Pular para o conteúdo principal

TAPETE DE CROCHE PONTO BAIXO DOBRADO PRONTO

 
Olá, amiga (o)!


Estou de volta e com meu TAPETE DE CROCHE PONTO BAIXO DOBRADO pronto.  No post anterior te mostrei como o estava tecendo 👆.

Hoje quero tratar de 4 assuntos com você:
1. Te mostrar como ficou o tapete e te mostrar como fiz a ultima carreira;  
2. Conversar sobre a inclusão do campo de resposta nos comentários 
3. Te falar dos meus dias de retiro na fazenda e
4. Plágio na blogosfera... 
Se você estiver com tempo escasso, ficarei feliz se você voltar quando puder. Gostaria de ouvir sua opinião, principalmente sobre os itens 2 e 4...

1º ASSUNTO:

TAPETE - COMO FINALIZAR A ULTIMA CARREIRA:


Na foto do início você pode ver o efeito do matizado... Eu o queria com o mesmo matizado do início ao fim... Gastei quase 5 novelos de 200 g = 1 kg do BARBANTE BARROCO MULTICOLOR... Imagine um cone grande com essa quantidade de fio e sem emendas... Esse tapete ficaria um sonho... 
Fica aqui a sugestão para a CÍRCULO, de fabricarem cones de no mínimo 1000 G e com matizado regular. Eu adoraria... Assim poderíamos criar peças maravilhosas. 
Hoje já encontramos, a venda no mercado, cones gigantes de Barbantes simples... Eu adoraria, encontrar o matizado nesse tipo de embalagem, também! Seria um sonho realizado...




Na imagem a seguir, observe o desenho sobre foto de COMO FAZER O FECHAMENTO DA ULTIMA CARREIRA do tapete, usando uma agulha de tapeceiro, de uma forma muito simples... Costurando ponto a ponto, de forma chuleada.  Clique na foto para ampliá-la!


MEDIDA: 80 cm por 50 cm.

Você pode gostar de outras peças que teci usando esse ponto:

PEGADOR DE PANELAS EM CROCHE NO PONTO BAIXO DOBRADO;
TAPETE DE CROCHE LISTRADO NO PONTO BAIXO DOBRADO;  e
TAPETE DE CROCHE PONTO BAIXO DOBRADO EM ANDAMENTO.


2º ASSUNTO:
RESPOSTA NO ESPAÇO DO CAMPO DOS COMENTÁRIOS...

Eu estou encantada com essa mudança do Blogger... Agora teremos mais facilidades de interação. Sempre que você me fizer uma pergunta, aqui no blog, eu vou respondê-la, logo abaixo do seu comentário. Essa mudança do blogger vai nos aproximar mais e tornar o nosso relacionamento bem mais próximo. Você tendo blog ou não poderemos manter um relacionamento bem mais próximo. Estou muito feliz por isso. Fiz um passo-a-passo de como isso ocorrerá.



3º ASSUNTO:

PLAGIO NA BLOGOSFERA
Amiga, veja a denuncia de plágio no blog da Andrea, o MIL PONTINHOS. Precisamos nos unir para que esse tipo de atitude seja banida do nosso meio. 

Aviso aos navegantes: Você sabia que cada foto tem a sua IDENTIFICAÇÃO UNICA. Quando tiramos uma foto, a identificação da sua maquina, dia e hora ficam gravados nela, portanto fica fácil identificar se a foto é sua ou não. 

4º ASSUNTO:

RETIRO NA FAZENDA

Fugi, para a fazenda, uns dias para renovar as minhas energias. Foram dias muito prazerosos... Eu sou apaixonada pela natureza... Moro em apartamento e por isso sou privada de muitas coisas que gosto... Quando vou para fazenda aproveito para fazer tudo que aqui não me é possível.
Minha cunhada é muito caprichosa... Viu que linda sua bandeja com FORRINHO DE CROCHÊ? Você acredita que esse forrinho é de plástico? De longe achei que era um crochê engomado, de linha... Podemos fazer um igual, o que você acha? Postei a foto bem grande para, caso você queira, fazer no olhômetro... 



Veja que lindo o seu armário com louças o seu PANO DE COPA BORDADO EM PONTO CRUZ E BARRADO DE CROCHE... Tudo combinando com a casa que tem janelas e portas azuis... Veja se não dá gosto apreciar tudo isso...



Tem coisa melhor que ouvir o som de uma chuvinha no telhado e da sua água caindo e tocando o chão? Depois da chuva é maravilhoso sentir o cheiro da terra molhada, apreciar as plantas posarem exuberantes e os pássaros felizes a cantar, quando o sol reaparece com os seus raios  característicos do verão... 

Quando não está chovendo, gosto muito de caminhar pela fazenda, seus jardins,  represa,  pomar,  curral ,  galinheiro e  pastagem, fotografando tudo que me chama atenção... 

Adoro todas as plantas, flores e frutos nativos do cerrado... As arvores sinuosas são minha paixão... 

Um dos meus passeios favoritos é na horta e no pomar... É muito gostoso colher os legumes, verduras e temperos bem fresquinhos e saudáveis... E os ovos  do dia, no galinheiro? É muito bom!

Veja que linda a FLOR DO QUIABO...




Amo, também, ficar bem quietinha, crochetando, numa cadeira confortável,  ouvindo o cantar dos pássaros, o som da água caindo da bica, o mugido das vacas, a galinha anunciando que acabou de botar mais um ovo, ver meu marido pecando, fazer um docinho, um queijinho, uma comidinha, jogar canastra... E o mais importante, a companhia dos meus familiares... É muito bom, também, conviver com as pessoas simples que ali moram... Elas são boas, prestativas, transparente e sem a malícia das pessoas das metrópoles... 
Gosto das pessoas e da vida simples do campo... 
Um beijo para você, literalmente falando, dessa aspirante a fotografa... 







BONS CROCHÊS!


Abraços com carinho,


Sônia Maria

Comentários

  1. Ola minha amiga. Hoje vim para visitar e te presentear. Passa la no blog que tem um presentinho para você.
    Abraços e obrigada pelo carinho de sempre.

    Bjs

    P.S.sobre o plagio: Tenho aversão quando vejo que esse tipo de coisa acontece no nosso meio. Devemos nos unir mesmo não só contra essa pessoa, mas também fazer um movimento contra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhully, concordo com você é preciso fazer um movimento mesmo contra o plágio.
      Muito obrigada pela lembrança e atenção!
      Beijos

      Excluir
  2. OLá minha querida Sônia!!!!!

    me sinto até envergonhada de estar tão ausente de seu cantinho. è que com as encomendas e mais a vida cotidiana tumultuada, acabo só retribuindo as visitas que fazem e isso quando consigo!
    Quero muito agradecer ao carinho da visita e dizer que AMO seus trabalhos e dicas. Vc é uma crocheteira de primeira! SÉRIO! Muito caprichosa em tudo que faz.
    Tudo aqui esta tão lindo e tão interessante, amei esse móvel rústico com as louças e o pano de copa.

    As flores estão explêndidas!

    Bjos e um fim de semana abençoado.

    Simone Bitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não se envergonhe! Isso está ocorrendo com todos nós...
      Eu também estou em falta com muitas amigas, tenho sempre que optar, se faço crochê ou se fico na rede... Daí sempre tenho que optar pelo crochê porque senão não consigo fazer posts com qualidade... Tenho certeza que a maioria absoluta de nossas amigas e leitoras entendem os nossos motivos.
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  3. Respostas
    1. Hola!!!
      Seria magnifico que se comercializaran los conos de hilo con mas cantidad de esa forma los trabajos quediarian con mejor terminacion ,magnifica sugerencia Sonia.
      Que pena que existan en la net personas tan mal intencionadas "A luchar contra eso".
      Belleza de tapete ya me estoy preparando para hacer el mio jijiji...Lindisimas las fotos en la hacienda me imagino los dias tan placenteros que paso en la hacienda paseos como esos nos reconfortan y nos devuelven a casa con las energias renovadas.
      Cariños y besos Yayi

      Excluir
    2. Yayi, que bom te receber aqui e saber o que você pensa...
      Muito Obrigada, amiga!
      Beijos

      Excluir
  4. Concordo plenamente em a circulo fazer cones grandes do fio matizado ia ser uma BELEZA ...o tapete ta MARAVILHOSO....PARABÉNS um grande abraço de sua grande admiradora!beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Adriana!
      Um lindo e abençoado final de semana pra você.
      Beijos

      Excluir
  5. Grande post mas muito útil pois abrange assuntos de interesses de todas nós blogueiras. Começando pelo ítem um não há o que comentar, teu tapete é lindo e assim que eu terminar a infinidade de trabalhos começados vou fazer um, estou doida para testar esse ponto pois só gosto de tapetes pesados, do tipo que não enrola embaixo dos pés e esse me parece perfeito.
    Quanto aos comentários abaixo da resposta eu não entendi muito bem se a gente continua indo no blog da comentarista ou não. Tenho que me aprofundar no assunto.
    Fazenda, sou doida pelo campo, quando eu morava em Goiania costumava ir a uma fazenda do sogro de uns amigos lá em Goiás Velho, nem luz tinha mas era uma delícia principalmente na cozinha com mesa comprida de banco e um fogão a lenha. Era canastra até de madrugada á luz de velas e a lenha estalando no fogo.Muita pamonha, doce de leite de barrinha e muitas saudades. Com relação ao plágio acho um absurdo o que acontece. Quando copiam as fotos dos trabalhos e colocam nos seus blogs como se fosse de sua autoria com PAP e tudo já acho vergonhoso, está enganando a si mesmo. Mas quando copiam a foto do trabalho e colocam no Elo7 a venda é uma desonestidade e isso tem acontecido muito comigo. Já reclamei e não obtive resposta mas retiraram. Só que agora lento teu post fui ver novamente e lá estão meus trabalhos á venda. Se essa pessoa copia minhas peças e bordados e coloca a venda tudo bem, mas se ela coloca minhas fotos como o produto a ser vendido, como tem feito, ela está enganando os outros e isso é crime pois está vendendo o que não tem. Se copia meus produtos e os faz igual ou melhor, porque não coloca suas proprias fotos? Estou pensando seriamente em publicar isso, com as devidas provas é claro, que estão todas devidamente salvas. No mais grande beijo e Deus te abençoe sempre.
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, várias amigas tem me reclamado isso que está acontecendo com você. Fico indignada com esse tipo de atitude...
      No caso da Andréa a copia foi do design e não a foto... Ela não usou a foto da Andréa. A foto é de flores que ela mesma teceu. A reclamação da Andrea é pelo uso do design.
      Que delícia de fazenda é essa, amiga!? Adoro varar noite jogando canastra.... Se morássemos na mesma cidade combinaríamos um carteado...
      Um final de semana lindo e abençoado para você...
      Beijos

      Excluir
    2. Muito bem colocado Sonia, a maioria das pessoas acredita somente no roubo de imagens mas o roubo de desenho também existe, foi o que aconteceu com o pega papai noel da Sonia aconteceu com meu desenho do amor perfeito, abraços.

      Excluir
  6. Querida Sônia.1)Precisamos nos organizar e pedir á circulo que providencie o barroco com no minimo 1000 metros, não é? Ajudaria e muito para trabalhos assim! Sem contar que a rotatividade das cores nas lojas não ajuda muito, comprei apenas 1 novelo, mas mudei de idéia quanto á peça e quis fazer um conjunto para a cozinha, mas cadê que eu achei outro na loja, ou mesmo na internet?
    2) Que Maravilha essa ferramenta para blog preciso implementá-la no meu bloguito!
    3) É inadimissível que uma pessoa use fotos alheias para vender produtos. Assim como alguém que posta uma foto de um trabalho que não fez sem dar os devidos créditos. Mesmo para os trabalhos realizados por mim eu faço questão de mencionar os desenvolvedores do projeto original, colocar o link para a homepage da pessoa e também para a postagem em específico de onde eu tirei a receita ou um ponto utilizado nela. Só penso que se a tal moça usou fotos de simples florzinhas também deve ter usado fotos de trabalhos mais elaborados... Como confiar?
    4) Adoraria passar uns dias na fazenda. A natureza é inspiradora, não?
    Meus comentários são quase posts inteiros... Beijos,
    Laura
    http://lacadaarremataum.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, concordo com você, amiga! Precisamos mesmo nos organizar e pedir para a Circulo...
      No caso da Andréa a copia foi do design e não a foto... Ela não usou a foto da Andréa. A foto é de flores que ela mesma teceu. A reclamação da Andrea é pelo uso do design.
      Um final de semana lindo e abençoado para você...
      Beijos

      Excluir
    2. Muito bem colocado Sonia, a maioria das pessoas acredita somente no roubo de imagens mas o roubo de desenho também existe, foi o que aconteceu com o pega papai noel da Sonia aconteceu com meu desenho do amor perfeito, abraços.

      Excluir
  7. Oi Sônia, que lindo ficou o tapete! Quanto a ter o barroco em novelos maiores, seria genial!

    Sobre o plágio da Andrea, eu sou da seguinte opinião: eu posto tudo, deixo copiar, se me pedem a receita, envio, copio itens de quem posta também, mas claro, respeitando quem coloca no blog os direitos sobre sua foto. Quando faço um trabalho copiado, dou o nome do blog de onde copiei ou de quem fez o trabalho, esse crédito eu acho justo. Mas como no mundo virtual todo cuidado é pouco, digo: quem tá na chuva, invariavelmente vai se molhar!!!!

    Quanto aos comentários com resposta, acho fantástico, ainda mais que a resposta vem pelo seu e-mail! Nada mais prático para fortalecer debates, trocar ideias e alem de tudo fortalecer amizades!!!!!!!!!

    Também estou com pouco tempo, hoje tô na faxina, as agulhas ficam para a noite.

    Beijos e abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber o que você pensa, Erica!
      Muito Obrigada, amiga!
      No caso da Andréa a copia foi do design e não a foto... Ela não usou a foto da Andréa. A foto é de flores que ela mesma teceu. A reclamação da Andrea é pelo uso do design.
      Um final de semana lindo e abençoado para você...
      Beijos

      Excluir
    2. "Quando faço um trabalho copiado, dou o nome do blog de onde copiei ou de quem fez o trabalho, esse crédito eu acho justo."

      Sim, totalmente correto Erica e consciente da sua parte, mas tambem precisa ver se a autora da peça , nesta caso, do blog, também autoriza isto, a divulgação da peça de autoria dela, mesmo que seja uma foto sua, as vezes a autora não autoriza nem a cópia física para divulgação,por exemplo, em blogs, se não autorizar, voce estará infringindo os direitos autorais dela. Cada autor tem suas peculariedades, Você não pode generalizar o que fazer com todos eles,por isto que nestes casos sempre tem um link no blog com a política de direitos autorais dizendo o que se permite ou não fazer com o material que é dele, fica aí a dica, um abraço.

      Excluir
    3. Muito bem colocado Sonia, a maioria das pessoas acredita somente no roubo de imagens mas o roubo de desenho também existe, foi o que aconteceu com o pega papai noel da Sonia aconteceu com meu desenho do amor perfeito, abraços.

      Excluir
  8. 1)Precisamos insistir com a círculo para barroco de 1000 metros. Ajudaria muito. Principalmente para evitar o que me ocorreu outro dia, comprei um para fazer 1 tapete mas mudei de idéia e quis fazer um conjunto, mas kdê que eu achei nas lojas que costumo comprar? Seu Tapete ficou lindo!
    2)Adorei essa nova ferramenta nos comentários, preciso implementá-la no meu bloguito.
    3)Absurdo o roubo do direito autoral. Não posto nem fotos nem receitas que não me pertencem. Sempre há a referencia de quem desenvolveu a receita, o link para a homepage e para o post específico da receita, mesmo que eu tenha utilizado parcialmente. Quanto a cópia de uma receita para uso próprio eu não acho errado, o que foi errado foi não dizer de onde veio a receita ou a inspiração original. É triste ver isso acontecer em todo o tipo de blog. Seja sobre beleza, artesanato, literatura, as pessoas copiam posts inteiros e postam como seus...Gostou de um post? Faça um comentário no seu blog e um link para a pagina de quem realmente fez.
    4)Adoraria uns dias na fazenda, a natureza é inspiradora!
    5) meus comentários são imensos desculpe poluir seu espaço, não consigo evitar falar tanto! Preciso me lembrar de logar no google antes de escrever o comentário vivo tendo de escrever tudo de novo por que não salva o que escrevi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Laura querida!
      A gente vai falando e pedindo, quem sabe um dia não resolvem nos agraciar com esse cones maravilhosos, não é mesmo?
      Comente a vontade... Escreva o quanto quiser... Não se preocupe com tamanho... Gosto muito de te ouvir de saber o que você pensa...
      Um final de semana lindo para você...
      Beijos

      Excluir
    2. "Quanto a cópia de uma receita para uso próprio eu não acho errado, o que foi errado foi não dizer de onde veio a receita ou a inspiração original"

      Isto também vai depender do que o autor permite Laura, se você copiar e começar a vender mesmo não postando na internet e se um dia, por exemplo, alguém que copiou vender em uma feira de artesanato, alguém tira uma foto e avisa o autor,ou o próprio autor encontra o trabalho dele sendo comercializado, isto também dá processo de direito autoral, percebe como é complicado? Se está escrito que não se pode fazer isto ou aquilo com o trabalho do autor é melhor não fazer poque no dia que acontecer o contrário, quem estará errada será a pessoa que copiou e não o autor,Já nos casos das revistas brasileiras é mais liberado (em partes porque o interesse é outro), já as revistas internacionais geralmente está escrito nos créditos que todo o conteúdo apresentado na revista é somente para uso pessoal, ou seja, voce pode tecer para si mas não pode sair vendendo em nenhum lugar. Já combinei com a Sonia que farei um post com um resumo do que eu sei sobre isto e como funciona realmente o direito autoral o que precisa ser amplamente divulgado por todas nós, somente assim teremos revistas de qualidade como as importadas, abraços.

      Excluir
  9. PS - Sou uma caipira da cidade, nunca tinha visto uma flor de quiabo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, Andrea? Ela é linda, não é?
      Tirei muitas outras fotos, mas infelizmente não tenho como postar em apenas um post... Devagar vou postando.
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada pela correção da informação no Blog, beijos

      Excluir
    3. Imagina, Andrea!
      É o mínimo que eu poderia fazer...
      Beijos

      Excluir
  10. Sonia,

    Adoro sua visitas e sempre que posso venho te visitar. O tapete ficou lindo, estou pensando nesse ponto para uma carteira. Ainda não usei esse fio Barroco, mas concordo com voce, acho que esses fios que a gente usa para tapetes e peças maiores deveriam ser 1000 também, como algumas linhas são. Adorei as fotos da fazenda, lindas. Quanto ao plágio, não tive tempo ainda de olhar os links, mas acho uma prática lamentável.Tenha um final de semana maravilhoso!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reciproca é verdadeira, Carla! Eu também adoro suas visitas... Se fizer a carteira me avise... Quero muito vê-la e anotar aqui no blog que você a teceu...
      Um final de semana lindo para você...
      Beijos

      Excluir
  11. UAU!! Ficou lindo, Sônia!
    que trabalheira! Mas valeu a pena! MARAVILHOSO!
    beijo grande,
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Debora, foi uma trabalheira mesmo!
      No final quando olhamos o produto final ficamos felizes e esquecemos do trabalho que tivemos, não é mesmo?
      Um final de semana lindo para você...
      Beijos

      Excluir
  12. Olá querida amiga! Fico feliz em saber que vc tirou um tempo para vc. Isto faz muito bem, principalmente para a alma,recarrega nossas enegias.
    Não estava sabendo do plágio, mas também acho que a união faz a força. Conte comigo.
    Quanto a flor do quiabo, adoreiiiii pois nunca tinha visto nem a flor e muito menos a planta rsss. Adoro comê-lo rsss.
    Gostei muito do arremate que vc deu no seu tapete,fica mais fino o trabalho, parabéns mais uma vez.
    Sonia, que Deus abençoe vc e sua linda família.
    Obrigado, por ser minha amiga, vc é um ser maravilhoso, sempre pronta a ajudar e compartilhar os seus trabalhos.
    Um beijo grande no seu coração
    Mariza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, dei uma fugidinha e realmente recarreguei as energias!
      Que bom, que você pode conhecer a foto da flor do quiabo! Viu o quanto ela é linda!
      Tirei fotos de várias flores, mas não tenho como postar todas. Devagar vou postando.
      Um final de semana lindo pra você e família!
      Beijos

      Excluir
  13. O tapete ficou muito bonito,concordo plenamente no assunto do cone maior,também no caso dos plágios,pessoas sem vergonha lamentavelmente existem em todas as áreas.E sim acho muito melhor o novo sistema de respostas.E por último,tuas fotos da fazenda estão ótimas.Um beijo e até a próxima....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Nancy!
      Um final de semana lindo pra você e família!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá, Sônia Maria! Sempre um grande prazer entrar no seu blog. No momento em que estou em dúvida quanto à última carreira do "nosso tapete" (sua aula + linha Barroco + agulha Tulip + meu crochet = nosso tapete), eis que imediatamente encontro a solução. Mais uma vez obrigada por sua dedicação e didática. Logo mando a foto dele. Ficou menor que o seu (0,40m x 0,70m) e usei 3 novelos. Saiba que já comprei material para fazer outro, este para minha filha e vou fazer maior.

    O assunto plágio é realmente revoltante. É preciso mesmo que se faça algo.

    Seu descanso na fazenda é mais que merecido e um lugar desses só pode trazer muita inspiração. Maravilhoso!

    Grande abraço e vamos crochetar, Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cecília! Estou aguardando sua foto...
      Um final de semana maravilhoso para você, amiga!
      Vamos crochetar...
      Beijos

      Excluir
  15. Olá Sônia!
    Que bom te ver tão feliz!!!
    O tapete é lindo, as flores são lindas... só o plágio é que é o fim!
    Mais uma vez parabéns pelo post de qualidade, tanto com relação aos seus trabalhos quanto ao espaço aberto para falar de questões tão importantes (fora todas as dicas, claro!).
    Ah! Meu post de hoje é baseado no seu Casulo Melody, não sei se você já viu...
    Um grande abraço
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Plágio é o fim mesmo!
      Cris, fui no seu blog e vi a beleza do seu casulo! Você fez bem em não fazer a parte da cabeça... A Melody nasceu muito grande, me parece que ela nem chegou a usar o dela... Se eu tivesse feito aberto ela teria usado e por muito tempo. Parabéns, pela inovação!
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  16. Olá Sônia
    Mais um trabalho lindo!!!Perfeito!!!
    A vc um bom final de semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Nilda querida! Um final de semana maravilhoso para você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Sônia.
    Amei o tapete, ficou lindo, o efeito da mudança de padronagem ficou parecendo listras de estampas diferentes.
    Muito massa esse campo das respostas dos comentários.
    Acho que nesse ramo o que é bonito tem que ser copiado mesmo, só que dando o crédito a quem é devido. Faça os seus trabalhos e utilize suas fotos. O que seria de mim se não pudesse copiar o que vejo por aqui?
    Mas que sonho de fazenda é esse?
    Amo tudo isso também!
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninha, muito obrigada pela sua opinião. A questão é realmente o crédito que muitas se esquecem de dar.
      A fazenda é um sonho mesmo, amiga!
      Ótimo final de semana pra você também.
      Beijos

      Excluir
  18. E copiei você novamente!
    Fiz um porta fios, mais ainda está sem capa.
    Postei lá com seus créditos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninha, fui no seu blog e vi seu porta fios. Ele é muito bom, mesmo. O fio de vez em quando dá uma embaraçadinha... Daí é só destampar, sem retirar o fio, desembaraçar e voltar a tecer normalmente.vou anotar lá no post que você o fez.
      Um lindo final de semana pra você.
      Beijos

      Excluir
  19. Querida Sónia,
    o tapete ficou lindo, lindo. Parabéns.
    Adorei as fotos do campo, eu também adoro campo e se tiver praia perto é ouro sobre azul.

    Já conhecia a flor de quiabos, e adoro um prato que a minha mama de lei faz, ela é Angolana e faz, como ninguém, Muamba - fica aqui a receita. - http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=15463.0

    Um beijinho,
    Sandra Santos
    http://sapatosaltoseavental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fui ver a receita... Deve ficar uma delícia mesmo...
      Um lindo final de semana para você. Beijos
      Beijos

      Excluir
    2. É verdadeiramente delicioso querida.
      Obrigada pelo carinho e as mensagens e visitas no meu pequenino blog.

      Lindo Fim-de-semana para ti também.
      Beijoquinhas

      Excluir
  20. Adriana Ricetti de Castro, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:44:00 BRST

    Adoreiiiiiiiiii !!!

    há 7 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  21. Andrea Escorcio, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:45:00 BRST

    Gostei das cores, ficou muito harmonioso.

    há 7 horas · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  22. Cintia Santos, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:46:00 BRST

    Ai que lindo!

    há 7 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  23. Maria A A Santana, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:46:00 BRST

    ‎Sonia Maria...mais um lindo trabalho sai de suas mãos...AMEI!

    há 7 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  24. Tania Sinaplogloy, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:47:00 BRST

    Thanks !!!nice tapeto and beautiful color!!!

    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  25. Mariza Miziara Inacio Infanti, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:48:00 BRST

    Simplismente lindo

    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  26. Itamar Ferreira Pimenta, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:50:00 BRST

    Muito lindo!!!

    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  27. Angela Fernandes, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:51:00 BRST

    lindo!

    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  28. Silvia M. Carbonari Krachevski · Amigo de Maria A A Santana, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:52:00 BRST

    Que lindo!!! Um dia eu aprendo...

    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  29. Maravilhoso, Sonia Maria, bjs bom final de semana.

    há 5 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  30. Isabel Pimenta Barbacinhas, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:53:00 BRST

    Bonito

    há 5 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  31. Cristina Figueira de Freitas, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:54:00 BRST

    LINDO E QUE DEUS LHE ABENÇOE POR DAR OPORTUNIDADE PARA QUE EU POSSA ME APERFEIÇOAR POIS COM UMA PROFESSORA ASSIM É BEM FACIL FAZER O DIFICIL TU TENS MÃOS DE FADA QUERIDA BJU.

    há 4 horas · Curtir · 1

    ResponderExcluir
  32. Maria Emilia Pais, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:54:00 BRST

    O seu tapete é lindo, quando puder vou fazer um para mim, obrigado por partilhar os seus trabalhos

    há 4 horas · Curtir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai tecer um, Maria Emilia Pais! Não se esqueça de me avisar quando postar... Quero muito ver o seu e anotar aqui no blog que você o teceu.
      Bjs

      Excluir
  33. Mara Silveira, disse no Facebook:sábado, 4 de fevereiro de 2012 às 01:55:00 BRST

    Simplesmente lindoooooooooooooo...c é the best mesmo

    há ± 1 hora · Curtir

    ResponderExcluir
  34. Olá Sônia...

    lindo tapete....como todos seus trabalhos

    sobre plágio é o fim da picada....ano passado nem foi plágio mas uma senhora grávida pegou uma imagem do meu blog para pedir doação de roupas de bebê...fiquei muito chateada...mas o site onde estava o pedido qdo reclamei tirou a imagem na hora....e tbm um gráfico que fiz uma crocheteira experiente pegou para um site e usou como se fosse dela.. reclamei e foi dado a mim os devidos créditos...é muito triste tudo isto....mas enfim tem pessoas de todo tipo em qualquer lugar do mundo....temos sim que nos unir contra isto...

    um abraço
    bom fim de semana
    Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseli, estou passada, amiga! A audácia está demais... Que bom que você consegui resolver os problemas sem muitas complicações... Alguns são agressivos, como no caso da Andréa que recebeu de volta palavrões... A pessoa ainda acha ruim a outra requerer os direitos... É demais mesmo... Precisamos sim, amiga, nos unirmos e sempre divulgarmos em nossos blogs. Assim as pessoas vão se conscientizando de que essa pratica não é legal e muito menos simpática, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
    2. Concordo plenamente, juntas poderemos conscientizar, o meu intuito sempre foi este desde 1996 onde a internet no Brasil era da época da válvula,mas infelizmente temos que tomar atitudes para proteger o que é de direito nosso.

      Excluir
    3. É verdade, Andrea! Proteger o que é nosso de direito é a melhor forma de valorizarmos as nossas criações.
      Beijos

      Excluir
  35. hola amiga tus trabajos son muy hermoso me gustan mucho por que aprendo y son importante para mi gracias querida por enviarme tus ideas que son fabulosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Florita querida!
      Que bom falar com você, amiga!
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  36. Bom dia!esse tapete é muito lindo,a flor do quiabo eu não conhecia,sua fotos ficaram ótimas.Seu blog é maravilhoso e obrigada por sua generosidade em ensinar não tenho blog e também não concordo com o plagio.Sônia um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Oi!Bom dia,o tapete é lindo,a flor do quiabo não conhecia,seu blog é muito bonito maravilhoso.obrigada por você ensinar tudo,bela atitude,coração generoso não tenho blog mas concordo com você sobre o plagio,aborrece e chateia mesmo.Um beijo até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, que bom saber sua opinião! Muito Obrigada pela sua atenção! Um lindo final de semana para você. Beijos

      Excluir
    2. Sonia concordo com td oque a Sandrinalima falou e acrescento + nem tenho vontade de postar meus trabalhos, já os vi copiados e com nome de outras donas, fiquei uma fera, afinal, a gente se esforça tanto, gasta tempo, dinheiro pra outra pessoa levar a fama? uma boa noite e um bjão.

      Excluir
    3. Sirlei, nada mais desgastante do que ver nos direitos aviltados... Só acho que isso não deveria te desanimar tanto, amiga! Volte a postar e vamos brigar com essas aproveitadoras ou desinformadas... Não se anule por isso, amiga! M e dê notícias quanto postar seus trabalhos. Quero ser uma das primeiras a comentá-los, ok?
      Beijos

      Excluir
    4. Sirlei, não desanime, vamos juntas como disse a Sonia combater tudo isto, somente com a divulgação e informação poderemos ser conscientes dos direitos para que os mesmos saiam do papel.

      Excluir
    5. Juntas, nos informando e compartilhando, lançaremos sementes que devagar vão germinando e com certeza colheremos frutos maravilhosos...
      Beijos

      Excluir
  38. Sônia, estou com vcs na luta com o uso de nossas imagens por outros blogs. Só não entendo como ela usa a imagem e como ela vai entregar o produto? Se não é ela que faz nunca fará igual...
    Hoje vou tentar fazer o ponto baixo duplo que estás ensinando. Obrigada.
    Quando ao retiro no campo, que maravilha, e eu também não conhecia a flor...
    bjs e sucesso sempre pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, que notícia boa! Estou feliz em saber que você vai fazer o ponto baixo dobrado... Me avise quando postar o seu... Quero muito vê-lo e anotar aqui no blog que você o teceu.
      No caso da Andréa a copia foi do design e não da foto... Ela não usou a foto da Andréa. A foto é de flores que ela mesma teceu. A reclamação da Andrea é pelo uso do design.
      Um final de semana lindo e abençoado para você...
      Beijos

      Excluir
    2. Bem colocado Sonia, realmente, as pessoas acreditam somente em roubo de imagem, mas existe também o roubo de idéia e de desenho, assim como aconteceu com seu pega de papai noel aconteceu comigo com meu amor perfeito, abraços.

      Excluir
    3. Muito bem colocado Sonia, a maioria das pessoas acredita somente no roubo de imagens mas o roubo de desenho também existe, foi o que aconteceu com o pega papai noel da Sonia aconteceu com meu desenho do amor perfeito, abraços.

      Excluir
  39. Olá Sônia!
    Ficou muito bonito o tapete!
    E poder passar um tempinho num lugar como esses renova o fôlego e acalma o coração. Deve ter sido maravilhoso. Hoje eu moro na cidade mas venho do interior. E sinto exatamente o que disse. Há uma malícia na vida urbana. E as pessoas me chamam de ingênua, mas fazer o quê. É a minha essência...
    Já sofri muito mais por isso, mas hoje nem tanto.
    Olha, eu tô começando um blog, e ainda tenho muitas dúvidas sobre o que e como postar.
    Eu entendi o que disse sobre o design, mas se uma pessoa compra uma revista/livro e tece um trabalho? Até onde é plágio? E se disser a fonte de onde tirou o gráfico? beijos e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivy!

      Plágio é um assunto novo para todas nós... Eu mesma e várias outras blogueiras, já fizemos isso, antes de tomar conhecimento sobre o assunto...

      Vários blogs ainda fazem isso... Divulgam livros e revistas nacionais abertamente, o que acho temeroso...

      Dias atrás, ouvi uma notícia, se não me engano na CBN, de que está havendo um movimento forte das editoras e autores no combate ao plágio...
      Falavam dos vários sites de download de revistas e livros que não são autorizados. O prejuízo é muito grande para os autores e editores, que neles apostaram uma grande quantia...

      A lei aqui no Brasil anda a passos de tartaruga, mas acredito que esse assunto vá ser tratado com maior rapidez devido a grande proporção que tomou...

      Respondendo a sua pergunta... Você pode sim tecer e divulgar uma peça igual a do blog, revista ou livro, que você comprou ou ganhou, devendo assim dar os devidos créditos a quem a criou... O que acredito não se possa fazer é postar a receita... A não ser que seja autorizada pela editora ou autor...
      Existem designers de crochê, como eu, que disponibilizam gratuitamente seus projetos no entanto não autorizam postarem receitas, gráficos ou pap. Eu por exemplo não faço crochê para venda, mas no entanto ganho pelo conteúdo do blog e cliques nas propagandas do meu blog. Por isso sempre peço em contrapartida um link para o meu post ou blog. Se alguém pega meu passo-a-passo, gráfico ou desenho sobre foto a leitora dessa pessoa não terá porque vir aqui me visitar e conhecer meu trabalho... E assim eu estarei sendo prejudicada financeiramente...

      Existem designers como a Andréa que não disponibiliza seus projetos e nem autoriza que os teçam para qualquer fim... Ela, a autora, é que pode tecer, vender e expor aquele modelo. Ela tem exclusividade nas suas peças, o que é um direito dela também... Apenas ela quer explorar e ganhar com os seus desenhos... Ela vende suas peças... Exemplificando: Um fabricante de celular, carro, geladeira, o que quer que seja, não pode fabricar um produto identico ao do seu concorrente, com a mesma roupagem de uma outra fabrica... Ele pode fazer com todas as funções menos do mesmo modelo. Entendeu? Não basta mudar a cor. Tem que se mudar o modelo... E aí vai da criatividade de cada um...

      Às vezes pegamos a ideia de uma flor de crochê, modificamos e ela fica até mais bonita e funcional que a que te inspirou, não é isso? Espero ter clarificado o assunto para você.

      Um lindo final de semana pra você...

      Bjs

      Excluir
    2. Vivy, me esqueci de te dizer que existe um prazo para que esses projetos se tornem publico... Publico no sentido se você poder fazer o seu idêntico ao meu, entende? Tipo remédio genérico... Exemplo: O laboratório que pesquisou e descobriu a formula ideal para a cura de um determinado mal, tem o direito de explorar sozinho por tantos anos comercialização... Depois disso outro laboratório pode fazer o genérico que tem formula idêntica a dele mas com outra embalagem e com o nome científico do remédio... Ex.: Novalgina e Paracetamol (genérico). Ele não pode lançar com o nome que o laboratório deu pra ele... Isso vale para carros etc... E assim deveria ser no nosso meio...

      É muito complexa a lei dos direitos autorais. Não sei como ela vai se adequar aos nossos casos, mesmo porque aqui não temos como registrar nossas criações. Se não me engano na industria química de remédios esse prazo para para exploração de 10 anos... Assim ele terá o retorno do que investiu nas pesquisas... Preciso pesquisar novamente para saber ao certo.

      Beijos

      Excluir
    3. "Você pode sim tecer e divulgar uma peça igual a do blog, revista ou livro, que você comprou ou ganhou, devendo assim dar os devidos créditos a quem a criou... O que acredito não se possa fazer é postar a receita... A não ser que seja autorizada pela editora ou autor... "

      Você está certa Sonia, independente de onde você tirou a inspiração para tecer a peça, se você publicar na internet ou em qualquer lugar, deve dar os créditos de onde saiu, e principalmente, verificar se também isto está autorizado sempre consultando o que muitas vezes passa desapercebido para muitas. Nos encantamos com capas coloridas, receitas maravilhosas em revistas e blogs, mas o principal está sempre descrito no editorial das revistas 9aquela aprte com letrinhas miudas), infelizmente as revistas brasileiras não tem um padrão editorial com política autoral, as revistas importadas são maias sérias dizendo sempre que todo o conteúdo da revista é somente para uso pessoal, ou seja, você não pode tecer e sair vendendo a peça que está com receita na revista e etc.

      "mesmo porque aqui não temos como registrar nossas criações", sim temos Sonia, no Escritório de Direitos Autorais, você pode registrar suas imagens das peças e fazer um descritivo do seu trabalho, como se fosse uma "revista pessoal" como obra não publicada mesmo que já tenha sido postada na internet. A lei já te assegura o direito de criação pela imagem publicada na interenet desde que ela seja inédita, não adianta você pegar de uma revista ou site, tecer e mudar um pouquinho porque se você registrar que é sua a criação é perjúrio. Acho que deu pra entender? É complicado mais um dia chegaremos lá, muita gente vai dizer que tudo isto é impossível, não copiar as revistas, não publicar gráficos de revistas, não tecer peças inéditas de blogs e tomar autoria para si 9as vezes a pessoa não sabe, mas as vezes é avisada e retorna com descrédito acreditando que nada pode acontecer se continuar fazendo isto) mas, eu acredito que as editoras brasileiras não vão muito a fundo nisto porque gostam também da divulgação, porque com a internet e os sites de download bombando material pirata elas estão literalmente quebrando e a qualidade editorial (quantidade de receitas inéditas) está baixissimo, então, não vende revista, e não vendendo revista já sabe o que acontece.
      O domínio público, ou seja, o prazo que vence o direito do autor sobre a obra (não que o autor seja desqualificado, ele será sempre o autor, mas outras pessoas poderão usar comercialmente sua obra) é depois de setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor.É o que acontece com publicações como Contos de Fadas e muitos outros. O direito Autoral é muito complexo mas é bem fácil seu princípio: se não for seu, não mexa com ele, se ele existe é poque já tem dono, então, saiba muito bem o que você está pensando em fazer com o trabalho dos outros porque não há desculpa.

      Excluir
    4. Andrea, eu disse que aqui não é possível porque já tentei registrar e não consegui... A resposta era sempre a mesma. Impossível efeturar o registro... Isso foi em 2008... Perdi um tempo louco atrás disso e nada... Nem sobre Copyright no Brasil, encontrei na época... Agora já tenho visto alguma coisa... Pergunto: Você já registrou algum projeto de crochê? Ou sabe de alguém que tenha feito? Estive no site do EDA e não encontrei nada que me esclarecesse sobre isso. Gostaria muito da sua orientação de como registrar as nossas criações. Esse é um outro assunto que é de grande interesse de toda nossa classe.
      Beijos

      Excluir
    5. Querida Sonia, somente estou aguardando os tramites do registro para escrever sobre o assunto com clareza, te enviei um e-mail descrevendo que estou fazendo, dá uma passada na sua caixa postal, beijos.

      Excluir
  40. PARABÉNS PELOS SEUS BELOS TRABALHOS.CONCORDO QUE A CIRCULO PODERIA AUMENTAR O TAMANHO DO CONE,FACILIDARIA BASTANTE PARA NÓS.
    VAMOS NOS UNIR CONTRA O PLAGIO,ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, posso te chamar assim? Muito Obrigada, pela visita e comentário!
      Bjs

      Excluir
  41. Hola Sonia!!! es un gusto siempre visitar tu blog!!!! hermosa la alfombra sos tan prolija que te felicito!!!!
    Es una suerte que podamos interactuar ahora con los comentarios, solo que hay que acordarse de volver jajjajaj
    que disfrutes mucho en tu granja y entre la naturaleza, hace muy bien para el cuerpo y para el alma!!!
    y con respecto al robo de trabajos o imágenes, que creo es eso a lo que te referís, me indigna que usen las imágenes o sea el trabajo de otra persona y se den crédito ellas, que cada una haga lo suyo y si lo copia o aprende a partir de ese trabajo que por favor mencione en su blog de donde tomó la idea, un beso muy grande y hasta pronto
    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela, estive no seu blog e adorei o assento novo que você fez para a sua cadeira de escritório. Ela ficou linda!
      Amiga, muito obrigada pela sua amizade e atenção!
      Beijos

      Excluir
  42. Olá Sonia,muito boa tarde! Vejo que também já terminou seu tapete de ponto baixo dobrado, adorei o padrão do seu ficou maravilhoso, eu também fiz um mas numa outra cor, quero agradecer por ter partilhado a sua sabedoria com todas nós,desejo um final de semana maravilhoso,beijos com carinho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eunice, fui no seu blog e fiquei encantada com o seu tapete... Ele ficou muito lindo... O matizado perfeito... Queria o meu matizado uniforme como o seu.... Deixei várias perguntas sobre o fio no seu blog... Aguardo sua resposta amiga...
      Agora vou anotar no blog que você o teceu e fazer um link para o seu post.
      Beijos

      Excluir
    2. Olá minha querida, realmente o matizado do seu ficou um pouco irregular mas não deixa de ter a sua graça, Sonia eu usei uma trama que se vende aqui em Portugal, e tem 1000m é bem gostosa de trabalhar e trabalha-se com agulha 4mm... É uma novidade aqui está trama,eu estou a adora-la... Neste momento estou a trabalhar mais uma peça nesse ponto, mas noutra cor também colorida. Espero ter explicado tudo,beijos e mais uma vez obrigada pela sua boa vontade de ensinar maravilhas...

      Excluir
    3. Eunice, que bom que está fazendo mais uma peça com o ponto baixo dobrado. Isso é sinal que gostou muito dele. Ele é mesmo apaixonante.

      Quanto ao fio, gostaria de saber o nome dele e do fabricante. Vou tentar comprá-lo pela net. Para isso preciso saber o nome do fio e também do fabricante.

      Beijos

      Excluir
  43. gracias por aceptarme en tu blog yo quiero aprender soy de veracruz ver mexico pero radico en Villahermosa tabasco conosco muy poco del manejo del internet y el correo que di en tu pag es del facebbok el del meseeguer me lo hakearon era el mismo con @live bpero lo cambie a hotmail por eso tengo en el facebook lucymorena57@live.com y en el messenguer lucymorena57@hotmail.com dios te bendiga y gracias por tu amistad Sonia Maria y yo para mis amigas Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer ser sua amiga, Lucy!
      Seja muito bem-vinda!
      Adorei, falar com você!
      Beijos

      Excluir
  44. Olá ,sou leitora assidua do seu blog,e adorei as novidades,vou me sentir mais próxima da professora...e amiga.quero agradecer por tudo de maravilhoso que você passa pra nós,sou crocheteira (mais ou menos)mas tenho muita vontade de fazer as coisas lindas do seu blog,pode estar certa que tento até conseguir,adoro fazer presentinhos para meus (8)netos.
    Quanto ao plágio,acho que só tem uma explicação,falta de capacidade e alguma coisa mais ,chamada respeito pelo trabalho do próximo.
    Um grande abraço e mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Mary!
      Adorei, saber e falar com você, Mary!
      Beijos

      Excluir
  45. Olá Sônia Maria,
    O tapete ficou lindo e parece bem confortável.
    Ah! como eu gosto do campo!!! e... realmente sua cunhada é caprichosa, que delicadeza!!
    Quanto ao campo "Responder" no blog:Outro dia fiquei pensando em como voce fez para utilizar esta configuração(tão interativa),agora já sei como fazer.
    Quanto ao "Plágio": ainda hoje fiz uma postagem com imagens minha, porém inspirada em fotos que vi na net.Como esqueci de anotar o site e não encontrei ainda,fiquei mui aborrecida então coloquei uma observação em destaque.
    Bem, acho que já deu para entender como me sinto em relação a isto.
    Novamente,
    Obrigada pelas aulas, dicas e por nos manter informadas(os).
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia estive no seu blog e vi seu post... Ao meu ver ele está correto. Você não está postando receita e nem foto alheia. Você apenas se inspirou em um outro e até citou esse fato. Se o autor do projeto proibia sua reprodução... Daí é uma outra conversa. Vamos a partir de agora prestar mais atenção nisso... Quanto mais corretos estiverem nossos blogs, melhor pra nós, não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Marcia, mas se você colocou esta observação se o dono (autor) achar um dia vai entender perfeitamente e talvez irá entrar em contato contigo explicando tudo, sem problemas, voce foi consciente em fazer esta observação, e isto é ótimo, abraços.

      Excluir
    3. Marcia, concordo com a Andrea! Sua atitude alem de consciente foi muito elegante!
      Beijos

      Excluir
  46. Olá Sonia Maria,td bem?Parabéns pelos belos trabalhos,como sempre,lindissimos!!!
    Que Deus continue a abençoar as suas mãos,sempre.!Bjim,Valkiria.

    ResponderExcluir
  47. Obrigada pela informação!
    Quando eu coloquei uma receita de uma uma toalha que fiz de uma revista no blog, me senti um pouco desconfortável.
    E depois de sua explicação, entendi porque.
    Eu posso colocar a fonte da revista, mas não postar as informações contidas nela, correto? Assim como livros ou informações de outros blogs.A não ser que a peça fosse criação minha. Mas ainda não entendo como garantir o direito autoral.

    Acho que ainda teremos muitas discussões sobre plágios.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Vivy! Esse assunto é muito novo pra nós... Devagar vamos nos informando e enquadrando os nossos blogs de acordo com a lei... Já deletei muitos post antigos do meu blog e ainda pretendo deletar mais... Devagar vou organizando a casa...
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Vivy, pegando o gancho da Sonia, você pode postar até a foto da revista, dizer que gostou, tecer a peça da revista, tirar sua foto e postar, mas sempre dizendo de onde você tirou a peça, com relação aos gráficos, não. Se todo mundo postar os gráficos e o modo de fazer das revistas como ficam as editoras sem vender revistas já que todo o conteúdo está gratuito na internet. Entendeu qual é o maior problema além de ferir os direitos de quem criou e produziu a peça que está na revista? Não é tão somente uma questão moral e sim econômica, por isto so direitos autorais também se enquadram no código penal brasileiro e infrações, dependendo da gravidade, também são puníveis com cadeia. Abraços.

      Excluir
  48. Muito bom também a dica do Tear dos Sonhos Sonia, Muito bom o post, somente a título de informação, isto chama-se metadado de cada foto ou em inglês Metadata. O Metadado é gravado na foto digital em forma de arquivo que identificará o proprietário, contato, equipamento e dados de como aquela foto foi tirada, data e os direitos autorais daquela imagem. Alguns metadados são criados pela camera e outros são adicionados pelo autor da imagem através de um software.Ou seja, se alguém disser que sua foto não é sua, você tem como provar com o metadado, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi maravilhoso e bastante esclarecedor, Andrea!

      Ainda tenho muito que aprender em relação aos direitos autorais.

      Que tal você fazer um post bem claro sobre tudo isso? Acredito que todas as amigas crocheteiras te agradeceriam de coração... Vou aguardar sua resposta.

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Sonia, vou sim, fica o o comprometimento, não que eu seja uma especialista no assunto, meu conhecimento vem desde 1996 também pesquisando e conversando com a área jurídica, isto tuo é muito novo no ambito digital, somente estou aguardando o desfecho de tudo isto para dar meu parecer público, beijos!

      Excluir
    3. Que bom, Andrea! Estou feliz em saber... Assim vários pontos serão esclarecidos e todas nós ganharemos com isso.
      Beijos

      Excluir
    4. Com certeza Sonia, mesmo que a justiça ande a passos de tartaruga como estou me informando e concluindo através de meus advogados, conhecimento nunca é de menos, estou sempre a disposção de quem precisa de informação, beijos.

      Excluir
  49. parabens seus trabalhos sao perfeitos.gostaria de saber qual barbante que posso subistituir pelo barroco p/ fazer esse tapete.um otimo domingo p/ voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa,
      você pode usar qualquer barbante...
      Mesclado conheço apenas o barbante barroco da Circulo. Ele é muito bom... Descobri que ele vem em embalagens de 400g, o que já melhora um pouco o desenho...
      Se o fizer não se esqueça de me mandar uma foto. Terei imenso prazer em ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu.
      Uma semana linda pra você...
      Beijos

      Excluir
  50. Querida Sonia, gostaria que me ajudasse, explicando como se faz o tapete coração em crochê. Já tentei mas não deu certo. Poderias me ajudar? um abração e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sirlei,
      não sei de qual modelo tapete coração você está falando... Por esse motivo tomei a liberdade de sugerir que faça um tapete de SQUARES DE CORAÇÕES, modelo da nossa profª Elaine:

      http://elainecroche.blogspot.com/2007/09/vdeos-em-croche-68-square-corao-incio.html

      http://www.youtube.com/watch?v=IMLPz2z6mtQ

      hhttp://www.youtube.com/watch?v=TQ01ij28vjk

      Beijos

      Excluir
    2. Sonia, o tapete que não entendi e quero aprender, é o tapete coração da aula de 05/10/2011 com a profa. Maria José da Silva Alves, no programa Mulher. Já vi e revi muitas vezes o vídeo e não consigo entender como terminar o coração aplicando os quadrados da flor catavento ou similar. Não consigo crochetar um quadrado no tapete, só consigo costurar cada um por vez e aí além de demorar muito, não fica perfeito, fica um pouco repuxado. Por isso não consigo acertar o tapete em forma de coração.

      Excluir
    3. Sonia, o tapete coração foi feito pela profa. Maria José da Silva Alves, programa Mulher em 05/10/2011. Vi e e revi diversas vezes o vídeo e não consigo entender nem fazer o acabamento que é crochetar os quadrados ao redor do tapete. Tenho costurado um a um, mas não fica bom e fica repuxado. Porisso te pedi ajuda, espero conseguir, pois esse tapete é maravilhoso e QUERO, TENHO que conseguir aprender.

      Excluir
  51. Oi, Sonia.O tapete ficou lindo,independente do matizado ser regular ou não.Qto ao plágio,todas já se expressaram, só posso dizer que é lamentável o caráter das pessoas que fazem isso. Podemos nos unir e nos dirigir à Circulo,requisitando o cone "grandão". Vou fazer isso tão logo termine minha "conversa" com vc. Bj e, como sempre,muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ideia excelente, Cidinha! "A união faz a força", não é mesmo?
      Beijos

      Excluir
  52. Oi Sônia, tudo bom com vc ?
    Eu achei tão delicada a toalhinha de plástico que vc falou, nossa pensei tb que era de croche, queria muito faze-la, mas seria pra mim,impossível no olho, vc sabe se alguma das meninas já fizeram? Eu gostaria muito de fazer tb.
    Um grande abraço, muito sucesso nesse novo ano!
    fica bem!
    su

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Susi!
      Não sei de ninguém que tenha feito uma parecida com essa.
      Ela é de uma delicadeza impar e invulgar.
      Quando ampliamos a foto, podemos ver que ela é toda em correntinhas.
      Não se vê um ponto alto nela.
      É um projeto que a primeira vista parece simples, no entanto ele não é tão simples assim. Estou muito sem tempo para tentar desvendar esse mistério. Numa correria sem fim. Nem meus e-mails tenho conseguido ver.
      Vamos ver se alguém se habilita...
      Beijos

      Excluir
  53. Sônia Maria, acabei "nosso tapete" neste instante e nem esperei a luz do dia para fotografá-lo. Já vou começar o da minha filha.

    Feito nesta cor, não tem efeito nenhum de desenho; só ficou rajado. Você tem toda razão em reivindicar uma metragem maior para o desenho ficar mais uniforme. Vou engrossar a turma que vai pedir um cone grande para não ter emenda e resultar num desenho contínuo.

    Grande abraço, Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecília!
      Seu tapete ficou belíssimo...
      Que fio você usou?
      O cone é de 1000 m?
      Qual agulha usou?
      Seu fio foi comprado onde?
      Quero comprar dele para fazer um tapete com desenhos mais uniformes...
      Fiz anotação nos dois posts do tapete que você os teceu.
      Beijos

      Excluir
    2. Cecília vou aguardar foto do próximo tapete... Beijos

      Excluir
  54. Ficou lindo amiga, vou fazer também, adorei...beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amiga! Me avise quando postar. Quero muito anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog, ok?
      Bjs

      Excluir
  55. Boa tarde e bom domingo, adorei o tapete, o ponto, vou também usá-lo...beijocas

    ResponderExcluir
  56. Olá Sônia, estou tecendo um tapete com esse ponto, com barbante simples verde, daí gostaria de enfeitá-lo com uma flor de crochê para dar um charme, você tem algum modelo para me indicar? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaise, com certeza o seu tapete, em uma unica cor, ficará lindo!

      Acho realmente charmoso flor em tapete, no entanto precisamos encontrar a melhor forma de como utilizá-las...

      Sugiro a você que não aplique a flor sobre o tapete e sim que teça mudando apenas a cor do fio. Assim sua flor vai ficar no mesmo nível do tapete e você evitará acidentes. A flor em alto relevo pode ser perigosa...

      Escolha um gráfico de uma flor, em ponto baixo, e adapte-a ao seu tapete... Você pode tecê-la só em um dos lados ou dos dois se preferir. Assim, seu tapete vai ficar lindo e seguro.

      Kaise, essa é a forma correta de você ter uma flor em um tapete.

      Se você simplesmente tecer uma flor e depois aplicá-la sobre o tapete, ela vai ficar alta e isso pode ser uma oportunidade para uma pessoa se acidentar. Sem dizer do desconforto de se pisar sobre ela.

      Portanto minha sugestão é que faça o seu tapete em crochê jacquard... Assim você vai estar protegendo sua família ou de suas clientes se as tiver...

      Demos ter muito cuidado como os nossos tapetes em casa. Principalmente nas casas onde residentem idosos, onde os médicos recomendam que sejam retirados para evitar acidentes.

      Quando teço um tapete com flores, as teço sempre no mesmo nível e uma bem pertinho da outra, assim evito que as pessoas pisem em falso e se acidentem.

      Há alguns anos atrás teci um tapete rosa, o TAPETE DANIELA, que pelo fato de uma flor ser um pouquinho distante da outra, sugeri que ele fosse usado como tapete de beira de cama.

      Tapete pra mim não deve ter relevos... Assim não dou sorte para o azar.

      Os tapetes com flores esparsas, uma aqui e outra acolá, podem até serem bonitos, no entanto não são seguros e nem confortáveis. Essa é a minha opinião sobre eles.

      Beijos

      Excluir
  57. Olá Sônia Maria,parabens pelos seus trabalhos, lindo tapete, gosto de vêr seus trabalhos magníficos,por isso passo muitas vezes pelo seu blog, ás vezes tiro umas ideias para fazer algumas golas para mim,quer dizer para meu uso pessoal, espero que você não considere isto como plagio. Desculpe qualquer inconveniente.Beijos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizete, isso não é plagio, amiga!
      Você pode sim pegar minhas receitas e fazer peças para você ou para vender. Se puder me mande fotos delas... Ficarei feliz em vê-las e anotarei aqui no blog que você as teceu. Vou aguardar uma resposta sua.
      Beijos

      Excluir
  58. Sonia Maria, você é nota mil,adoro todos os seus trabalhos. São perfeitos estou sempre visitando o seu site, pois fico encantada, quanto a esse belissímo tapete, vou tentar fazer um. Sônia tudo de bom e fica com Deus, obrigado. Beijosssssssssss!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo (a), Muito Obrigada, pela atenção!
      Se o fizer lembre-se de me mandar uma foto para que eu possa anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para a foto dele, ok?
      Beijos

      Excluir
  59. Sonia querida,
    vim agradecer e retribuir a gentileza.
    Seu tapete ficou lindo,adorei a cor,bjs

    ResponderExcluir
  60. Kaise, com certeza o seu tapete, em uma unica cor, ficará lindo!

    Acho realmente charmoso flor em tapete, no entanto precisamos encontrar a melhor forma de como utilizá-las...

    Sugiro a você que não aplique a flor sobre o tapete e sim que teça mudando apenas a cor do fio. Assim sua flor vai ficar no mesmo nível do tapete e você evitará acidentes. A flor em alto relevo pode ser perigosa...

    Escolha um gráfico de uma flor, em ponto baixo, e adapte-a ao seu tapete... Você pode tecê-la só em um dos lados ou dos dois se preferir. Assim, seu tapete vai ficar lindo e seguro.

    Kaise, essa é a forma correta de você ter uma flor em um tapete.

    Se você simplesmente tecer uma flor e depois aplicá-la sobre o tapete, ela vai ficar alta e isso pode ser uma oportunidade para uma pessoa se acidentar. Sem dizer do desconforto de se pisar sobre ela.

    Portanto minha sugestão é que faça o seu tapete em crochê jacquard... Assim você vai estar protegendo sua família ou de suas clientes se as tiver...

    Demos ter muito cuidado como os nossos tapetes em casa. Principalmente nas casas onde residentem idosos, onde os médicos recomendam que sejam retirados para evitar acidentes.

    Quando teço um tapete com flores, as teço sempre no mesmo nível e uma bem pertinho da outra, assim evito que as pessoas pisem em falso e se acidentem.

    Há alguns anos atrás teci um tapete rosa, o TAPETE DANIELA, que pelo fato de uma flor ser um pouquinho distante da outra, sugeri que ele fosse usado como tapete de beira de cama.

    Tapete pra mim não deve ter relevos... Assim não dou sorte para o azar.

    Os tapetes com flores esparsas, uma aqui e outra acolá, podem até serem bonitos, no entanto não são seguros e nem confortáveis. Essa é a minha opinião sobre eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  61. Olá Sonia,
    Embora eu pareça nova por aqui, sou sua fã de carteirinha, só nunca me pronunciei.
    Admiro muito seu trabalho e a sua dedicação aos que te seguem.
    A minha opinião sobre plágio não é diferente das demais.
    Tenho um blog, e gostaria muito que o visitasse. Sua opinião para mim é de grande valor.
    Neste blog, tenho sempre o cuidado de dizer de onde tirei as idéias, deixando inclusive os links, e também de dizer quando as imagens não são minhas, mas não sei de quem são. Isso não nos custa nada e nos faz ser melhor.
    Fiquei encantada com as fotos da fazenda.
    Parabéns pelo teu blog, é fantático.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz em saber da sua amizade, Tell.
      Vou lá te fazer uma visita... Me aguarde!
      Muito obrigada, pela sua atenção, carinho e amizade!
      Beijos

      Excluir
    2. Estive no seu blog e deixei duas sugestões para você...
      Beijos

      Excluir
  62. Muito lindo o seu tapete e muito fácil a sua didática em transmitir os seus conhecimentos.
    Quanto ao Plagio tbem sou contra devemos fazer uma campanha para que isso não continue acontecendo.
    Vamos torcer para que a Circulo não demore em fabricar um Cone de 1000 metros.
    Muito linda a sua fazenda que me deu a oportunidade de conhecer a flor do Quiabo
    lindíssima.
    Um grande abraço
    Dete

    ResponderExcluir
  63. Hola gracias por todas esas explicaciones que me das,me son super útiles,intentare hacer fotos con fechas ,no digo que algo es mío si no es así pero a mi me lo han hecho y se que da mucha rabia,siempre te siguó y siempre te estoy agradecida por todo

    ResponderExcluir
  64. Felicidades Sonia!! la manta quedó preciosa y el tapete me ha enamorado, es bellíosimo. Me alegra que haya pasado unos diás lindos en la hacienda, besos

    ResponderExcluir
  65. Olá Sônia Maria,ando um pouco longe dos blogs pois estou fazendo croches e fa-
    zendo aula de tricô com uma peruana no blog dela,achei maravilhoso!
    Sônia tenho um blogspot mas até hoje não sei postar nada lá,li a respeito disto em seu blog mas não consegui,pois tenho muitas dificuldades de aprender essas coisas.Obrigada pelo carinho de estár sempre postando alguma coisa em meu e-mail,voce é maravilhosa.Bjs.Quem sabe um dia eu aprendo mexer em meu blog
    e voce possa me visitar.(www.crochesdarita.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza aprenderá sim, Sinha! Todas nós tivemos dificuldades no início... Persevere que dará tudo certo.
      Bjs

      Excluir
  66. Nossa ficou lindo o seu trabalho. Me deu até vontade de inovar com esse ponto tbm...
    Estou pensando em fazer uma bolsa usando o pbd, só que com a linha Anne que é mais fina que o barbante e não vai deixar a bolsa tão encorpada quanto o tapete, você acha que vai funcionar?

    Att,
    Joelma Alves Ribeiro
    Em 6 de fevereiro de 2012 10:01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, vai ficar linda!
      Uma amiga fez um cinto com a Libra Esterlina e ficou lindo...
      Me mande foto se a tecer... Gostaria muito de ver seu trabalho e de anotar no blog que você a teceu com esse ponto.
      Beijos

      Excluir
  67. Boa tarde! Sônia

    Amo seu blog e resolvi fazer um de trabalhos tapete de lã com ponto argola,
    amei faze-ló não ficou perfeito como o seu mais eu gostei muito na verdade
    fiz uma passadera na cor roxa para o quarta de minha filha.

    Gostaria muito se possível que você desse sua autorização para postar seu video aula em meu blog http://simplesmaiscomamor.blogspot.com. Bom na verdade eu já postei e gostaria que comentasse sobre o assunto se não ficou do seu gosto eu prometo retirar no meu blog.

    Obrigada pela atenção.

    Marta Pagliotto Ribeiro.
    1 fev (6 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, seu trabalho ficou lindo!
      Vou agora anotar lá no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog.
      Quanto ao meu vídeo você pode sim postar no seu blog. Eu apenas peço, em contrapartida, que faça um link do meu blog no seu post. De preferencia do post a que ele pertence, ok?
      Beijos

      Excluir
  68. Hola Sonia

    Soy de Mexico, recibe un saludo desde aquí.
    No he podido responder en tu blog, lo visito constantemente y me gusta mucho.......... Te cuento que soy voluntaria (no recibo pago alguno) en VIFAC que es una asociación civil en donde se alberga a jovencitas embarazadas, ahí les doy clases de tejido, a ellas les gusta tejer cositas para sus bebes y de aquí he tomado algunas ideas, les tejo una muestra y luego se las llevo.......... Es muy gratificante mirarlas cuando han terminado alguna prenda.

    muchas gracias y un fuerte abrazo

    Lilia Silva
    4 fev (3 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilia, estou emocionada com seu e-mail... É muito gratificante saber que de alguma forma tenho ajudado vocês.
      Vou ficar muito feliz em ver as fotos dos trabalhos... Vou aguardar...
      O meu carinho a cada jovem grávida e o desejo de que seus filhos sejam saudáveis e lhes tragam muitas felicidades...
      Beijos

      Excluir
  69. Luciene Rodrigues , via Gmail disse:Feb 6, 2012 02:19 PM
    Adorei seu tapete de crochê ponto baixo dobrado, gostaria de ter tempo de fazer, pois adoro crochê quero que conheça meu blog http://lutyartescrochet.blogspot.com/ nele tenho muitos trabalhos e curiosidades que encontro na net e das amigas blogueiras que me enviam novidades. Pois o artesanato em geral já me ajudou a superar desafios que vida me mostrou.
    Sei que algum lugar tem uma pessoa que precisa descobrir seu talento e apaixonar pela arte de criar; não importa se for usar papel, crochê, tecido, mdf ou qualquer material... Dividir isso no meu blog é um grande prazer..... seja muito bem vinda!!! Bjus!!
    Em 4 de fevereiro de 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, estou feliz por você ter gostado tanto do meu blog...

      No entanto, eu não autorizo o post dos meus gráficos e passo-a-passo, como você pode ler no início do blog...

      Permito que poste uma foto da peça pronta e em contrapartida peço que faça um link para o post onde se encontra o meu passo-a-passo ou gráfico...

      Eu não faço crochê para fora. Minha renda vem do que recebo do Adsense pelo conteúdo do meu blog, pelo numero de visitas e pelos cliques nas propagandas.

      Se eu permitisse que as amigas postassem minhas receitas e gráficos suas leitoras não se interessariam em ir até lá conhecer o meu trabalho. E assim eu perderia dinheiro...

      No meu blog tem anotações claras sobre o que autorizo e o que não autorizo...

      Por tudo isso te peço deletar minhas fotos com gráfico e passo-a-passo do seu blog, deixando apenas a foto da peça pronta, com link e uma recomendação sua para que sua leitora amiga visite meu blog. Sugiro que faço o mesmo com as fotos das outras amigas blogueiras também... Fiquei horrorizada com a quantidade de plágio no seu blog.

      Plágio é crime... Pense nisso...

      Conto com a sua compreensão e apoio.

      Sônia Maria

      Excluir
    2. Sugiro a amiga ler os posts da Sonia sobre o assunto:

      http://falandodecrochet.blogspot.com/search/label/PLAGIO

      http://falandodecrochet.blogspot.com/search/label/PL%C3%81GIO%20DOS%20MEUS%20TRABALHOS

      Realmente Sonia precisamos fazer uma campanha de cosncientização, muitas pessoas não tem ideía nem de que se trata isto, beijos.

      Excluir
  70. Ola Sonia
    Gostaria de saber o que e considerado plagio? Quando você nos ensina um modelo ex: o tapete em ponto baixo maravilhoso que acabou de postar,e eu faço um iqual para vender atraves do meu blogg isso e plagio?
    Um abraço
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, os meus que você fizer pode postar a vontade... No início do meu blog tem um aviso onde eu digo que minhas receitas são gratuitas e autorizo o post,venda, etc...
      Não autorizo postar meus gráficos e passo-a-passo... Está tudo muito claro...
      Existem outros autores que não autorizam... Como exemplo cito a Andrea... Ela não ensina e não autoriza que postem ou vendam... Ela detém todos os direitos sobre as flores dela...
      Esse assunto é muito complexo...
      Para que você tenha uma ideia, a maioria das editoras de revistas estrangeiras não autorizam que você venda as peças que você tece copiando das receitas pelas quais você pagou por elas... Você pode tecer apenas para o seu uso pessoal... Então isso depende do que autoriza ou não cada proprietário dos seus direitos autorais...
      Já a maioria das revistas brasileiras não definem claramente quanto aos seus Direitos Autorais...
      Há algum tempo atrás ouvi na CBN, se não me engano, que os editores e autores de livros estão fazendo um movimento para mudar essa farra de post e downloads... Portanto acho que teremos novidades, mudanças de atitudes e de cultura por aqui... Essa cultura de achar que tudo que se vê na na net não tem dono, está totalmente errada... Portanto não custa tomarmos nossos cuidados e irmos adequando nossos blog aos novos tempos...
      Logo, logo, podem começar notícias de revistas estrangeiras atrás do que lhes pertence... Nós que temos blogs somos fáceis de encontrar... Google e Blogger têm nossos endereços telefones etc... Portanto mãos a obra para arrumarmos nossos blogs o quanto antes possível...
      Com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
    2. Bem clara sua explicação Sonia, cada autor sabe o que quer com seu trabalho, as pessoas que gostam de divulgar imagens devem tomar cuidado com isto também, beijos.

      Excluir
  71. Olá Sonia como vai? Espero que esteja bem. Lembra de mim? De vez em quando te perturbo com minhas dúvidas rsrsrs. Segue mais uma: no meu blog gostaria de publicar fotos de revistas que eu tenho e muuuitas
    Posso publicar sem problemas?? Outra coisa, estou terminando uma manta que copeie do seu blog, só mudei o barrado, lembra daquela manta que comentei que ficou faltando uma carreira antes do barrado, então é essa mesma, assim que terminar, te envio a foto e conversamos sobre eu poder publicar no meu blog e o que posso dizer a esse respeito.
    Bjs e obrigada novamente
    Jackeline Siqueira
    Executiva Avon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackeline, graças a Deus, por aqui tudo bem! Claro que me lembro sim de você...
      Quanto a sua pergunta a minha resposta é:
      Revistas não publique nunca, amiga!...
      Já retirei quase todos os posts de revista, do blog. Antes de saber que isso era crime fiz isso por pura ignorância... Agora não faço mais... Não quero encrenca com nenhuma editora e muito menos com a Justiça... Passei a postar menos, no entanto com posts de qualidade...
      Acredito que em breve vão começar a pipocar ações na justiça se é que já não estão por aí.... As editoras não vendem mais devido a essa enxurrada de revistas na net... Barrar isso e saber origem acho uma missão quase impossível, mas achar a mim e a você é fácil, fácil. Temos cadastro no Google e ele fornece nosso endereço para que entrem na justiça contra a gente, entende?... Hoje ainda não temos notícias das punições... No entanto acredito que não tardarão... Portanto não publique o que não é seu e o que não tem autorização para isso...
      Quanto a manta que você fez copiando a minha receita pode postar a vontade... Eu autorizo isso no início do meu blog... Peço em contrapartida apenas um link para o post dela, ok?
      Saiba que estarei aguardando sua foto...

      Excluir
    2. 'no meu blog gostaria de publicar fotos de revistas que eu tenho e muuuitasPosso publicar sem problemas??"

      Como a Sonia já comentou, não, o que não é seu é melhor não mexer no trabalho alheio, este é o princípio do direito autoral, se está lá é porque, antes de você criou e se ele não foi o criador, copiou de algum lugar, então, cuidado também com as referencias de onde voce posta, o autor geralmente pergunta de onde você tirou a criação dele e geralmente a resposta é "tirei de blog de fulano", então, ele pede pra você retirar o conteúdo e te pede a informação, de que blog/revista voce tirou para que ele entre em contato com a pessoa que divulgou erroneamente o trabalho dele, acho que deu pra entender? abraços.

      Excluir
  72. Olá Sonia Maria.

    Descobri seu blog hoje a procuro de trabalhos em crochê para fazer e gostei muito dele.
    Te adicionei no MSN (creio ser esse o seu: lacerda.sma@hotmail.com) para conversarmos um pouco mais.
    Gostaria de te mostrar meu trabalho. Afinal de contas creio ser difícil um HOMEM fazer crochê.
    Até mesmo em seus vídeos você começa com “Olá AmigAs” – rsrs
    Enfim, esse não é o assunto principal.
    Gostaria de aprender mais sobre essa arte e notei que no seu blog aprenderei bastante.
    Confesso que trabalhando e estudando, fica um pouco mais difícil de fazer os crochês.
    Estou lhe enviando dois trabalhos de crochê estilo Amigurumi para vc ver e se achar interessante também publicar em seu site.
    Posso ver até de achar a receita, mas agora não lembro onde pus.

    Prazer imenso conhece-la.

    Forte abraço,

    Mauricio de Oliveira
    Iperó - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maurício!
      Estou feliz em saber que tenho um leitor homem. Tempos atrás eu até escrevia "Olá, amiga (o)!" No texto era uma loucura com os os e as. Depois homem nenhum se manifestou, daí senti como se estivesse escrevendo para ninguém e parei de nominar os meninos... Agora começarei novamente, ok? Isso já está prometido.
      Adorei, ver os seus trabalhos! São lindos e muito bem feitos.
      Quanto a homens fazer crochê, por aqui ainda é incomum, no entanto no exterior, temos notícias de vários famosos que tecem, inclusive um vice-presidente americano.
      Adorei falar com você!
      Seja muito Bem-Vindo!
      Abraços

      Excluir
  73. Olá Sônia Maria,
    Passei para comunicá-la de que deletei postagens com imagens de revistas ( gráficos, receitas etc.) e editei um texto onde inserí um link para esta postagem.
    Puxa vida, sou tão preocupada com estas coisas e nem me dei conta a respeito das revistas.
    Em meu texto, explico.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, venho fazendo isso aqui no meu blog também. De acordo com o que fui tomando conhecimento do assunto, fui tomando providencias... Estou revendo meu blog inteiro...
      Beijos

      Excluir
  74. Oi Sônia!
    Espero que as férias estejam ótimas.
    Te acompanho sempre através do blog e no meu email.
    Esse tapete ficou espetacular. Parabéns pela perfeição.
    Faço crochê mas não consigo fazer peças com acabamentos tão perfeitos como as tuas.
    Aproveitando, gostaria que me desse uma sugestão de como fazer uma capinha para a bomba do meu chimarrão, pois procurei na net e não encontrei nada. Abraço rosalinafer@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. A Paz do Senhor amiga Sônia Maria!

    Por favor, tu podes me explicar?

    Eu não entendi quanto ao não autorizo: postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos...

    Geralmente, quando posto algo que não é meu, eu linko o nome da pessoa, indicando que é realizado por ela, o tal trabalho, e não por mim! Será que estarei fazendo certinho?

    Eu até hoje, nunca, postei algum trabalho teu! Todavia, te pergunto: _ Tu por acaso, tens um gráfico de pratinho? Pois eu desejo confeccionar uns docinhos de crochê, e pretendo também confeccionar um pratinho, para colocá-los dentro, pois queria muito ofertar a minha mana gêmea!

    Esperarei respostas tuas!

    Te desejo semaninha abençoada!

    Com carinho!
    Prof Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof Gi, respondendo as suas perguntas por parte:

      1 - Sobre postar trabalhos dos outros:

      Você não está fazendo certinho...
      Cada autor tem seus direitos autorais sobre a sua obra... Cada um a disponibiliza como queira ou não... Muitos não autorizam... Eu autorizo algumas coisas e deixo claro logo no início do meu blog. É muito importante respeitar os direitos autorais das pessoas ou entidades... Assim você viais a vontade do autor... Assim você evita problemas jurídicos futuros.

      2 - Eu não tenho gráfico de pratinho.

      Bons Crochês!

      Bjs

      Excluir
  76. Oi Sonia
    ficou maravilhoso o efeito degradè
    das cores,mas como voçe mencionou,se o cone fosse de 1000mt
    o efeito seria outro com certeza,mas nao deixa de ter sua beleza
    meus parabens.
    Obrigada pela dica do blog responder no mesmo post,
    nao sabia dessa novidade,quando tiver um tempo vou dar uma olhada.
    Que maravilha a casa de sua cunhada muito bom gosto, gostei desse estilo rustico vintage.Maravilha poder passar um tempo no campo,vivendo essas maravilhas tao detalhadas como voçe explica,nao existe nada melhor que a tranquilidade e a natureza.
    Feliz semana pra voçe Sonia
    sempre um prazer visitar seu blog
    bjs
    Rosa

    ResponderExcluir
  77. Oi amiga,acho os seus trabalhos maravilhosos,sempre passo por aqui para ve los,gostaria de convidar vc para conhecer meu blog.Agradeço por tudo que vc divide conosco.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loide, muito obrigada, pelo convite! visitei seu blog... Gostei muito do capricho que vi em suas peças... Deixei um recadinho pra vc. Bjs

      Excluir
  78. Aline, fui no seu blog e deixei um agradecimento a você... Muito obrigada, pela referencia carinhosa e atenciosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  79. Clarice Santos Ferreira, em 15 de fevereiro de 2012 , via Gmailquinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 às 14:55:00 BRST

    Obrigado por tudo.
    Clarice

    ResponderExcluir
  80. Olá sonia, ja estou fazendo o meu pegador e achei lindo o ponto, muito fácil, bonito e prático p o dia-a-dia, bjs mil p vc bom feriado.
    ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, que você gostou do ponto, Ju! Assim que terminar me avise, amiga! Quero muito ver o seu pegador, anotar no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog, ok? Vou aguardar...
      Beijos

      Excluir
  81. Olá. Mais uma vez visitando seu cantinho, que como sempre está repleto de inpirações. Essa tecnica alem de nova me ajudou a resolver uma pendencia antiga sobre uma bolsa. Queria uma alça diferente mas não sabia como fazer, pois as que eu tecia sempre ficavam moles demais. Com esse ponto ficou perfeito. Assim que posta-la no blog te aviso para veres como ficou.
    Vim também contar a novidade de que postei minha primeira video-aula hoje. Se puder
    dá uma passadinha lá e deixe um comentário com criticas e sugestões para que eu possa
    melhorar.
    Aguardo sua visita.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Jhully!
      Que notícia, boa! Vou lá no seu blog ver sua vídeo aula e se já postou sua bolsa... Se não, depois me avise por favor... Deve ter ficado linda sua alça da bolsa.
      Beijos

      Excluir
  82. CARINA MARTYN, escreveu via Gmail, em 10 de fevereiro de 2012:segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 às 15:34:00 BRT

    Oi, tudo bem? Voce e a Eliane sao papas do crochet eu tenho aprendido bastante coisa, sempre visito seu blog.
    Tenho uma pergunta: Para fazer um chale independente do ponto que seja comeca-se pelo fim ou pelo comeco.
    Na verdade ele e na forma de um triangulo concorda?
    Entao, como comecar?
    Ir diminuindo ou ir aumentando?
    Voce pode me ajudar nisto, estou totalmente confusa.
    Quero que o trabalho fique bonito e com um bom acabamento mais nao sei como fazer...

    Te admiro muito voce e uma pessoa excelente, e a inveja dos outros e prova de incompetencia.

    bjos
    Carina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, um xale triangular, pode ser iniciado tanto pela ponta quanto pela parte maior... Depende do modelo... Veja o xale que fiz iniciando pela parte mais larga seguindo o link. Lá tem o passo-a-passo. Beijos http://falandodecrochet.blogspot.com/2009/11/xale-de-croche-marrom-crochet-shawl.html

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca