01 fevereiro 2008

TAPETE DE BARBANTE EM CROCHE SQUARES PONTOS SOBREPOSTOS


Olá, amiga!

Hoje estou postando um TAPETE DE BARBANTE EM CROCHE - SQUARES EM POSTOS ALTOS SOBREPOSTOS MULTICOLORIDO, que fiz crochetando em público durante estes dias enquanto acompanhava o Roberto. Ele fez o maior sucesso na Clínica CEBROM. Todas queriam ver de perto, saber como se fazia e o que era.

Ele é todo no PONTO REDE E COBERRTA DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS. É de fácil execução. Usei o barbante FIAL nº 2 e agulha 1,75 mm. 

PASSO-A-PASSO TAPETE DE CROCHE QUADRADOS EM PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS


Este tapete é composto de 6 SQUARES DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS.


MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Linha FIAL nº 2 ou BARBANTE FIAL nº 2, 100% algodão.
  • Agulha de crochê 1,75 mm
  • Tesourinha e
  • Agulha de tapeceiro para o arremate.


1º PASSO:
Tecer as 6 TELAS QUADRADAS. Veja na figura abaixo o modelo da tela... Essa tela da foto não corresponde ao tamanho que teceremos. Abaixo da foto veja com quantos postos faremos nossas 6 telinhas, nas quais depois de prontas teceros os Pontos Altos Sobrepostos...

Faça as 6 telas da seguinte forma:

1ª CARREIRA:

  • 58 correntinhas;
  • Mais 5 correntinhas para subir e virar;
  • 1 ponto alto pegando na 8ª correntinha, contando do final para o inicio;
  • Mais 2 correntinhas e 1 ponto alto na 3ª correntinha do fio inicial
  • E assim sucessivamente até completar 19 quadradinhos.
  • Teça 19 carreiras.
    • Arremate o fio que sobrar.
      • Ele não fica totalmente quadradinho, portanto cuidado na hora de emendar, para não emendar o lado mais estreito com o  mais largo. Ok?
  • Faça mais 5 squares iguais a este.
    • Depois de todas prontas vamos tecer Pontos Altos Sobrepostos (pas) em forma de labirinto nas 6 telas.





Inicie sempre pelo centro da tela, Para se chegar no final sem erros. Para descobrir o centro da tela: 
  • Conte nove quadradinho e no 10º marque com uma linha de outra cor. Portanto se a tela tem 19 quadradinhos e você fez uma marca no 10º, sobraram mais 9 depois deste. Ok? Agora conte mais 9 quadradinhos em direção ao centro da tela. Marque no 10º. Pronto, você já tem o centro da sua tela.
Agora vamos tecer os Pontos Altos Sobrepostos (pas) começando pela lateral de um dos pontos altos deste quadradinho central:  
  • Faça 3 pontos altos em uma das laterais do quadradinho central.
Na figura abaixo veja como é feito o centro do quadrado... Siga as setas... A partir da segunda carreira trabalhe em labirintos.



Veja bem o gráfico, que está logo abaixo, e vá acompanhando a seta que te leva a fazer um labirinto.






Entenda bem o desenho antes de começar a executá-lo. Depois faça as carreiras de labirinto seguintes, até o final da tela.






  • Chegando ao final, esta pronto o seu primeiro square do seu tapete.
  • Termine os outros 5 squares.
  • Terminados os 6 squares, é chegada a hora de fazer as emendas. 
  • Você pode usar tanto a agulha de crochê quanto a de tapeceiro ou de costura para fazer a emenda... 
  • Eu emendei com a agulha de tapeceiro e com a linha da mesma cor da tela.
  • Emendei ponto por ponto pelo avesso para não aparecer do direito. Coloque um quadradinho ao lado do outro ponto a ponto... Assim sua emenda ficará perfeita.
  • Está pronto o seu tapete.


Depois de pronto achei feio quatro carreiras de labirinto no meio e somente duas nas laterais.
Para embelezá-lo mais fiz mais duas carreiras de ponto tela de pontos altos e apliquei pontos altos sobrepostos em labirinto em toda a volta.Caso você prefira tecer com GRÁFICO  clique na foto abaixo para ampliá-la... 






Se você quiser aprender a técnica de como fazer o Ponto Tela e o Ponto Alto Sobreposto veja os vídeos abaixo. Os vídeos não são desse tapete mas de um suporte para travessas.

Vídeo do Ponto Tela ou Ponto rede:


           

Vídeo do Ponto Alto Sobreposto



Vídeo do PONTO PUFF ou PONTO BOLA INDIVIDUAL - PARA SER USADO NA ÁRVORE DE NATAL




Mais uma vez peço desculpas por não estar retribuindo as suas visitas e agradecendo, uma a uma , cada um dos seus recadinhos carinhosos. Agradeço de coração a inclusão dos nossos nomes em suas orações e peço a Deus que a abençoe. Ontem, o Roberto fez as últimas aplicações de radio e quimio. Daqui a quatro ou cinco semanas vamos repetir os exames. Temos Fé em Deus e confiança no tratamento de que ele está curado. 

QUEM TAMBÉM TECEU ESSE TAPETE OU ESSE PONTO:
  1. 05 JUN 2012 - Helena, do blog EU TAMBÉM CROCHETO, teceu um tapete de trapilhos. No seu blog só tem peças tecidas com trapilho. Vale a pena ver a beleza dos seus pontos nesse material. Confira! http://helenacc.blogspot.com.br/2012/06/tapete-com-pontos-altos-levantados.html;
  2. 09 JUN 2013 - Zélia Dantas, do blog AMOR POR ARTE, teceu esse ponto nas bordas de um tapete. Veja no seu blog:  http://amorporart.blogspot.com.br/2013/06/tapete-em-barbante-duas-cores-com-flor.html?spref=fb;

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,


27 janeiro 2008

CHAPÉUS DE CROCHÊ DA LINDAMAR - LINDAMAR'S CROCHETED HAT.





Olá, amiga (o)!

Primeiramente quero agradecer a você pelas visitas e pelos comentários carinhosos . Quero também pedir desculpas por não estar conseguindo retribuir as suas visitas. Meu marido continua em tratamento e tenho dedicado todo o meu tempo a ele.






Eu o estou mimando muito.... muito.... receio que o esteja pondo perdido (risos). Levei 28 anos para educá-lo (risos) e agora estou pondo tudo a perder. Mas é por uma boa causa. Ele já esta avisado, quando sarar, volta tudo como dantes na terra de Abrantes (risos). Meu receio é que ele goste do tratamento especial e fique se fazendo de doentinho de agora em diante. Brincadeiras, a parte, ele é um excelente paciente, tem ajudado muito no tratamento. Semana que vem ele fará as últimas aplicações de quimio e radioterapia. Quinta-feira é o último dia, Graças a Deus. Depois da última aplicação teremos que esperar de 4 a 5 semanas para repetir os exames,para ver como o câncer reagiu.Estávamos esperançosos, achando que ele poderia se livrar da cirurgia, mas a médica responsável pela radioterapia, nos adiantou que de qualquer formaele vai ter que se submeter a uma cirurgia. Segundo ela, mesmo que nos resultados dos exames não acuse mais nada, é bom operar porque pode ficar alguma célula miscroscópica, que pode voltar a se multiplicar e se necessário o organismo não resiste a outras aplicações de radio e quimio.

É muito triste ver o meu companheiro de tantos anos, o pai dos meus filhos, com uma doença tão perigosa. No início choramos muito, mas depois racionalizamos. Decidimos que faríamos tudo para que ele se curasse e o melhor não era ficar chorando e se descabelando e sim lutar contra a doença.

 Estamos fazendo de tudo para que ele saída dessa. 

Temos fé em Deus que venceremos mais esta batalha.

Agora vamos aos crochês!





Esses chapéus foram desenhado e executados pela minha amiga Lindamar Nunes. Seu blog é o recem criado PRENDAS DA LINDA . Ela também tem ORKUT. Para acessar o seu orkut click AQUI! A receita veja abaixo.  Passo-a-passo com as fotos detalhadas, veja  AQUI!



A você o meu abraço carinhoso,

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES