04 fevereiro 2008

CROCHÊ DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - CROCHET OF MATERIALS YOU RECYCLE - LACRES/GARRAFAS PET/CDs/FITAS VHS e K7/EMBALAGENS VÁRIAS/TUBO DE PATA DENTAL ETC


Olá, amiga(o)!

Hoje faço um balanço muito positivo do meu dia. Recebi um telefonema muito especial da nossa amiga Nena . Muito Obrigada Nena pelo carinho e atenção.
O Roberto, Graças a Deus,esta bem melhor.

Depois das notícias, vamos ao crochê (crochet):

Cheguei a conclusão que, nós crocheteiras, contribuimos e muito para a preservação da natureza. Constantemente temos prova disso.

A primeira peça feita de Crochê com CD que vi, foi uma Bolsa no blog da nossa queridíssima professora Elaine, pioneira em tudo quando se fala em crochê. Em dezembro vi lindas peças de natal confeccionadas por várias colegas. Seus vídeos veja no Youtube: 

A Eliana fez um Porta Jóias lindo:

Ângela também os fez
A Danny fez uma Toalhinha de Crochet com CD muito interessante:
A Andrea fez um Porta Canetas de Crochet com CD que é muito lindinho:
  • http://kawaiicroche.blogspot.com/2008/01/porta-canetas-de-cd.html.
Clicando AQUI você encontra várias outras peças feitas de Crochet com CD.Veja que linda essa bolsa de crochê no ponto trança e suas alças são alças de garrafas plasticas:

A nossa amiga Maria Salomé nos ensinou a fazer crochê aproveitando as as argolas plásticas dos lacres das tampas de inúmeros produtos. Um deles é o individual  de crochê para Natal com aros de garrafas pet: 



O Porta guardanapos de crochê com argolas também ficou lindo veja:


Veja a sugestão de Árvore de natal com aro de pet da Rosana:

Eu fiz  luminárias aproveitando copos de vidro de requeijão. Veja suas receita  no:

A NENA fez um enfeitinho de natal aproveitando os aros sugeridos pela Salomé que ficou simplesmente maravilhoso:

Várias amigas nos ensinaram a usar as sacolinhas plásticas, para fazer vários tipos de peças de crochet. As sacolinhas são aquelas que ensacam nossas compras do supermercado, feira, sabia que uma Sacola Plástica quando no lixo pode demorar até 150 anos para se desintegrar na natureza?

BRISA  me indicou um site e eu o repasso a vocês. Vejam o trabalho artístico e leiam a reportagem:



Veja a Bolsa de Crochê feito de Sacolas Plásticas que a nossa amiga Nena fez:

A Vovó Baisa nos ensina a tecer uma Bolsa de Croché , também de sacolas recicláveis:

Vejam nestes sites mais peças tecidas com sacolas plásticas, clicando em cada uma das peças :
Lá no blog Fazendo Arte você vai encontrar vários crochês feitos com materiais recicláveis, embalagem de erva mate, etc:

Vejam também o uso de cartões plástico de metrô, telefone, etc, tudo com crochet:
A Ronilda faz lindas Bonecas e lindos Pinguins usando como base garrafas pet.

Vejam o Porquinho Cofrinho, de crochê com garrafa pet, que a nossa amiga Vanessa, do Blog Vanessa Artesanatos, fez.

A nossa querida amiga Carla Maria do blog CARLA - ARTESANATO e CROCHÊ,  fez dezenas de cofrinhos com garrafas pet no formato de porquinhoVejam  a receita de um deles:

A nossa amiga Duda do blog Cantinho do Crochê, fez uns agulheiros de garrafas pet maravilhosos. Passe por lá e veja. Suas almofadas são de tecido. Mas podemos fazê-las no croché.

Você já teve a oportunidade de ver as as bonecas de crochet com base de garrafa pet que a nossa amiga Jane, do blog Ateliê da Criatividade faz?  Veja PAP no mês de maio. Ela fez vários posts compondo o PAP:

Eu, postei uma sugestão de como aproveitar a garrafa pet fazendo suporte para as nossas linhas . Quando crochetamos ou tricotamos, elas ficam protegidas da poeira e até dos nossos gatinhos e cachorrinhos, que adoram fazê-las de brinquedinhos:



Veja que linda esta Luminária de Lacres, em crochê, que a nossa amiga Nira, do blog Nira Artes, fez! Vale a pena fazer uma visitinha a ela:





Veja as peças que a Angela fez de crochê reciclando lacres:



Outro site que vale a pena ser visitado é o site www.escamastudio.com. Eles vendem peças de crochê com lacres, confeccionadas por artesãs Brasileiras, Artist Bios, como são chamadas.

Elas fazem parte de uma Cooperativa localizada em Brasília. As peças tem estilo e não são rebuscadas. Vejam que flores lindas!


O vestido a seguir que Ronaldo  Fraga desfilou em 2006 é de encher os olhos, como vários outros que você poderá conferir no site. Vale a pena visitá-los. Click nas imagens para ampliá-las.



Os vestidos, bolsas , cintos de crochet com lacres e sacolas plásticas, que a Angela Cassilha faz são lindos!


Veja também, as peças abaixo confeccionadas pela Brasileira Neide Ambrosio, que morava em São paulo e agora mora no Rio de Janeiro:

Lá você vai encontrar mais de 150 itens a venda.

Vale a pena também, ver a revista LACRES ARTE E MODA no álbum Picasa da Gabriela:
 .
A saudosa Marley Pinheiro do blog Coisas da Lily, nos dá exemplos de teares feitos de materiais recicláveis.Sabem aquelas tampas plásticas que jogamos sempre no lixo? Pois bem, faça uma visitinha ao blog dela e descubra como transformar essas tampas em teares:

A nossa amiga Katia Matos do blog Katitas fez um suporte para toalha no formato de cacho de uvas. As uvas feitas das tampas de garrafas pet. Ficou um show:

Veja o estojo de costura com embalagem plástica reciclável, que a Miva fez , inspirada em um alfineteiro da Simone .

Veja o linda porta agulhas de crochê que fiz reciclando copo de vidro de Nutela:


Veja também meus porta linhas feitos de crochê reciclando garrafas pet:


Veja o abridor de tampa que fiz de sacolas plásticas:


Eu fiz também uma caixinha muito útil. Serve para colocar fita métrica, alfinetes, giz ou o que queira. Crochê sobre lata de Pastilhas Valda.


Veja que lindo é pratico tapete de croche com aros de garrafas, com  PASSO-A-PASSO, que a nossa amiga Rosana,   do blog CRISTAL CROCHE ,  nos presenteou: 

Isso tudo é apenas uma amostra do que o nosso croché faz em prol da natureza, do planeta, da vida.

Veja um enfeite que a Renata do blog DOCE CROCHÊ fez com CD. Não é crochê, mas vale a pena dar uma olhadinha. Como ela mesma diz:"O Planeta agradece!"

É fato que a preservação da natureza é prioridade hoje em dia. Em todos os eventos e propagandas nota-se a preocupação em preservar a água, o ar, as florestas, o planeta, a vida. Quem não se preocupa é DOWN. Portanto, somos UP.

Outro fato de fundamental importância é o trabalho que tem sido realizado em muitas comunidades carentes por cooperativas , associações comunitárias e voluntários, o que vem propiciando uma complementação de renda e a inclusão social dessas famílias menos (ou nada) favorecidas .

De quebra vimos surgir tantos trabalhos bonitos e observamos a beleza da transformação do lixo em luxo!

Veja o poster da Maria Cecília, nossa querida Tica, sobre dados do nosso artesanato e o que ele representa para a nossa economia:



Bons Crochês !

Abraços com o carinho da amiga,

03 fevereiro 2008

PASSO A PASSO DO TAPETE DE CROCHE PONTOS SOBREPOSTOS

Olá, amiga(o)!

Devido às dúvidas surgidas quanto a sua execução, fiz um PASSO-A-PASSO do TAPETE DE BARBANTE EM CROCHÊ no PONTO REDE DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS. Ele é composto de SQUARES TECIDOS DE LABIRINTOS.














Vídeo do Ponto Tela ou Ponto rede:

     

Vídeo do Ponto Alto Sobreposto


Vídeo do PONTO PUFF ou PONTO BOLA INDIVIDUAL - PARA SER USADO NA ÁRVORE DE NATAL



BONS CROCHÊS! 

Abraços com carinho,

 Sônia Maria

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES