos son muy bonitos y es de gran ayuda para quienes nos dedicamos a estas tareas. En algún momento me animaré a enviarte algo de lo que hago. Que Dios te bendiga. Te abrazo muy fuerte. Marta Castillo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Marata Castillo! Vou aguardar suas fotos...
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Sônia!!
    Parabéns por tanta dedicação, é admirável a maneira em que dividi o que sabe com os demais, Deus te abençoe, e multiplique todo esse bem em sua vida!
    Bjs e uma linda quinta-feira!

    ResponderExcluir
  5. Que bonito, y que bien explicado!!!Muchisimas gracias por tomarte tantas molestias y dedicar tanto tiempo a ayudar a los que somos novatos en este arte. Un besazo guapa!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia vim agradecer sua visita "pessoalmente", para demonstrar o quanto fiquei feliz com o seu recado! É um incentivo pra mim, que uma pessoa com o seu nível de experiência, visite e aprecie meu trabalho! E para você ficar por dentro das novidades lá do ArteConsciente.net, quero te convidar para ser uma seguidora e participar do meu blog! Será uma honra!
    Beijos. Renata (e sem falsa modéstia, pois eu também gosto do meu nome, sua filha e eu estamos bem de nome e você tem um ótimo gosto! rsrsrs)

    ResponderExcluir
  7. De Eleni Alves Lima
    para *FALANDO DE CROCHET*
    data 30 de junho de 2011 19:27

    "DEUS abençoe você por mandar e-mail com coisas tão lindas."

    ResponderExcluir
  8. De Ivonne Riveros
    Para mim
    29 jun (2 dias atrás)

    "gracias!!!"

    ResponderExcluir
  9. de Cleonice Paula
    para FALANDO DE CROCHET
    data 29 de junho de 2011 08:23

    Bom dia! A postagem sua, fico maravilhada.
    Que Deus abençoe. Bjs. Cleo

    ResponderExcluir
  10. de Cleonice Paula
    para FALANDO DE CROCHET
    data 29 de junho de 2011 08:23

    Bom dia! A postagem sua, fico maravilhada.
    Que Deus abençoe. Bjs. Cleo

    ResponderExcluir
  11. Olá Sônia,ficou lindo seu trabalho e seu gráfico está ótimo!Estou tentando fazer uns gráficos das peças que são feitas por mim, mas está difícil..rs quem sabe uma hora consigo né?
    Querida,um beijo e fique com Deus!

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  12. Olá,se já estava bom com a receita, agora com os vídeos ficou melhor ainda.Esta tabela é muito boa,muitos estão à procura.
    Obrigada por sua visitinha lá no meu humilde cantinho.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá,Sonia!
    Menina,vendo você ensinar,parece muito fácil,mas com certeza vou levar um bom tempo para fazer...mas eu chego lá!
    Obrigada,os vídeos estão perfeitos.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  14. Querida Sónia Maria, vim retribuir a sua visita e dar-lhe os parabéns pelo número astronómico de seguidores que, merecidamente, atingiu.
    Sinceramente, considero o seu trabalho uma referência no mundo das agulhas e, constantemente indico o seu blog às amigas que precisam de esclarecimentos.
    Tenha um bom fim de semana.
    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  15. SONIA,TE ADMIRO MUITO.AINDA NÃO CHEGUEI NEM NA METADE DO QUE TU FAZ.FICO MUITO FELIZ POR EXISTIR NESTE MUNDO PESSOAS COMO VOCÊ.OBRIGADO POR PODER VISITAR SEU BLOG E VER TANTAS COISA LINDAS E NO MEIO AINDA APRENDER.LOURDES

    ResponderExcluir
  16. Muy lindo tu blog vine a vsitarlo. te invito a ver y seguir el mio un Abrazo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sônia,
    Com esse friozinho que anda fazendo esse gorrinho feito em uma lã bem fofinha vai fazer o maior sucesso.
    Parabéns Sônia por mais esse lindo trabalho e por compartilhar conosco.
    Bjs
    Lelê

    ResponderExcluir
  18. Facebook:

    Olá Sonia,
    Benícia Prado comentou seu link.

    Benícia escreveu: "esse gorro é lindo demais!"

    ResponderExcluir
  19. Há 7 horas, Elenice Marino, disse no Facebook:

    Oi Sonia como vai? Parabéns pelos seus trabalhos....são lindos e seu ponto então.....é perfeito, muito caprichado. Faço croche mas não sou nenhuma expert. Estou querendo fazer mantas de croche para bebe para vender em lojas. Queria sua opinião: devo fazer amostras pequenas das mantas para que tenham idéia de como ficará? E roupinhas de bebe qto q aumento para mudar de numero de manequim? Espero q possa responder minhas perg. Desde já te agradeço. Beijos Elenice

    ResponderExcluir
  20. Olá, Elenice Marino!

    Achei sua idéia de fazer amostras das mantas excelente! Leve fotos também. Se você tiver uma pagina na web com fotos dos seus produtos entregue um cartão...

    Quanto aos casaquinhos não trabalhe com quantidade de pontos... Se você usa um fio mais fino dá muita diferença...

    Trabalhe com medidas. Pegue tabelas de medidas e siga seus numeros... Assim dá certinho. Ok?

    Se tiver algum ponto fantasia veja quantos pontos cabe no espaço e os distribua... Ok?

    Veja duas matéria que fiz onde falo da influencia da espessura do fio e da medida da agulha no tamanho da peça:

    http://falandodecrochet.blogspot.com/2011/03/as-influencias-da-espessura-do-fio-da.html

    http://falandodecrochet.blogspot.com/2011/03/como-aumentar-ou-diminuir-um-graficos.html

    Bons Croches!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. de Evangelina
    para Lacerda.sma@gmail.com
    data 1 de julho de 2011 13:51

    Dona Sônia Maria acho que já não e preciso dizer quanto gosto de si. Tenho um orgulho enorme que não calcula e uma gratidão,e um prazer tao grande por ter uma pessoa que teve uma palavra de carinho quando eu estava tao só. As pessoas não sabem o que me ajudou EU SEI e a outra pessoa que também sabe DEUS, eu tenho andado ocupada esperimentando coisas novas, ando sempre a espreitar as suas beldades de trabalhos, admiro esse Don de partilha. Como se diz aqui em Portugal, DEUS escreve direito por linhas tortas.
    UM BEIJO DO TAMANHO DO MUNDO OBRIGADA POR SER ASSIM

    ResponderExcluir
  22. Olá, Angelina querida!
    Seu e-mail me comoveu... Muito Obrigada, pela sua amizade e carinho. É um prazer tê-la como amiga! Estou feliz em saber que te faço companhia de alguma forma... Fique com Deus e conte comigo sempre!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  23. de Nedimar Soares
    para lacerda.sma@gmail.com
    data 28 de junho de 2011 21:55


    Olá Sonia!

    Meu nome é Nedimar.
    Acabei de ver no site, a aula do cachecol (branco) com tranças e fiquei muito interessada. Como posso obter o vídeo e quanto custa.
    Moro no Rio de Janeiro, vc poderá enviá-lo para mim?

    Abraços

    _________________________________
    Nedimar Soares

    ResponderExcluir
  24. Olá, Nedimar!
    Esse vídeo é gratuito. Basta clicar nele que ele passa... Se quiser ampliar a tela clique no canto debaixo do lado direito. Ok? Qualquer dúvida é só perguntar. Ok? Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  25. De Nedimar Soares
    Para mim
    09:57 (13 horas atrás)

    Obrigada Sonia.
    Já na visualização, fiquei encantada. Não sabia que se podia fazer tranças no croche.
    Sucesso, sempre.
    Abraços
    Nedimar

    ResponderExcluir
  26. de Maria Inês
    para Sonia
    data 1 de julho de 2011 13:31


    Olá querida Sonia, td bem com vc?

    Acredita que mesmo estando ruim o vídeo eu segui o passo a passo e consegui realizar o trabalho?

    Já fiz 5 gorros o que me está ajudando muito pois estou desempregada com algumas dificuldades financeiras.

    Na minha execução eu somente mudei a contagem dos pontos no ínicio, faço o aumento de 10 na 3ª carreira e na 4ª os 4 pontos de aumento facilitando assim a contagem e fica menos pontudinho,

    mas a dica de acabamento é realmente perfeita, fico muito grata, aprendi crochê qdo ainda era menina vendo algumas pessoas fazendo,

    achei a arte interessante e passei a fazer alguma coisinha (nada complicado) para mim um gorro destes era a coisa mais difícil de fazer e agora estou me sentindo uma crocheteira de verdade(rsrsrsrs)graças à vc!!!

    Não querendo abusar da sua bondade, gostaria muito de fazer aquele gorro com o cachecol que a amiga Sandra fez vários, são lindos, vc poderia me ajudar novamente???Fico grata desde já, bjs grande no coração!!!

    Maria Inês

    ResponderExcluir
  27. Olá, Maria Inês!

    Adorei seu e-mail, sua dica e saber que de alguma forma estou te ajudando nos seus croches!

    Coloquei sua dica no post antes dos vídeos...

    Adorei!

    Me diz qual o fio vc usou e que agulha. Quero colocar lá também..

    Se der me mande foto dos seus gorros ou de algum deles. Ok?

    Um lindo final de semana pra você.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Sônia!
    amiga, obrigado pelos vídeos e, receitas deste gorro, e parabéns!!!
    Você merece!!!!!!
    Adoro vir aqui e ver novidades, sempre que tenho um tempinho assisto um vídeo seu e adoro!!!! Muito obrigado!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. Tania - TEAR DE SONHOS deixou um novo comentário sobre a sua postagem "GORRO DE CROCHE 4 TRANÇAS":

    de Tania Canqu
    para *FALANDO DE CROCHET*
    data 29 de junho de 2011 16:41
    assunto Re: FALANDO DE CROCHET

    Oi Sônia, em primeiro lugar, quero agradecê-la pela atenção em me manter atualizada sobre seus trabalhos. Olha que são trabalhosos mesmo! Por mais que tentasse fazer gráficos nunca consegui, sai um desastre e eu desisto, fazendo apenas uma receita. Parabéns pela sua perseverança e habilidade. Está faltanto eu tentar crochetar esse gorro 4 tranças com um foi que tenho da Super Bebe. Espero que fique fofo como o seu.
    Gostaria de aproveitar e te convidar para conhecer meu blog inspirado em todas vocês “tricrocheteiras” que, se abraçadas, com certeza daria a volta ao mundo sem precisar utilizar a Net, apenas dando as mãos que tecem tantos talentos. Se você não se importar, também gostaria que seu link fizesse parte dos meus favoritos. Tudo bem pra você? Te espero. O endereço é: teardesonhosbytania.blogspot.com
    Abraços, Tânia

    ResponderExcluir
  30. Nany Moraes, disse no Facebook:

    "adorei esse gorro , adoro croche."

    há 3 horas

    ResponderExcluir
  31. SONIA,TE ADMIRO MUITO.AINDA NÃO CHEGUEI NEM NA METADE DO QUE TU FAZ.FICO MUITO FELIZ POR EXISTIR NESTE MUNDO PESSOAS COMO VOCÊ.OBRIGADO POR PODER VISITAR SEU BLOG E VER TANTAS COISA LINDAS E NO MEIO AINDA APRENDER.LOURDES

    ResponderExcluir
  32. de Maria mendes valcazara pimenta
    para Sonia
    data 2 de julho de 2011 19:14

    É com enorme prazer que respondo seu email amiga, fico muito honrada, bem, o primeiro que fiz foi o branco seguindo sua aula, usei uma lã bem antiga que estava no fundo do baú e creio que nem mais exista, é a Charme da Santista (bem fofinha e peludinha), posteriormente usei a Mollet para tecer a lilás e a marrom e bege usei Flash, agulha 4mm da telanipo para todos os trabalhos.Como eu havia lhe dito no email que enviei anteriormente, só modifiquei a ordem dos aumentos, primeiro aumentei 10 pontos, sendo 1 aumento para cada 3 pontos altos; na carreira seguinte fiz os 4 aumentos sendo 1 para cada 10 pontos altos ficando assim menos bicudinho, nas fotos dá para visualizar perfeitamente. Mais uma vez obrigada pelas dicas, que DEUS abençõe cada vez mais sua vida!!!
    Bjs grande dessa sua nova amiga
    Maria Inês Mendes Valcazara Pimenta
    Blogspot:PINTANDO O SETE COM PIMENTA
    mevapimarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Adoro seu blog e estou te seguindo, tem um selinho pra voce no meu blog... boa semana...

    http://betebarbante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Sônia!

    Belísssimo trabalho!
    De outras vezes que vim te visitar, havia elogiado os PAP's e a forma carinhosa que vc ensina as amigas.

    E agora não é diferente. Meus parabéns!
    Muito obrigada mesmo por sua visita em meu blog, é uma honra saber que também faço parte do grupo de pessoas interligadas no seu trabalho.

    Daqui prá frente, serão ainda maior o número de pessoas que vão estar por aqui, trocando ideias, aprendendo, e aumentando esse nosso mundo virtual com conhecimentos em artes!

    Um beijo enorme! Vc merece!!!
    Abençoada semana para vc e a sua gatinha linda!

    ResponderExcluir
  35. Olá,Sonia!
    É uma honra ser citada no seu blog.
    Valeu...um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  36. Oi Sonia,tudo bem!
    Meus parabens pelo sucesso do seu blog,muito bem merecido por tanta dedicaçao,uma professora fantastica.
    Amo de paixao esse ponto de trança tanto em crochet como tricot.
    votos de uma semana abençoada
    bjs
    ROSA

    ResponderExcluir
  37. Olá Sônia!

    Depois da divisão em partes, ficou maravilhoso seu vídeo! Você leva um jeitão danado amiga!
    Obrigada por ser do jeitinho que és! rs... Muda não, tá? rs...
    Bjo em seu coração!
    Norminha

    ResponderExcluir
  38. Nany Moraes, disse no Facebook:

    "Adorei esse gorro , adoro croche."

    sábado às 15:09

    ResponderExcluir
  39. de Arlete Campos de Oliveira
    para *FALANDO DE CROCHET*
    data 3 de julho de 2011 23:04

    Boa noite, Sonia

    Adorei muito você ter me mandado esse e-mail,adorei aquela golinha de ponto abacaxi eu fiz e ficou linda.
    Eu gostaria que por favor se não for encomodo você me enviasse passo-a-passo dos gorrinhos que fazem parte das golinhas, sabe porque?
    Eu não sei ler gráficos, a golinha eu fiz pelo passo-a-passo.Bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá, Arlete!
    Fiz uma anotação no post da golinha dizendo que você a fez
    http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/06/golinha-de-croch-gorro-de-croch-crochet.html
    Veja o passo-a-passo do gorrinho conjunto da golinha no link abaixo:
    http://falandodecrochet.blogspot.com/2007/05/gorro-de-crochet-azul-com-flor.html
    Se der me mande foto da golinha e do gorro. Vou ficar feliz em ver o seu trabalho...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  41. Em 3 de julho de 2011
    14:17,
    Maria Ines escreveu:

    Querida Sonia; boa tarde, td bem???Então, os gorros ficaram de bom tamanho com a mesma quantidade de pontos que vc passou na lã Flash, na Mollet um pouco justo mas tbém dá certo para adultos(que não tenhma a cabeça grande(kkk))

    Gostaria de lhe pedir um favor se possível, vc tem alguma receita de boina? Minha filha está querendo muito, poderia me ajudar???
    Agradeço desde já, bjs e um ótimo domigo!!!

    ResponderExcluir
  42. Olá, Maria Inês!
    Dei uma fugidinha e só agora vi seu e-mail... Desculpe a demora em te responder...
    Vejas essas boinas:
    http://elainecroche.blogspot.com/2007/05/vdeos-em-croche-51-boina-em-relevo.html

    http://pinkrosecrochet.blogspot.com/2011/06/boina-de-croche_24.html

    http://coisasdehilda.blogspot.com/2011/06/chapeu-e-boina-de-croche-com-grafico.html

    http://arteminhacroche.blogspot.com/2008/10/boina-de-croche-com-chemyl-12.html

    http://www.creatiblogs.pt/post/boina-em-croche-fid-120473

    http://www.flickr.com/photos/regina_arteira/4672633203/

    http://ro-tricoecrochemania.blogspot.com/2010/06/boina-em-croche-com-graficos.html

    Bons Croches!

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. OLÁ MIGUXA QUERIDA, OBRIGADA PELA VISITINHA CARINHOSA.NOSSA, MAS ESTE VIDEO FICOU MESMO UMA BELEZURA.
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR DICAS TÃO PRECIOSAS. BJUS NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  44. Boa Tarde!

    Vi seu blog! Seu trabalho é maravilhoso!
    Eu gostaria de comprar um vestido de crochê, mas infelizmente não conheço ninguém que faça.
    Você aceita encomenda ou pode indicar alguém pra mim?
    Eu moro em São Paulo e se puder me ajudar....

    Te agradeço muito,

    Simone

    ResponderExcluir
  45. Olá, Simone!
    Muito Obrigada pela sua atenção...
    Te indico a minha amiga Paty do blog
    http://agulhasfashion.blogspot.com/
    Ela faz muitos vestidos para venda...
    Visite seu blog e confira.
    Seu email para contato é patricia.silvaseibt@gmail.com
    Ela faz vestidos e é aí do sul...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  46. Thaís Galvão Avellar Pires Guerra

    ola lindo seu blog adorei poderia por favor me ensinar fazer cordao de croche zig zag (fica como sinhaninha) e para fazer um trab em romanian lace Obrigadissima Thais

    ResponderExcluir
  47. Sônia, você simplesmente não existe! rs
    Que trabalhão fazer os gráficos, passo-a-passo e disponibilizar para todos.
    Seu lugarzinho já está guardado lá em cima!rs
    Bom...
    Vim aqui lhe dizer que esse gorro ficou 10! Muito diferente. Lindo, lindo, lindo!Futuramente quero fazer também
    Parabéns viu, e muito mais sucesso p/ você.
    Ah, fiz uma golinha igual a sua, aquela com ponto barra.Ficou bem legal. E o casulo(lembra?), ainda não ficou pronto(muitos trabalhos), mas ta ficando lindo de viver! Quando ficar pronto,eu aviso você.
    É isso amiga!
    Beijo enorme e obrigadíssima por tudo.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  48. Sonia Rodrigues Dos Santos, disse no Facebook:

    "Olá chara,obrigado por dividir seu trabalho ,vou comprar linha para fzer essegorro,ele e lindo"
    há 7 horas

    ResponderExcluir
  49. Matilda Ghepard, disse no Facebook:

    "Hola Sonia Maria, sono Carla, Italiana
    tos trabalhos meravigliosi...grazie!!! Besos"

    ResponderExcluir
  50. Sonia Regina Martins, disse no Facebook:

    "lindas Sonia, como sempre você arrasa no crochê!!!"

    há 19 minutos

    ResponderExcluir
  51. Simone Scorzo Mattos, disse no Facebook:

    "Amei!"

    há 39 minutos

    ResponderExcluir
  52. Jaqueline de Paula, disse no Facebook:

    "muito obrigado !!! quero dizer que admiro muito seu trbalho aprendo varias dicas com voce !!! e fiz o gorro 4 tranças pra minha bebe !!! bjss que deus te abençoe muito !!!!!"

    há 23 horas

    ResponderExcluir
  53. Muito Obrigada, Jaqueline!
    Se possível me mande foto ou post aqui no Facebook.
    Gostaria de saber qual fio usou, qual agulha e medida do gorro e idade do seu filhinho...
    Quero anotar aqui no blog para servir de parâmetro para quem quiser fazê-lo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  54. Flavia Fernanda Carabajal Marotta, DISSE NO fACEBOOK:

    "Olá Sonia, fiz aquela gorra de 5 tranças para meu filho, deixo a foto para vc ver como sou boa aluna rsrsrs. Beijos e muito obrigada por compartir conosco."

    há 35 minutos

    ResponderExcluir
  55. Você é uma aluna excelente, Flavinha!!!!
    Seu bebê é muito lindo e o gorro Ficou simplesmente maravilhoso!!!
    Que fio e agulha você usou? E com quantos cm ficou?
    Bjs

    ResponderExcluir
  56. Flavia Fernanda Carabajal Marotta, disse no Facebook:

    "Usei pingouin baby, agulha 3 da corrente e ficou com 40 cm"

    há 20 minutos

    ResponderExcluir
  57. Sonia Maria Cruz Marques, disse no Facebook:

    "linda suas sianinhas de croche"

    há 9 horas

    ResponderExcluir
  58. Pessoas que curtiram esse gorro de croche no Facebook:

    Possy Habiba

    Dô Assis

    Elda de la Fuente

    Sonia Regina Martins

    Jacinta De Resende Borges

    Cristina Mara Pereira Antunes

    Nadir Reis

    Rose Oliveira

    Cinthia Fatto A Mano

    Graça Vaz

    Rosa Maria da Silva

    Malena Carreras Alarcon

    Lucia Duarte

    Manuela Nogueira

    Nibia Alfonso

    Fátima Di Bella

    Aletéia Cabrera

    Ligia Silva

    Regina Duarte

    Miriam Cristina Romero Guiraldelli

    Selmin Özden

    Iris Manhani

    ResponderExcluir
  59. de Rosania Vargas
    para mim
    14:11 (9 horas atrás)

    "ola amiga sonia maria tenho uma filha de 4 anos de idade e quero fazer um poncho de croche mas nao tenho grafico ficarei muito grata se puder me ajudar,me enviando um grafico.desde ja muito obrigado"

    ResponderExcluir
  60. Rosânia, a Elaine fez um vídeo de um poncho que ela fez para sua filha...
    http://elainecroche.blogspot.com/2011/06/video-aula-croche-poncho-infantil-mel.html
    A filha dela tem um pouco mais de um ano... Mas isso não é problema... Continue tecendo até atingir a medida do pescoço até o final do braço. Ok?
    Bons Croches!
    Bjs

    ResponderExcluir
  61. nancy43431 disse no meu CANAL DO YOUTUBE (2 horas atrás)

    "OLÁ AMIGA GOSTARIA QUE ME AJUDASSE EM UM PROBLEMINHA, TODA VEZ QUE VOU FAZER CROCHÊ PRINCIPALMENTE COM BARBANTE ERRO NA AGULHA, NUNCA O PONTO SÍ COMO DEVERIA , SAI FOLGADO POR MAIS QUE EU APERTE ONDE ESTOU ERRANDO?? ADORO SEU BLOG E ESTOU ADORANDO SEUS VIDEOS. BJS , NANCY"

    ResponderExcluir
  62. Nancy, com certeza é na tensão do fio... Se você está usando a agulha recomendada pelo fabricante e esta ficando folgado é porque você não está tencionando o fio o bastante. Veja nos meus vídeos que enrolo o fio no meu dedinho de mindinho... Veja no vídeo de correntinhas... Depois me fale se deu certo Ok? Bjs

    ResponderExcluir
  63. Há 15 minutos Hildileia Travasso, disse no Facebook:

    "Bom dia!!! Sonia que Deus abençoe o seus dias e te conserve esta pessoa tao inteligente e caprichosa com seus trabalhos minha querida eu amor seus tabalhos eles são maravilhosos"

    ResponderExcluir
  64. Lidia, esse barradinho é de uma delicadeza encantadora... As turcas fazem muito, nos lenços de seda, um tipo de biquinho, muito parecido com esse... No delas elas usam muito o meio ponto segredo..
    Esse está diferente desde a sua base... Acredito ser Frivolitê com agulha de bordar, com as alças mais alongadas... Achei interessante ela deixar a pontinha da linha sem arremate. Gostei!
    Veja, nos links abaixo, como fazer ...
    http://3.bp.blogspot.com/-RjkFbpqdfow/TchHGrV-ERI/AAAAAAAACws/xuxqKA7QppU/s320/agulha.png
    Eu o faria com agulha de bordar normal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde!!!
    Querida Sônia Maria td bem contigo? espero que sim, pois bem estou aqui para desejar um lindo fds pra ti e sua familia, bom linda fiz o gorro 4 tranças acompanhando seu video pap onde vc como sempre com seu imenso talento explica muito bem, gostaria que desse uma olhadela no meu blog pois já postei-o...+ uma vez agradeço sua generosidade de compatilhar conosco seu talento e capricho no que faz....bjss...Deus abençoe e conserve....

    ResponderExcluir
  66. Oi Sônia, estou louca para fazer um gorro destes. Peguei a receita e vou tentar, depois eu te mostro, no meu blog, como ficou. Obrigada. Um domingo especial prá ti. Bjs. Jeann

    ResponderExcluir
  67. Boa noite,Sonia!
    Para fazer este último gorro,usei: Fio Acalanto da Cisne - cor 3551
    Agulha nº 5 - Moon Lily
    carreiraComecei com 19 pontos como vc sugeriu.
    Fiz o aumento de 10 pontos na 3ª
    Ele ficou com 52 cm de diâmetro e 20 de altura (dobrado)
    Gostei muito d0 tamanho...serve para adulto.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Um beijo no seu coração,
    NENA
    www.nenaartesanatos.blogspot.com
    nenabordados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  68. Juliana Noronha disse, no blog falando de crochet - graficos:

    "Olá Sônia,
    vim agradecer a você por fazer esse vídeo,adoro tranças e esse gorro ficou lindo. Adorei conseguir fazer um pra minha sobrinha, pena que não tirei foto pra te mostrar. Agora estou pensando em fazer uma blusinha com a trança.
    Muito Obrigada e muitas benção pra você e sua família.
    Um grande abraço
    Juliana.
    10/07/11 12:50"

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde amiga
    Espero que se encontre bem , assim como todos os seus.
    Gostava de lhe pedir um favor, se for possivel, Não consigo fazer o ponto da foto que anexo e gostava muito de fazer uma capinha com esse ponto, será que a amiga pode ajudar-me a dizer como se faz , ou se sabe onde posso encontrar o gráfico,
    Desde já o meu muito obrigado.
    Bom fim de semana
    Bjs
    Conceição Silveira
    http://conceicaosilveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  70. Olá, Conceição!
    Graças a Deus por aqui tudo bem... Espero que com você e os seus também.
    Esse ponto é mais conhecido como ponto escama e ponto cascata..
    Veja os vídeos onde a Elaine ensina como tecê-lo:
    http://www.youtube.com/watch?v=xRUiOB8Th_w
    http://www.youtube.com/watch?v=weQRCdWkXvs
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  71. Bom dia, Sonia !

    Em pouco tempo que postei essa toalha que encontrei na net, já recebi encomendas.

    Não sei de quem é....mas vc como é a RAINHA DO CROCHE, DOS GRÁFICOS, teria receita ?

    obrigada.

    PS : Poderia, por favor, responder com copia , como esta acima ?

    Derli - Caixa
    Renault Concorde

    ResponderExcluir
  72. Encontrei vc na net e por um acaso vc tbm é de goiania ,preciso urgente de alguem que faça croche.vi que vc o faz muito bem e tenho uma peça que preciso muito que seja feita,se puder me enviar seu contato agradeço ,deixo o meu caso possa ligar...

    ResponderExcluir
  73. Olá, Karla!
    Sou de Goiânia, sim...
    Sinto em te informar que não faço crochê para venda...
    O retorno é muito pequeno para o trabalho que temos.
    Se você for nas lojas de aviamentos da Rua 4 você com certeza terá indicação de crocheteiras experientes.
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  74. Sônia anjo de pessoa, não te conheço mas sinto que tens uma boa aúrea, que paciência pra explicar você tem, estava agora assistindo o video e percebi dificuldades pra executar a trança, não sei se conseguirei, mas pelo menos o início do gorro já comecei, amanhã continuo, volto a ver o video e tento de novo, agora uma dúvida, aliás duas perguntas: por quanto você acha que dá pra vender este gorro? a outra pergunta é, estou com uma encomenda de uma blusa em crôche para menino tam. 2, não achei nada exatamente neste tam., mas achei uns modelos na qual eu gostaria de fazer, então você saberia me dizer se existe alguma tabela com quantidade de pontos para cada tam.? assim eu escolheria a blusinha e aumentaria os pontos, desculpe tantas perguntas, obrigada mais uma vez pela sua bondade e que Deus lhe de em triplo. Beijocas
    Tatitando Arte

    ResponderExcluir
  75. Olá Rosa querida!

    Que bom, que você está tecendo o gorro de crochê 4 tranças! Com certeza você dará conta... Veja várias vezes se necessário e depois teça... Você conseguirá...

    Não se esqueça de me avisar quando postar... Quero anotar no post que você o teceu e fazer um link para o seu blog.

    Quanto ao preço, não tenho a menor idéia de quanto estão cobrando. Eu não faço crochê para venda. Esse gorro deve ser mais caro porque você gasta mais lã e mais tempo para tecê-lo... Ele é um gorro diferenciado e mais elaborado... Não se pode cobrar por ele o que se cobra por um gorro simples. Ok?

    Quanto aos casaquinhos não trabalhe com quantidade de pontos... Se você usa um fio mais fino ou mais grosso que o da receita as diferenças são enormes...

    Escolha o que mais gostar e teça com medidas. Pegue tabelas de medidas e siga seus numeros... Assim dá certinho. Ok?

    Se tiver algum ponto fantasia veja quantos pontos cabe no espaço e os distribua... Ok?

    Veja duas matéria que fiz onde falo da influencia da espessura do fio e da medida da agulha no tamanho da peça:


    http://falandodecrochet.blogspot.com/2011/03/as-influencias-da-espessura-do-fio-da.html


    http://falandodecrochet.blogspot.com/2011/03/como-aumentar-ou-diminuir-um-graficos.html

    Bons Crochés!

    Bjs

    ResponderExcluir
  76. Rita Cassia
    9 jul (3 dias atrás)

    Amiga adorei vou fazer um , quando tiver novidade me mande . brigaduuu bjos.

    ResponderExcluir
  77. Rita, quando fizer me mande foto. Quero anotar no blog que vc o teceu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  78. Ivonne Riveros
    29 jun 2011
    via Gmail disse:

    "Gracias!!!"

    ResponderExcluir
  79. Sônia querida,

    Boa tarde!!!

    Estou encantada com os seus vídeos do gorro de 4 tranças, estou tentando fazê-lo, mas na minha cidade não encontrei o fio Pingouin família como você indicou, comprei o Cisne premium e estou achando que o gorro está ficando muito duro, não conheço a textura do fio familia.
    O seu ficou macio? Ainda pensei em fazer com a Pingouin brilho que é mais fininha, qual outro fio que a amiga me indicaria?
    Assim que terminar te mostrarei e reabrirei o blog com os créditos e o link dos vídeos.
    Muito agradecida;
    beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  80. Olá, Salomé!
    Muito Obrigada, querida!
    Veja só! O Ponto Alto Sobreposto por si só já deixa a peça mais estruturada... Talvez você esteja estranhando isso... Alem disso pode ser resultado da agulha que você esteja usando... Qual é a medida da agulha que você está usando? Teste com uma agulha bem mais grossa que a indicada pelo fabricante e veja se amolece um pouco... Eu usei uma de medida bem maior... Eu não me lembro o porque disso... Agora com o seu questionamento estou concluindo que pode ter sido por isso...
    A lã Pingouin não é macia. No entanto o gorro não ficou duro... Ele fica mais estruturado que os que tem pontos mais aberto. Eu até nem gosto muito dela, por esse motivo. Eu a uso mais por pura falta de opção. Nosso clima é muito quente e por esse motivo não temos muitas variedades de lã por aqui. E como pela net não tenho como sentir a textura dos fios que não conheço, fico nas que encontro aqui mesmo...
    Vou aguardar sua resposta.
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  81. Sônia querida,
    Em primeiro lugar quero te agradecer pela gentileza e elegância a mim dispensada, como você sabe sempre te admirei por estas qualidades que hoje infelizmente está muito escassas, tanto no real como no virtual, vemos cada absurdo que fere os nossos princípios de educação e estilo.
    Minha linda, é o mesmo caso meu, aqui no Nordeste as temperaturas são de 32 a 35 graus e no nosso comércio as lãs são super escassas.
    Compro muito pela net, mas tenho tido o problema que você relatou, fico procurando o que fazer com o fio, que penso ser uma coisa é outra.
    A agulha que estou usando é da corrente 2,5 estou achando realmente fina para o fio Premium, parei ele e comecei outro com o fio Pingouim Brilho, está ficando muito bom, encorpado mas macio. Assim que terminar te mostro.
    Mais uma vez muito obrigada.
    Beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  82. Olá, Salomé querida!
    É verdade, amiga! As pessoas andam se esquecendo da atenção, da
    cordialidade e outros quesitos mais... Estamos ficando carentes de afeto e atenção devido a isso... Por isso procuro ser cortês, atenciosa e educada com minhas leitoras... Trato-as como gostaria de ser tratada.
    Mas como você disse isso anda escasso... Vamos jogando uma sementinha aqui outra ali e quem sabe um dia elas dão frutos, não é mesmo?
    Se o seu gorro estiver ficando pequeno faça-o com 5 tranças.
    Lá no post falo para aumentar se não me engano 4 pontos na primeira carreira e depois seguir normalmente que resulta em mais um trança. Ok?
    Qualquer duvida é só falar...
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  83. Sonia Rodrigues Dos Santos, disse no Facebook:

    "Oi querida,estou tecendo o gorro de tranças,agora vou tecer as sianinhas,grande abraço ,bom fim de tarde"

    há 7 horas

    ResponderExcluir
  84. Que bom, Sônia! Depois que terminar gostaria muito de ver seus trabalhos. Me avise... Quero muito anotar no meu post lá no blog que você os teceu. Ok? Uma linda e abençoada semn a para você. Beijos

    ResponderExcluir
  85. Solange Silva, disse no Facebook:

    "Usei kiko baby agulha 1.75 ficou com 44cm de circunferencia,tbém achei que ficou lindo obrigada por tudo bjs"

    há 12 horas

    ResponderExcluir
  86. Olá, Derli!

    Não, não enho essa receita!
    A Elaine chegou a fazer um vídeo dessa toalhinha... Sua autora, uma americana, reclamou no blogger e o blog dela ficou suspenso, se não me engano, por uns 15 dias... Daí ela deletou o vídeo e o post...

    Veja esse passo-a-passo da CROCHEART:
    http://crocheart.blogspot.com/2010/10/passo-passo-toalha-lago-dos-cisne-de.html

    Veja gráficos e fotos da tolha no PICASA e sugestões de outras mais simples:
    https://picasaweb.google.com/luciana.carregal/ToalhaCisne#

    Bons Croches!

    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  87. Olá, Sonia. Acabei de terminar um gorrinho desses. Coisa lindinha, não? Sou blogueira principiante e caminhando devagar para entender as éticas desse mundo. Mas acho que fiz direitinho quando postei o resultado do gráfico que achei no seu blog, passa lá:
    www.crochetestado.blogspot.com
    Aliás, muito bom o seu post sobre a ética de blog. Pena que tenha sido a custa de pessoas menos honestas.
    Eu venho fazendo umas peças pelo hobby e para ajudar mãaes carentes.
    Um beijo e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  88. Angela, muito obrigada por me avisar!
    Fui no seu blog e vi o quanto ficou lindo seu gorrinho... Aproveitei e já me inscrivi como uma das suas seguidoras... Fiz um link para o seu blog neste post...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  89. Olá amiga, esse gorro é muito lindo!! Fiquei mais do que tentada para fazê-lo.

    Sendo que comprei uma linha da cisne, chamada super bebê, e o fio é bem fino, sem contar que uso agulho 2mm. Até comprei uma de 5mm, mas não consegui usar, sem contar que a linha não é apropriada.

    Segui as medidas corretamente e ficou lindo!! Mas muito pequeno para uma criança tem uns 12cm dobrado e então queria dobrar o tamanho.

    Verifiquei o post sobre aumentar e diminui pontos e fiquei perdidinha, pois sou iniciante.

    Aí tentei começar dobrando a quantidade de pontos, mas ficou aberto demais.

    Se puder, queria uma ajuda sobre em qual carreira exatamente eu devo começar a aumentar os pontos. Para fazer um gorro com 8 tranças ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia MariaJan 3, 2012 05:55 AM
      Poprinn, com certeza seu gorro abriu muito porque você deixou para dobrar a receita quando a trança já estava formada... Quando vamos dobrar uma receita devemos dobrá-la desde a segunda carreira... Duas carreiras da 2ª carreira; 2 carreiras da 3ª carreira, 2 carreiras da 4ª carreira e assim sucessivamente... Se assim o fizer sua receita ficará certinha...
      Bons Crochês e Feliz Ano Novo pra você!
      Sônia Maria

      Excluir
  90. Poprinn, com certeza seu gorro abriu muito porque você deixou para dobrar a receita quando a trança já estava formada... Quando vamos dobrar uma receita devemos dobrá-la desde a segunda carreira... Duas carreiras da 2ª carreira; 2 carreiras da 3ª carreira, 2 carreiras da 4ª carreira e assim sucessivamente... Se assim o fizer sua receita ficará certinha...
    Bons Crochês e Feliz Ano Novo pra você!
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  91. Sônia Querida

    Já postei lá no blog o resultado da aula do gorro.Vou aguardar sua visita.

    http://artespriess.blogspot.com/2012/03/gorro-sonia-maria.html

    Um Beijão e muito obrigada

    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu gorro 4 tranças ficou lindo! Tem razão do maridão ter gostado tanto.
      Anotei no post que você o teceu e fiz link para o seu blog.
      Beijos

      Excluir
  92. Sônia, um comentário a respeito do ponto alto que você mencionou, em que você faz com duas correntes e não com três. Eu faço crochê desde meus 13 anos (há 31 quase 32 anos) e sempre fiz meus pontos altos assim, nunca entendi e nem fiz ele com 3 correntes, porque acho que ele fica aberto. Fecho do jeitinho que você fez e ensino a todas (e até meu marido que faz crochê também) desse jeito. Até que enfim apareceu alguém pra concordar com o meu pontinho, já tava achando que a errada era eu, rrsrsrrss. Bjs carinhosos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia MariaMar 12, 2012 05:01 PM
      Olá, Janinha!
      Esse ponto alto alongado e mais fechado aprendi com a Nélia, do blog Magia do Crochet. Ele é muito usado em Portugal. O nosso lá é que é o estranho :-)
      Depois que o teci foi amor a primeira vista... Simplesmente amei!
      Que bom que seu marido também faz crochê! Ainda não consegui dobrar o meu, mas tenho esperança.Dias atrás peguei foi o meu futuro genro pra ensinar :-) mas não teve jeito... O homem não tem a menor habilidade :-) Foi indo ficou nervoso com a linha e agulha e largou pra lá :-) Meu sonho é o meu marido se interessar por aprender... Beijos

      Excluir
  93. Olá, Janinha!
    Esse ponto alto alongado e mais fechado aprendi com a Nélia, do blog Magia do Crochet. Ele é muito usado em Portugal. O nosso lá é que é o estranho :-)
    Depois que o teci foi amor a primeira vista... Simplesmente amei!
    Que bom que seu marido também faz crochê! Ainda não consegui dobrar o meu, mas tenho esperança.Dias atrás peguei foi o meu futuro genro pra ensinar :-) mas não teve jeito... O homem não tem a menor habilidade :-) Foi indo ficou nervoso com a linha e agulha e largou pra lá :-) Meu sonho é o meu marido se interessar por aprender... Beijos

    ResponderExcluir
  94. BOM DIA SÔNIA!
    COMO SEMPRE VC ARRASA NO CROCHÊ, A PRIMEIRA VISTA PENSEI QUE O GORRO FOSSE DE TRICÔ, FICARAM LINDOS, COMO SEMPRE.
    BEIJOS JOSINHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria Mar 19, 2012 06:26 PM
      Josinha, muito obrigada, pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  95. Josinha, muito obrigada, pela sua amizade, carinho e atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  96. Sônia Maria, adorei o pap e o vídeo.
    Obrigada pela gentileza de postá-los.
    Ainda não tenho muita prática pra fazer,
    tentei mas não ficou legal.
    Vou praticar mais um pouco e quem sabe
    uma hora acerto.Rs
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, muito obrigada pela atenção! Com certeza acertará Márcia! Se você tiver uma duvida específica, me mande foto do seu trabalho mostrando onde está que procurarei te ajudar, ok? Se conseguir sozinha depois me fale...
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca