13 dezembro 2008

PLÁGIO - UMA REVISTA ESTRANGEIRA PLAGIOU O MEU PEGADOR DE PANELAS - ESTOU INDIGNADA!!!!!!

Olá, amiga(o)!

Hoje estou indignada e muito triste... Indignada porque uma revista estrangeira plagiou meu PEGADOR DE PANELAS DE NATAL. Triste por perceber que isso não ocorre só lá fora. Entre nós, temos presenciado atitudes idênticas.
Veja a foto do meu pega:




Veja a foto do pegador deles... Ele tem apenas uma face, ou seja, apenas um square:



Veja o gráfico deles... Tem um erro grosseiro... 







Veja o meu modesto e amador gráfico:








Falar que estou indignada e triste, não definiu o que estou sentindo nesse momento.

MEU POST COM O BIGODE D'AGORA , NUMA NOVA VERSÃO, AQUI: http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/01/nova-verso-do-pegador-de-panela-papai.html .

ATENÇÃO! 


Não estranhe a data. É janeiro mesmo de 2008. Como o Roberto estava doentinho atrasei meus projetos de natal daquele ano. Enquanto aguardava ele fazer a quimioterapia, ficava lá fora desenhando esse Pegador de Panelas...

Descobri tudo isso quando estava visitando o blog da nossa querida amiga VOVÓ BAISA  , http://euquefiz-vovobaisa.blogspot.com/2008/12/pega-panelas-de-natal.html  .

Graças a ajuda das amigas SANDRA  do blog http://saremakrafts.blogspot.com/  e MARCIA  do blog http://especialonline.blogspot.com/  , já tenho o nome da editora .

Quem conseguiu localizar foi a Sandra com o apoio da Marcia.

O nome que se dá para essa atitude é PLÁGIO (roubo).

Veja a definição de plágio segundo a Wikipédia: "Plágio Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa  O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra  intelectual  de qualquer natureza (texto , música , obra pictórica , fotografia , obra audiovisua l , etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor  original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso [1] . O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime  de violação de direito autoral  em vários países. Plágio não é a mesma coisa que paródia . Na paródia, há uma intenção clara de homenagem, crítica ou de sátira, não existe a intenção de enganar o leitor  ou o espectador  quanto à identidade do autor da obra. Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT , especialmente no caso de trabalhos acadêmicos  onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica . Índice[esconder]  " .

Sempre que publico alguma coisa que não é de minha autoria, dou os devidos créditos a autora e até indico link quando tem. Porque as pessoas fazem isso? Porque querem aparecer através de trabalho de outras pessoas. Quando tecemos uma peça, recisamos dar os devidos créditos , não custa nada colocar o link do blog da amiga onde tiramos ou onde nos inspiramos . Por diversas vezes vi reclamações da nossa amiga Rose do blog PINK ROSE . Pessoas que mudam uns pontinhos e se aposam de suas criações. Quando se trata de uma blogueira novata, a gente sabe que foi por desconhecimento. Mas quando vejo algumas veteranas fazerem isso fico indignada.

Já vi também algumas reclamações indevidas de créditos. A pessoa não analisou bem a peça da outra e disse que era igual a que ela criou. Complicado....  muito complicado!!!!

É preciso pensar melhor antes de plagiar uma peça. Por essas bobagens as blogueiras vão ficando queimadas no mundo virtual. Não custa nada dar o devido crédito a quem criou a peça. Somos um grupo e como tal devemos nos respeitar. Meus direitos iniciam onde terminam os seus... e vice-versa.
Muitas amigas respeitáveis sairam de cena (fecharam seus blogs) devido a acontecimentos desse naipe... e outros também não menos constrangedores.
Precisamos agir com mais ética, consideração e amizade. 

Não sei ainda, o que farei. Vou deixar passar esse mal estar inicial e depois vou decidir. Estou muito mal. Gosto de ajudar as amigas. Mas daí a trabalhar de graça para uma revista estrangeira, tem uma grande diferença. Acho que merecia pelo menos uma citação. Você não acha? Fecho o blog como fizeram algumas amigas? Não publico minhas criações? Apenas faço, publico e dou créditos, para os que rolam na rede? Estou pensando.......Registro? Processo? O que era um hoby passou a ser uma dor de cabeça. Tenho dúvidas se ainda vale a pena continuar.

Um ótimo final de semana para você.

Bons Crochets!

Abraços com carinho,

Veja as minhas respostas aos leitores que ficaram em dúvida quanto a autoria dos meus trabalhos:




09 dezembro 2008

SUPORTE DE CROCHE PARA COCO-DA-BAÍA






Olá, amiga!

Eu amo água de coco-da-baía! Toda vez que vou tomar água de coco, me incomoda muito o suor do coco gelado. Sempre coloco um "fralda" de guardanapo ou de toalha de papel. Ele não fica nada simpático vestido desse jeito. 

Dias atrás em uma novela da Globo, vi um suporte para coco-da-baía em fibra, lindíssimo! Fiz esse bem simples só para testar . Fui vendo e pensando em fazer um, em crochê, é lógico! Aprovei! Agora pretendo fazer outros mais elaborados.   



Quer saber mais sobre o coco-da-baía? Então visite a página seguinte http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco .


Veja também sobre o coco-da-baía na nutrição http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco#O_coco_na_nutri.C3.A7.C3.A3o .





Artigo sobre a sua origem, veja no link a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Coqueiro

BONS CROCHES!

Abraços com carinho,

07 dezembro 2008

JOGO AMERICANO - MOTIVO NATAL - PONTO DE CROCHET PRA LÁ E PRA CÁ

Olá, amiga!

Gostei tanto de tecer o  PEGADOR DE PANELAS DA NIETA, que resolvi tecer, para compor com ele,  um JOGO AMERICANO. No Pegador de Panelas o  PONTO ENCAIXADO é TECIDO NA DIAGONAL. Já esse Individual é tecido com o PONTO ENCAIXADO EM LINHA RETA.

Gostei muito do efeito final dessa peça...

Devido a quantidade de cores, acredito que com menos listras ficaria mais bonito, mais discreto e menos espalhafatoso :) O teci com 14 listras. Com 7 ou menos listras ficaria melhor.



MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Bella da Pingouin (teci 2 fios juntos);
Agulha para Crochê 3 mm;
Tesourinha e 
Agulha de Tapeceiro para o arremate. 

MEDIDA:
48 cm de largura por
37 cm de altura.
Na foto a seguir observe a diferença, do tamanho dos pontos, devido ao uso dos 1 fio da linha em um e de 2 fios da linha no outro, respectivamente.



Você observou que nas laterais mantive o modelo do Pegador? Achei mais bonito assim.  Se você preferir pode tecê-lo reto, sem essas arestas.

O GRÁFICO do início desse trabalho veja na foto a seguir... 


O Gráfico do Pegador de Panelas, você encontra, seguindo o link:

Como fazer um acabamento bem feito e também a troca de cores de linha veja no link seguinte:
http://falandodecrochet.blogspot.com/2009/01/corche-com-varias-cores-de-linha.html .

Um tapete também ficará lindo nesse modelo. Temos apenas que aumentar o seu tamanho. 


TAMBÉM TECEU UMA PEÇA COM ESSE PONTO:
BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Sônia Maria

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES