Pular para o conteúdo principal

CROCHÊ PONTO SEGREDO BARRA MANTA BEBÊ



Olá, amiga (o)!


Desde que postei a MANTA BRANCA DE CROCHÊ com BARRA EM PONTO SEGREDO, tenho recebido vários pedidos para ensinar como fazer o PONTO SEGREDO com acabamento em PONTO PUFF. 


Algumas disseram não conhecer o PONTO PUFF... Isso, acredito, porque me esqueci de dizer que ele é também conhecido como PONTO BOLA ou PONTO AVELÃ.
Hoje estou aqui a postar primeiramente vídeo de como se faz o PONTO SEGREDO... No próximo post a matéria será sobre como fazer o ACABAMENTO DA BARRA  usando o PONTO PUFF, BOLA OU AVELÃ, Ok? 
Usei lã super bebê e agulha de crochê 2,5 mm.
  




Veja, no gráfico a seguir ...

  COMO INICIAR E FECHAR CADA CARREIRA DO PONTO SEGREDO:





ATENÇÃO!
Se você achar que a junção das carreiras não ficou boa, experimente alongar o fio, paralelamente ao primeiro ponto e prendê-lo no meio do ponto segredo, para iniciar a próxima carreira. Fica um pouquinho mais grosso, mas eu prefiro essa emenda do que com o ponto baixíssimo. Ela fica mais invisível...

Um gráfico, também, deixo aqui, para você, caso prefira trabalhar com eles.




  BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho, 

Sônia Maria

Comentários

  1. obaaaaaaaaaa amiga sonia!!que alegria ver sus videos,me gustaron mucho y uchas gracias por compartir pues es un placer aprender com vc,un abrazo enorme desde españa gracias sonia

    ResponderExcluir
  2. cara Sônia Maria, seu blogue é maravilhosa! eu encontro aqui muita informação e ajudo. seus trabalhos são do bom gosto e agradável. prossiga o bom trabalho! (por favor don' t seja virado sobre meu português, mim é uma pessoa romena.Abraços, Marlen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Marlen! Seu português está perfeitamente compreensível... O importante é nos comunicarmos, não é mesmo? Adorei!
      Beijos

      Excluir
  3. Adoro seu blog!!! Sou fã.

    Este ponto é muito prático e rápido. Faço muita coisa com ele.

    Coloquei uma indicação para pap deste ponto no meu blog, depois faça uma visita, caso não lhe agrade, avise que eu retiro sem problemas.

    bjs Luciana Borges - La Diluthimar - Arte em fios www.diluthimar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção,link e referencia, Luciana Borges! Irei sim te visitar, amiga!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Sônia,
    eu adoro esse ponto, há um tempo atrás eu me achava incapaz de fazer ele,eu já consegui fazer alguns testes, mas agora com a sua explicação eu vou treinar mais.
    Obrigada por nos dar esse presente.
    Um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai conseguir, Juliana! Depois me fale...
      Muito Obrigada pela atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Sônia
    O barrado com esse ponto fica uma delicadeza!!!Obrigada pela aula!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse barrado é o meu preferido, Nilda! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  6. Parabéns!!!!!Ficou maravilhoso mais este trabalho de PAP, vc é D++++++, bjs.

    ResponderExcluir
  7. ooiii amiga tudo lo que voce faz e lindo ,eu so apaxonada pelo croche, adoro seu trabalhos tudo tudo, mas sua netinha e uma fofa um gran abrazo de esta apaixonada pelo seu trabalho mas eu adoro brasil do fundo de meu corazon seria que e por te sangue brasilera meu avo era do rio grande do sul beijosss y muitas felicidades
    Nibia Alfonso

    ResponderExcluir
  8. Obrigada,seu seu blog é bonito, há um ano que tenho feito constantes visitas; suas explicações bem claras... tenho aprendido muito com você, pois só novata na arte do croche (só no croche,pois tenho bastante idade). Deus te ilumine sempre. Abraços.
    Anna Mara

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia, sempre acompanho seu blog, hoje postei um poncho, capa, pelerine, etc... não sei que nome dar, rsrsr e justamente usei este ponto. Ele é maravilhoso, custei aprender a fazer, mas quando aprendi, sempre que posso o coloco em minhas criações.

    Quando puder me faça uma visitinha e se possivel me siga, será uma honra.

    Bjs da Fã Luciana Borges
    Fique com Deus.
    www.diluthimar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oi amiga, muito obrigada por vc existir.... adoro suas explicações, claras, bem didáticas e vc tem um dom para explicar muito bem, sem deixar nenhuma dúvuda.Deus abençoe seu dom. Desejo muita saúde e paz a você e sua linda família. Um abraço,
    Meri Pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meri!
      Que bom que você gosta do meu trabalho... Muito Obrigada por me dizer. Estou muito feliz por saber.
      Deus abençõe você e sua família também.
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  11. Oi Sonia, bom dia!
    Obrigada por partilhar conosco os seus conhecimentos...Lembrei-me de uma música que cantava na minha juventude : "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas".
    Ontem, ficamos sabendo que vou ser vovó de uma menina: Sara. Estamos muitos felizes ! Queria dividir esta alegria com você.
    A manta está a todo vapor. Já estou na 28ª carreira....uauuuu, estou vibrando!
    Bjs e mais uma vez obrigada.
    Marla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Marla!
      Você vai sentir o gosto doce de ser vovó. Estou perdidamente apaixonada pela minha netinha. Depois me conte.
      Desejo que tudo corra bem e que ela nasça com muita saude.
      Depois me mande foto da manta... Quero ver como ficou.
      Beijos,
      Sônia Maria
      27 nov de 2010

      Excluir
  12. Olá querida,

    Me ha encantado conhecer o teu blog, tem coisas super interesantes e muito bonitas, estou com a boca aberta.....e muito obrigada por compartir as explicaçoes....

    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  13. Mt.bonita esta barra q.ficará linda em qq.tipo de xaile.PARABÉNS P.seus maravilhosos trabalhos e bom gosto.1 bjo

    ResponderExcluir
  14. Adoro artesanato e me encantei com seu blog. Passa la no meu pra conhecer.
    bj

    ResponderExcluir
  15. Me encanta tu blog, tienes cosas realmente preciosas y el tutorial de este punto a sido perfecto.

    Muchisimas gracias.

    ResponderExcluir
  16. Olá Sônia!
    Passei por aqui para ver como se faz o pega panelas , achei bárbaro como sempre o seu trabalho, eu estou sempre por aqui. Desta vez vim também para pedir-lhe um favor,eu procurei lá em configurações e não achei e que dia 1 de outubro tive a honrra de sua visita e pra surpresa minha você se tornou seguidora do meu blog, fiquei muito feliz,porém hoje ao abrir o blog vi que alguns de meus seguidores, inclusível você tinha sumido o que eu posso fazer para torna-los visivéis outra vez, pois para mim todos são muito importantes.
    Podes me ajudar? Aguardarei anciosa por sua resposta.
    Desde já agradeço a paciência e o carinho.
    Carinhosamente.
    Carmen

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sonia Mª, além de nos apesentar tantos maravilhoso trabalhos, vc agora nos faz vídeos, ensinando com o maior prazer muito bem, parabéns mais uma vez, vc é um amor de pessoa. Deus a abençõe!
    Bjs, com carinho,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  18. Sonia

    Que lindo barrado para manta. Esse ponto segredo realmente é muito delicado.

    Agradeço por compartilhar em vídeo as suas aulas que são ótimas, sua voz é suave e bem clara de se ouvir. Suas explicações são muito didáticas.

    Tens o DOM de fazer e ensinar. Parabéns. Deus te abençoe.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  19. Querida Sônia,

    Seu blog está sensacional!!

    Adorei todos os tutoriais.
    Maravilhoso este ponto baixo dobrado.

    obrigada por compartilhar,

    bjoss
    Tica

    ResponderExcluir
  20. Que maravilha esta manta e este pap;vc não mede esforços p nos ajudar,que Deus te abençoe e te ilumine;sempre que preciso de alguma novidade,venho correndo ao seu Blog pq sei q aqui se encontra tudo;obrigada amiga...bjos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!!
    Vou ser vovó pela 1ª vez e estou aprendendo crochê. Vou fazer esse ponto na barra da manta que estou quase terminando, vai ficar lindo!!!
    Parabéns, você tem o dom de ensinar, não fica nenhuma dúvida!!
    Grata pelo vídeo "S2"
    Beatriz Uliana

    ResponderExcluir
  22. Sonia, amei o pap, sempre tive dificuldades em fazer o ponto segredo.
    Muito obrigada pela disponibilidade em ajudar e compartilhar seus conhecimentos.
    Mil bjs no coração

    ResponderExcluir
  23. Cida Martos, disse no Facebook:

    Adoro esse ponto, fica lindo em barrados de manta.Bj

    há ± um minuto

    ResponderExcluir
  24. É sempre muito bom receber sua visita, Fabiana!
    Se sinta bem-vinda, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi querida Sônia! Depois, quando puder, vá no meu blog olhar o que você me proporcionou: aprendi fazer uma manta...rsrsrs Adorei...Muito obrigada mais uma vez e depois venho agradecer pela próxima que já está "no forno" rsrs Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalá, fui no seu blog e vi a belíssima manta que você teceu... Já anotei aqui que você a teceu e fiz link para o seu blog.
      Beijos no seu coração

      Excluir
  26. oi nega estou tentando fazer um bolerinho fino de note e gostaria de colocar perola alias fazer todo com perolas vi no seu video mais ainda não cai a ficha dar pra me dar mais ideias olhe o ponto vai ser segredo mesmo ois acho mimoso pra a noite a linha é fina tou em duvida quanto a colocar as perolas ou continhas ainda não sei desde ja um xero e muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuza, seu bolerinho vai ficar lindo, com certeza. No link a seguir tem algumas sugestões de ponto segredo e uma delas é um colete, que adaptado pode se transformar facilmente em um bolerinho... Veja se te agrada...
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/09/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html
      Quanto a trabalhar com pérolas a melhor forma que já encontrei é uma que mostro no post a seguir:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/09/croche-com-pedrarias-perolas.html
      Beijos

      Excluir
  27. Muito bom a maneira de como você explicou o ponto, a partir de suas explicações irei montar uma peça, espero que fique tão linda quanto a sua.
    Um grande abraço, Rosalina do RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalinda, que bom que você gostou! Se puder me mande foto do seu trabalho... Vou adorar vê-lo, anotar aqui no blog que você o teceu e caso me autorize, postar sua foto no meu ÁLBUM DO PICASA, reservado para fotos das leitoras. Assim poderei fazer um link pra ela e outras amigas também poderão vê-las. Vou aguardar notícias suas...
      Beijos

      Excluir
  28. Boa tarde Sónia! À procura de indicações para tapetes redondos de trapilho, dei de caras com o seu blog, fabuloso!

    Achei graça ter encontrado este post com o 'ponto de segredo', pois em Portugal chama-se ponto de lérias...e quis compartilhar consigo.

    A minha Mãe fazia muitos trabalhos de crochet e tricot, adorava fazer peças para bebés (aqueles casaquinhos muito fofos, com franzidos e rendinhas aplicadas...) e, a última peça que fez, foi exactamente uma manta para o bebé de uma enfermeira do hospital onde faleceu.Era rematada com uma barra larga de lérias, linda...Foi ponto que nunca consegui fazer!

    Um abraço desde Figueira da Foz, em POrtugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, adorei saber da sua história com o Ponto Segredo (Léria). Me comoveu... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  29. Sônia, boa noite; estava procurando quem me explicasse o ponto segredo e quase desisti... quando vi seu vídeo amei a fora como explicou, sem segredos! Rsss.
    Obrigada pelo passo a passo.
    Espero não te perder mais de vista. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por saber que você gostou, Maria Paulino! É gratificante receber um agradecimento como o seu. Saiba que é com imenso prazer que te recebo aqui. Muito Obrigada pelo carinho! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca