Pular para o conteúdo principal

TAPETE FLOR EM CROCHE





Olá, amiga(o)!

Desde 2009 que vejo esse TAPETE FLOR EM CROCHÊ (CROCHET RUG) rolando na net. Desde então que o inclui na minha lista das peças que ainda quero tecer. Hoje finalmente o conclui... Em um dos blogs onde encontrei as fotos a blogueira disse ser de uma revista antiga, sem no entanto mencionar seu nome. Se você souber o nome dela e puder me dizer ficarei grata.

Esse formato de flor ficará lindo também em Suportes para Copos, Pegadores de Panelas, Jogos Americanos,  Toalhas para Mesa, Toalhinhas, Forro para Bandejas redondas, etc... Para isso, basta tecer com o fio adequado para cada peça e no tamanho que você queira, ou seja, teça quantas carreiras forem necessárias para atingir o tamanho da peça que você queira tecer.

Há alguns meses atrás, uma leitora me pediu para ajudá-la a tecê-lo. Ela não estava conseguindo acompanhar o gráfico da revista, que realmente é bastante confuso... Eu o segui apenas nas primeiras carreiras. Depois teci a minha maneira, o que a princípio foi um erro. Eu deveria ter respeitado pelo menos a quantidade de pontos altos indicados para o início de cada carreira. Não gostei dos locais onde fiz vários aumentos. Eu deveria ter tecido os pontos "V" em espaços desencontrados. Por isso postarei, hoje, apenas as carreiras corretas e claras. Vou tecer um outro tapete, corrigindo alguns pontos. Posteriormente postarei aqui a receita completa e de forma clara para você. 


Esse tapete é ideal para o QUARTO DE MENINAS. Gostei dele também no formato de  MEIA LUA para ser usado na soleira da porta... 

Eu apenas o dobrei para fotografar. Pude fazer isso porque, o teci com barbante nº 4, que o deixou bem maleável. Me deu vontade de desmanchar o acabamento e de fazer tudo novamente, prendendo uma parte a outra. Acredito que ficaria bom e o tapete não ficaria com aquele acabamento horrível, naquela parte que vai rente a soleira da porta, o que ocorre com a maioria absoluta dos tapetes em formato de meia lua. 





PASSO-A-PASSO ESCRITO E GRÁFICO DAS PRIMEIRAS CARREIRAS DO TAPETE FLOR:
Esse tapete ficaria lindo se tecido com o barbante fringe intercalando carreiras de barbante comum...
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Barbante nº 4, nas cores Bordô e Branco (eu teci com o barbante nº 4, que tinha aqui. No entanto a receita original dele é com o barbante nº 6. Eu gosto mais dos tapetes com o barbante nº 6. );
- Agulha para crochê na numeração sugerida pelo fabricante do fio. 
- Tesourinha e Agulha de tapeceiro, para o arremate.
LEGENDA DOS GRÁFICOS: 

BASE: 
Teça 6 Correntinhas (corr) ou faça um Círculo Mágico.
1ª CARREIRA:
2 Correntinhas (corr) para iniciar a carreira +
19 Pontos Altos (pa) +
1 Ponto Baixíssimo (pbx), para fechar a carreira.
2ª CARREIRA:
2 Correntinhas (corr) para iniciar a carreira +
1 Ponto Alto em "V" (pav) + 
1 Ponto Alto (pa);
Continue tecendo, 1 pav + 1 pa, até o final da Carreira (carr).
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).




3ª CARREIRA: 
2 Correntinhas (corr) para iniciar a carreira +
1 Ponto Alto Duplo (pad) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo (pad) +
2 Pontos Altos Fechados Juntos (pafj)
Continue tecendo, 1 pad +2 padv + 1 pad + 1 pafj, até o final da carr.
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

4ª CARREIRA: 
2 Correntinhas (corr), para iniciar a carreira +
1 Ponto Alto em "V" (pav) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto em "V" (pav) +
2 Pontos Altos Fechados Juntos (pafj)
Continue tecendo, 1 pav + 3 padv + 1 pav + 2 pafj, até o final da carr.
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

5ª CARREIRA: 
2 Correntinhas (corr), para iniciar a carreira +
1 Ponto Alto em "V" (pav) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto Duplo em "V" (padv) +
1 Ponto Alto em "V" (pav) +
2 Pontos Altos Fechados Juntos (pafj)
Continue tecendo, 1 pav + 5 padv + 1 pav + 2 pafj, até o final da carr.
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).


DEMAIS CARREIRA SIGA O GRÁFICO: 

GRAFICO SOBRE FOTO do meu tapete, veja ampliando a foto, que vem  logo abaixo dessas primeiras instruções para usá-lo.

Observe que, a partir do meio do tapete,  fiz alguns aumentos, muito próximos da redução de pontos (linha que separa uma pétala da outra) e um ponto logo em cima do outro.  Umas carreiras com muitos pontos de aumento e
outras com pouquíssimos. Também aumentos de forma desordenada (Início de pétala  diferente do final dela). 
Isso tudo aconteceu porque fui tecendo pro rumo e arrumando os defeitos na carreira seguinte. 

Para que o seu tapete fique mais bonito e bem certinho, o ideal é que você:
Não faça aumentos tão próximos das reduções de pontos.
Faça-os de forma desencontrada e na parte mais central da pétala.



ACABAMENTO:
Teci o PONTO CARANGUEJO em toda sua extensão. 


Antes, iniciei um novo acabamento com o PONTO PICÔ SÓLIDO. Você conhece o PONTO PICÔ SÓLIDO? O ponto é lindo... No entanto, achei que ficaria rebuscado, por isso, acabei optando pelo tradicional ponto caranguejo.

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,
Sônia Maria 

Comentários

  1. Bom dia querida Sônia.
    Um lindo trabalho,obrigada por estar sempre compartilhando esses lindos trabalhos e nos ajudando com explicações espetaculares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia será q não teria como vc por a receita dele feito como meia lua beijos

      Excluir
    2. Oi Sonia será q não teria como vc por a receita dele feito como meia lua beijos

      Excluir
    3. Aninha, é exatamente a metade do gráfico... 😘🌷

      Excluir
  2. Olá Sônia! Que lindo o tapete, ele dá um efeito maravilhoso. Obrigada por compartilhar conosco. Vou guardar a receita na minha pasta 'a fazer'. Acompanharei (como já faço há anos!)a sua página, para ver as novidades dessa e de outras receitas.
    Muitos abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela amizade carinho e atenção, Daniela! Quando fizer, seja quando for, não se esqueça de me contar, mandar foto ou link para que eu possa anotar aqui no blog que você o teceu, ok? Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho, Manuela! Ele é ideal para quarto de meninas.
      Beijos

      Excluir
  4. Sonia, ficou muito lindo!
    Adorei a ideia de faze-lo em formato de meia lua.
    Vai para minha listinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito dele no formato meia lua... E sabe como fiz isso. Apenas dobrei o tapete :) Mas ainda pretendo tecer um assim. Muito Obrigada pelo carinho, Gladys!
      Beijos

      Excluir
  5. Adoooooro quando vc começa com a sessão "tapetes". Sempre lindos e de super bom gosto.
    Obrigada,bj
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta, Silvia! Adoro tecer tapetes e às vezes disparo e não aquero parar mais... Chego a preocupar se não estou sendo muito repetitiva. Saber que você gosta é muito bom... Acho que é porque gosto de tecer peças que não fiquem guardadas... Gosto de peças práticas e para usar sempre. Nada de guardar:) Beijos

      Excluir
  6. Oi Sonia!
    Boa tarde minha flor!!!

    Parabéns pelo lindo tapete amiga e obrigada por sempre compartilhar sua sabedoria conosco.
    Amiga, serei vovó de uma menina e ficaria lindo para o quarto dela não é?
    Mas, tenho que confessar que gráficos para mim é um bicho de 70 cabeças kkkk, Obrigada minha querida, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, que bom que você vai ser vovó! Nada mais doce, amiga! Que seu netinho ou netinha venha com muita saude e traga muitas felicidades para toda família.
      Amiga ele fica lindo sim em quarto de menina. Que bom que você disse... Eu havia me esquecido de incluir isso no post.
      Ele em formato meia lua fica lindo na porta como postei aqui também... Aguarde que postarei o restante da receita escrita.
      Beijos

      Excluir
  7. Parabéns!!! lindo tapete...
    Agora ele entrou na minha lista de
    produtos que ainda quero fazer hehe

    Abençoado fim de semana!!!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e vai tecê-lo Dani. Seja quando for quando postar me avise... Vou adorar ver o seu, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog, ok?
      Abençoado final de semana para você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  8. Parabéns adoreiiiiiiiiiiiiii lindo tudo de bom,vou tentar fazer bjsssssssssssssss que Deus continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e vai tecê-lo, Fabiana. Quando postar me avise... Vou adorar ver o seu, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog, ok? Um abençoado final de semana para você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  9. Lindo, adorei. Estava atrás de um tapete,tenho dois barbantes sobrando e não sabia o que fazer, agora sei! Dá para fazer umas toalhinhas de várias cores, com fio mais fino, acho que vão ficar lindas.

    Realmente o gráfico original do tapete deixa muito a desejar. Infelizmente isso acontece muito, tenho várias revistas que me perco nos gráficos ou simplesmente não os entendo. Recentemente comprei uma revista que ensina vários pontos de crochê, mas não há gráficos e os passo a passo descrito são difíceis de entender, fiquei bem chateada, os pontos são lindos e a revista não foi barata. Fico revoltada com o jeito que tratam o consumidor, ainda mais que vejo que não é uma coisa impossível. Seus gráficos, por exemplo, são claríssimos, não contem erros e você ainda disponibiliza o passo a passo escrito, ou seja, por mais trabalho que dê, é perfeitamente possível fazer um trabalho bem feito e com capricho. Ainda mais que eu pago pelo produto não é mesmo?

    Eu falando de mais...hehe.

    Um grande beijo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você encontrou, Mell! Esse motivo floral fica lindo também em Toalhas de Mesa, Pegadores de Panelas, Jogos Americanos, etc... Basta escolher o fio que se adeque a cada peça e tecer no tamanho que queira.
      Você tem toda razão quanto as revistas. Elas são de péssimas qualidades. Suas receitas na maioria erradas ou obscuras... Acho isso um absurdo e um abuso. O pior é a exploração que fazem com as artesãs , que não ganham nada para tecendo pra eles. Já recebi inúmeros convites e me declinei de todos... Imagina, nem o endereço do blog colocam na revista. O que ganho com apenas o meu nome na revista? Eles ganham tudo e não gastam com nada... Dá sim pra fazer muito melhor do que fazem. Essas revistas é fruto do mal gosto e da incompetência e até certo ponto má fé deles. Hoje essas revistas só têm repetido tudo que tem na net e o pior que pegando na maioria das vezes peças bregas e cafonas... Ultimamente até que já melhoraram com o advindo da internet. Antigamente até bem pouco tempo era pior...
      O pior é quando ocorre o que me ocorreu dias atras... Um tapete de criação minha, numa revista como se a criação fosse de outra pessoa. Dá vontade de entrar na justiça e isso pra mim não é difícil. Tenho filha advogada, irmã, cunhado, sobrinhos etc... Mas daí vou processar o artesão e não a revista e isso acho injusto, apesar que ele deve ter declarado que era criação dele. É simplesmente desestimulante... Desculpe o desabafo, amiga! Beijos

      Excluir
    2. Você tem toda razão de se revoltar Sônia. Ultimamente ando muito desgostosa com a forma que o consumidor é tratado, não apenas no caso das revistas. Tenho me sentida lesada de várias formas, são pequenas coisas, que não valem apena ficar acionando a justiça, mas acho que é por isso que "eles" vão ficando sem vergonha.

      Não fazia ideia que as artesãs não ganham nada com as peças que ensinam, absurdo. Para ser sincera nunca presto atenção no nome de quem teceu a peça, mas vou começar a prestar. Tem peças belíssimas, embora os gráficos não sejam muito bons. As vezes, quando tiram uma boa foto dá para entender o gráfico olhando pela foto, é trabalhoso, mas tem peças que valem a pena.

      Comecei a tecer hoje esse tapete. Não gosto do ponto alto duplo(acho que fica muito aberto entro os pontos), então o troquei pelo ponto alto alongado, mas já vi que não deu muito certo, vou desmanchar e refazer, tomara que dê certo agora, é uma peça muito linda.

      Bjs querida.

      Excluir
    3. Que boa notícia, Mell! Não fiz, ainda, o novo passo-a-passo do tapete. Me envolvi com outras coisas e ele ficou pra trás. Você deverá fazer alguns acertos na carreira que tem mais pontos altos em v, com a que tem menos. Quando terminar me avise, ok?
      Beijos

      Excluir
  10. oi Sonia, lindo tapete e como vc consegue desenhar o grafico em cima dele? muito legal, terminei o meu vestido de croche russo, espero que vc goste naõ ficou igual ao da revista russa mas assim mesmo eu curti muito em fazer. agora preciso terminar uma encomenda de renda de bilro e logo depois quero fazer uma blusa no estilo russo, acho que vaio ser legal tambem, abraços, sua amiga mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, desenho no Paint. Um programa que tem na maioria dos computadores.
      Vou lá ver o seu vestido. Adoro o crochê Russo! Muito Obrigada, pelo seu carinho! Beijos

      Excluir
  11. Потрясающий эффект! Спасибо!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Большое спасибо за внимание! Поцелуи

      Excluir
  12. Ficou muito lindo!!! Adoro essas peças com efeito visual!! Parabéns!!
    Beijos,
    Ilda

    ResponderExcluir
  13. Oi Sônia!!
    Também fiz este tapete inclusive eu tenho a revista com a receita e ela tá realmente confusa. Fiz os aumentos que achei necessário e pronto. Ficou perfeito, parabéns!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia, o meu não ficou muito perfeito não... Precisa realmente de uns ajustes. Vaou lá no seu blog ver o seu. Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  14. Muito, muito lindo!!!
    Vou fazer um, amei demais, só espero que fique lindo assim, rsrsrs.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Tell! Quando postar me avise, se possível. Vou adorar ver o seu trabalho, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog. Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Sonia!
    Obrigada pela visita ao blog minha flor!
    Eu tb amo túnicas e ainda irei fazer aquela peça, quando tiver oportunidade, experimente o fio Buquê, é lindo mesmo amiga!

    Obrigada e boa noite minha flor!

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Marlene, muito obrigada pela atenção!
      Fique com Deus você também.
      Beijos

      Excluir
  17. Muita coincidencia , estou com a revista aberta aqui em cima de minha mesa para fazer esse tapete no qual faz tempo que quero fazer e não tenho o grafico , mas agora já tenho . Muito obrigada por postar . Abraços Zélia Borges

    ResponderExcluir
  18. C'est très beau merçi de partager avec nous bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
  19. Muchas gracias Sonia, como siempre precioso todo lo que haces.
    Desde Brasília, Ana Cuadriello

    ResponderExcluir
  20. Olá amei este tapete, muito obrigado por mandar a receita
    abraço.

    ResponderExcluir
  21. Amei,obrigado pelo gráfico.Vou fazer um vermelho com branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, quando postar me avise. Quero ver o seu,anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para sua pagina, ok? Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  22. Simples e lindo!
    Obrigada por compartilhar o gráfico!
    Bjss :)

    ResponderExcluir
  23. Lindo!!!!! Lindo!!!! Lindo!!!! Obrigada pelo grafico. Perfeito, mto obrigada, queremos aprender estas maravilhas com voce. Qdo tecer o novo, poste para nos. Obrigada, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dejanira postarei sim um melhor...
      Muito obrigada pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  24. Olá Sônia, também adoooro essa ¨sessão tapetes¨ até porque não sei muito fazer crochê, principalmente peças muito delicadas. Muito lindo! Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi Sônia,boa noite!Seu tapete ficou espetacular,parabéns!Adoro seu blog e sempre venho visita-lo,gostaria muito que vc visitasse meus blogs tbm,se possível,claro!!Já sou sua seguidora.Bjo!
    http://dycroche.blogspot.com.br
    http://meurefugiomeucantinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho e convite, Ana Brito! Irei sim te visitar.
      Beijos

      Excluir
  26. Oi Sonia obrigado não conheci este tapete adorei ,se me permite o que é circulo magico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, que bom que você gostou do tapete. O Circulo mágico substitui as tradicionais correntinhas. Ele nos dá a possibilidade de ajuste. Ele é muito simples... Seu nome vem do circulo que fazemos com o fio e tecemos em cima dele. Veja no post anterior sobre ele: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2013/04/tapete-meio-hexagono-em-croche.html

      http://4.bp.blogspot.com/_su-ghvunw1U/SzlMz6HF6jI/AAAAAAAAXfc/ves2IgYHeMI/s640/circulos+correntinhas+e+m%C3%A1gico.JPGa

      Beijos

      Excluir
  27. Oi Sonia, esse tapete sempre chamou minha atenção, tive vontade de fazer mas faltou coragem. Acho que agora vendo o teu estou mais animada, mas só depois do nascimento do meu neto porque daqui pra lá vai ser como dizem os sambistas: só no sapatinho. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Joana, "só no sapatinho" é ótimo!!!! É isso aí, amiga! Ser avó é muito bom... Esses carinhos são especiais. Que o seu netinho venha com muita saúde e traga muitas felicidades para toda família. Beijos

      Excluir
  28. Ficou perfeito, Sônia

    Parabéns!

    Nilda Souza
    artedebordar2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bellísima alfombra Sonia! Muchas gracias por tu explicación
    Muy feliz fin de semana. Besitos ♥

    ResponderExcluir
  30. Lindo, adorei o tapete, assim que eu tiver um tempinho irei fazer... Obrigada por compartilhar conosco! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilda que bom que você gostou e vai tecê-lo! Não se esqueça de me avisar quando postar, ok? Vou adorar vê-lo, anotar aqui que você o teceu e fazer um link para o seu blog. Beijos

      Excluir
  31. UAUUUUUUUUU
    nossa que maravilha!!E tão facil de fazer!!!!!
    Obrigada Sonia por estar sempre nos proporcionando ver coisas tão lindas em croche feitas por vc e ainda o melhor vc esta sempre compartilhando conosco!!!
    Obrigada pelo grafico adoroo.
    bjus e bom domingo

    ResponderExcluir
  32. Maravilha!!!
    Acabei de incluir nos meus projetos também. Tão bom saber que se precisamos de dicas ou instruções para realizar alguma peça, sempre encontramos aqui, de uma forma ou de outra eu sempre acabo achando o que eu preciso no seu Blog. Mais uma vez Obrigada Sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Carla! Estou muito feliz por saber... Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  33. Maravilhosa esta peça,
    o efeito visual é incrível!

    Parabéns pela execução e pela explicação!

    Beijos.........

    ResponderExcluir
  34. Vou fazer esse tapete, quase todos meus croches são tirados do seu blog. Como é bom,as vezes estou sem idéia nenhuma,abro email, pronto já estou cheia de idéias novamente. Pra mim vc é uma pessoa muito iluminada,vc consegue fazer um monte de pessoas felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me emocionou, Jandira! Que bom saber que você pensa assim...
      Estou feliz por saber que você vai tecê-lo. Se possível me mande foto ou link dele. Vou adorar ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu. Muito Obrigada, pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  35. Vc é uma pessoa iluminada,quando estou meio triste abro meu email e pronto, fico viajando nesse monte de idéias maravilhosas. Já começo algum trabalho, e já estou pronta pra outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jandira, que bom saber que por aqui você se sente mais feliz. Venha quantas vezes quiser. Será um prazer te receber por aqui e falar com você. Beijos

      Excluir
  36. Boa Noite Sônia!!!
    Teus tapetes estão lindíssimos!!! Adorei!!!! Esse da flor então, nunca tinha visto um!!! Parabéns pelos trabalhos maravilhosos!!! Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  37. merhaba bu muhteşem olmuş çok güzel tebrik ederim,sevgiler:))

    ResponderExcluir
  38. Amiga Sônia,nossa quanto tempo!!!!
    Estava com muitas saudades de poder falar com você,pois nunca deixei de te visitar,mas não estava conseguindo acessar meu blog por um tempo,então vistava pelo google, mas não podia comentar buá...
    Concordo com a Jandira quando ela diz que vc é uma pessoa muito iluminada e que alegra muita gente,por que eu sou uma delas também.
    Alias nesse tempo de sumiço andei fazendo algumas de suas 'artes' rsrsrsrss... aos poucos vou postando lá no blog e te aviso.
    Um grande beijo pra ti!!
    Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, que bom que você está de volta e com a corda toda. Quero muito ver suas peças, anotar aqui que você as teceu e fazer links para o seu blog. Não se esqueça de me avisar quando postar, ok? Muito Obriga pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  39. Muito Obrigada, Keyla Cristina! Fique com Deus você também. Beijos

    ResponderExcluir
  40. que peça linda , estou super encantada com a perfeição, na real não consigo perceber os errinhos e pontos fora daqui ou dali .........ele está fenomenal, parabens

    ResponderExcluir
  41. Oi Sonia, td bem? Estou precisando falar com vc, vc poderia me enviar seu e-mail por favor? Quero ver se pode me ajudar com uma dúvida em crochê, vc sabe que meu forte é trico, mas tem algo que quero fazer e lembrei de vc. Meu e-mail é roachic@yahoo.com.br, ok?
    Agradeço desde já seu contato. bjos e sucesso!
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema, Rô... Meu e-mail é lacerda.sma@hotmail.com . No entanto prefiro me comunicar aqui pelo blog... Isso porque nem sempre consigo monitorar meus e-mails... Mas fique a vontade para escrever aqui ou por e-mail. Somente peço se possível que me avise aqaui que me mandou o e-mail, ok? Beijos

      Excluir
  42. Oi Sônia! lindo, lindo! Dá gosto de ver suas receitas!
    Beijão, e obrigado pelos paps e gráficos!

    ResponderExcluir
  43. Olá amiga, mais uma vez te agradeço por compartilhar conosco seus trabalhos, farei exatamente como muitas amigas, deixarei reservado pra fazer mais tarde, quem sabe até lá vc já não fez o outro, não é? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Kika! Me aguarde, logo, logo estarei postando o outro. Beijos

      Excluir
  44. Hola, esta alfombra flor es maravillosa !! y una vez más agradezco tus paso a paso tan hermosos ! Lamento que otras personas no respeten y publiquen sin preguntar tus fotos como he encontrado aquí tu tapete flor: https://www.facebook.com/pages/Crochet-Albums/242246269168827?id=242246269168827&sk=photos_stream
    Al menos podrían poner el enlace a tu blog ya que las fotos son hechas por ti, mis cariños !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sonia Maria, espero haberte ayudado a descubrir este plagio y que pronto esa persona quite las fotos tuyas de su sitio en FB. Un gran abrazo !!


      Excluir
    2. Laura, tenho muito que te agradecer, amiga! Fui lá deixei um comentário pedindo para retirar, como vc deve ter visto no meu Facebook. Ainda não tive tempo de voltar para ver... Vou lá agora... Muito Obrigada pela sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  45. vc é incrível sabia?, tem esse dom maravilhoso e faz cada coisa linda, parabéns e continue sempre assim, encantando a todos com seus lindos trabalhos e nos ensinando muito com seus passo a passos, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chirlei, você me emocionou amiga! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  46. Muito lindo...seus trabalhos são maravilhosos!! Parabéns!!

    ResponderExcluir

  47. 27 abr (12 dias atrás) Via Gmail:

    para mim

    Gracias amiga, es preciosa.

    ResponderExcluir

  48. AMEI, LINDO D++, MUITO OBRIGADA VOU TENTAR FAZER PARA MIM COLOCAR NO BANHEIRO, BJSSSSSS.
    Clediane Cristina
    29 abr 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Clediane! Me avise se publicar a foto do seu trabalho, ou me mande foto dele. Vou adorar ver e anotar aqui no blog. Beijos

      Excluir
  49. Lindo este tapete amiga..vou fazer um depois te falo como ficou..estou aprendendo a fazer link através do seu blog de dicas..depois da uma olhada lá no meu tapete preto..ainda não tá bom, mas vai ficar..obrigada amiga bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, fui no seu blog e vi o quanto ficou lindo o seu tapete... Já anotei lá no post do tapete ondas que você o teceu e fiz um link para o seu blog. Quando você terminar o tapete flor me avise por favor.

      Excluir
  50. please check this site ... the pictures are from your blog.
    http://neddle-crafts.blogspot.ae/2013/06/crochet-mat-with-pattern.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you very much, friend! I asked she to remove ... She withdrew. Denounced to Google. She deleted ... Again, thank you! Hugs for you, Royce.

      Excluir
  51. Obrigada pela dica! Bom domingo!

    ResponderExcluir
  52. es muy bonito..va a mi lista de cosas para hacer gracias

    ResponderExcluir
  53. NÃO TO CONSEGUINDO FAZER, FICA COM BABADO AS PÉTALAS. VC PODE POSTAR UM GRÁFICO COMPLETO?

    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, infelizmente não tenho o gráfico completo e esse está realmente com problemas. Prometi outro mas ainda não o terminei...
      Quando uma peça embabada é porque tem excesso de pontos nos locais de aumentos...
      Tente a cada início de carreira, depois da carreira da 1ª pétala pronta, colocar a peça sobre uma superfície lisa e veja se está embabadando ou não. Se estiver embabadando desmanche diminua os aumentos e teça a carreira novamente... Teste de novo... Se ficou reta e certa continue tecendo as demais pétalas... Somente assim você terá um tapete melhor... Beijos

      Excluir
  54. BOM DIA SONIA!
    GOSTARIA QUE VC POSTASSE O GRÁFICO COMPLETO DO TAPETE EU SOU INICIANTE NO CROCHÊ E NÃO TO CONSEGUINDO FAZER AS MINHAS PÉTALAS ESTÃO FICANDO COM BABADO FICO GRATA.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, infelizmente não tenho o gráfico completo e esse está realmente com problemas. Prometi outro mas ainda não o terminei...
      Quando uma peça embabada é porque tem excesso de pontos nos locais de aumentos...
      Tente a cada início de carreira, depois da carreira da 1ª pétala pronta, colocar a peça sobre uma superfície lisa e veja se está embabadando ou não. Se estiver embabadando desmanche diminua os aumentos e teça a carreira novamente... Teste de novo... Se ficou reta e certa continue tecendo as demais pétalas... Somente assim você terá um tapete melhor... Beijos

      Excluir
  55. Oi sonia adorei esse tapete é maravilhoso gostaria de fazer ele mas nao sei fazer pelo grafico direito vc pofia gravar uma video desse tapete desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desqulpe a demora, Suzana! Estive fora por motivos pessoais. Agora que retomei os trabalhos encontrei o seu pedido. Pretendo sim terminar um tapete que já está começado, onde eu estou melhorando a receita e também fazer um vídeo. Não sei pra quando amiga... Mas ainda farei... Se quiser posso te ajudar carreira a carreira. Podemos nos falar pelo whatsApp, assim você me manda fotos e eu vou te orientando, ok? Se ficar bom pra você, me avise que te repassarei meu numero, ok? Beijos

      Excluir
  56. Olá.
    Mto lindo esse tapete.
    Não consigo visualizar o gráfico original. Fala que tenho que ser convidada por vc pra acessar.
    E vc fez outro tapete com as alterações que vc falou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, não usei o gráfico original porque estava ficando muito defeituoso. Fiz o meu gráfico: https://2.bp.blogspot.com/-LOKj3B43P0k/UXp4Gy05yyI/AAAAAAAAmd4/gm0PBiLfsZg/s1600/TAPETE+FLOR+EM+CROCH%C3%8A+GRAFICO.JPG
      O link do original que cito no meu post, sumiu porque o blog foi excluído. Vou ver se encontro na net. Se encontrar publico aqui.
      Não terminei o outro tapete, até hoje, acredita? Às vezes me canso das peças e as deixo de lado por um tempo... Esse já tem muito tempo... Ele está do tamanho de um sousplat, ainda... Não sei quando o retomarei... Beijos

      Excluir
  57. Só hoje descobri seu blog e fiquei encantada, parabéns. Apenas uma ressalva, se for possível trocar o espaço de comentar pro inicio, pq precisa descer até o último para comentar mas se não der tdo bem, tdo lindo, blog mto bem feito :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca