07 abril 2010

BARRADINHO DE CROCHE - PANO DE PRATO/COPA (CROCHÊ, CROCHÉ, CROCHET)



Olá, amiga (o)!

Mais um PANO DE PRATO ou PANO DE COPA, como preferir chamar, com BARRA DE CROCHÊ.

Eu o fiz bem simples  para não ter dó de usar,pode? :) Eu também tenho a mania de ir reservando, reservando, até não ter mais jeito, quando a peça é muito elaborada :) Quando é mais simples, uso sem dó... Não gosto de barras, muito largas, para panos de copa. Acho bonitas e tudo mais, mas elas não são práticas... Estragam mais rápido e também incomodam quando vamos enxugar alguma louça.

Para tecer essa barrinha me inspirei em um que a Norminha postou. Mudei alguns pontinhos. Veja o gráfico do dela e veja o meu. Tem pouca diferença, mas tem. http://pontopreso1.blogspot.com/2009/11/croche-barradinho-de-laranjinha.html . 



Estou repondo meus panos de prato. Os que estou usando já estão bem surrados.  Sabe quando não tem mais jeito? Você tem parar tudo, que esta fazendo, e tomar uma providência? Foi isso que fiz... Parei o casaquinho da netinha, um tapete pra filha, aquela minha colcha para cama que até hoje não terminei... E estou aqui a barrar... Já barrei alguns e vou barrar mais e mais... Devagarzinho vou te mostrando,  um a um.

Serão barradinhos bem simples, porem alegres. Estabeleci como meta "primeira" dar um toque  colorido na nossa cozinha. Gosto de tudo muito branquinho. Resolvi sair dessa mesmice e provocar alguns... ÓÓÓHHH!!!!  HUUUUUUMMM!!!!  :)


Agora vem o inverno e com ele dias mais cinzentos e poucas flores... Portanto  é época de florir nos meus panos de prato. Não será devido a estação do ano, que minha casa não terá cores e flores, não é mesmo? Já estou me encarregando disso. Você que está sempre por aqui já percebeu, não é mesmo? Te mostrei alguns bicos de crochê bem branquinhos. Em compensação... Agora estou te mostrando cada um mais colorido do que o outro (risos). E pode esperar que vem mais :)


Abaixo o GRÁFICO SOBRE FOTO do BICO DE CROCHÊ, especialmente para você, caso queira fazê-lo. 



PASSO-A-PASSO ESCRITO DO BARRADO DE CROCHE:

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne nas cores verde e azul;
  • Agulha para Crochê 1,75 mm
  • Tesourinha e agulha para o arremate.

Esse barradinho é tecido em 4 Carreiras (carr).

PONTOS UTILIZADOS:
  • Correntinha (corr);
  • Ponto Baixo (pb);
  • Ponto Baixíssimo (pbx); 
  • Ponto Alto (pa);
  • Ponto Alto Triplo (pat)

1ª CARREIRA (carr): Linha Azul
Na primeira carreira teceremos esse Fio de Leques, que correspondem as pétalas da flor, da mesma forma que está no gráfico abaixo, da seguinte forma:





  • 4 Correntinhas (corr), para iniciar;
  • Na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça:
    •  6 Pontos Altos (pa), na primeira das 4 Correntinhas (corr);
  • Teça 3 Correntinhas (corr);
  • Na 3ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça: 
    • 6 Pontos Altos (pa); 
  • Teça quantos Leques precisar para atingir o tamanho do seu barrado.



2ª CARREIRA (carr): Linha Verde




  • Com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), fixe a linha verde,  no ultimo Pontos Altos (pa) da pétala que está do avesso.
  • Teça 5 Correntinhas (corr) e 
  • Com 1 Ponto Baixo (pb), fixe-as,  no 1º Pontos Altos (pa).
  • Teça mais 2 Correntinhas (corr) e 
  • Em seguida, Ponto Alto Triplo (pat) com Duas Bases (fixe-uma das bases do Ponto Alto Triplo (pat) no buraquinho da base da pétala. Solte apenas uma das laçadas. Dê outra laçada e insira a agulha no outro buraquinho da próxima pétala. Conclua o ponto soltando as laçadas uma a uma).
  • Teça 2 Correntinhas (corr) e fixe-as com 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima pétala, como na foto... E assim sucessivamente até chegar no final. Para finalizar faça o último ponto, 1 Ponto Alto Triplo (pat).




3ª CARREIRA (carr): Linha Verde



  • Correntinhas (corr) para voltar;
  • 1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Alto Triplo (pat), 
  • 1 Ponto Baixo (pb) sobre a Correntinhas (corr)  e +
  • 1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Baixo (pb) da ponta do Leque;
  • Correntinhas (corr) 
  • pule 2 Correntinhas (corr), da Carreira anterior;
  • 1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Alto Triplo (pat) de duas bases;
  • 2 Correntinhas (corr)...
  • E e assim sucessivamente, até o final da Carreira (carr). 

4ª CARREIRA (carr): Linha Verde



  • Correntinhas (corr), para voltar ;
  • 1 Ponto Alto (pa), sobre o próximo Ponto Baixo (pb), da Carreira anterior +
  • 1 Ponto Alto (pa), sobre o outro Ponto Baixo (pb), da Carreira anterior ; 
  • Correntinhas (corr) e 
  • Pule 2 Correntinhas (corr), da Carreira anterior;
  • 1 Ponto Alto (pa), sobre o Ponto Baixo (pb) seguinte 
  • E assim sucessivamente, até o final do Barradinho.



Amiga, só tenho tido um probleminha....  Quando vou postar meus barradinhos, como agora, fico toda intimidada, diante das belezas que vejo por aí. Não é Norminha???? Sempre que penso em barrados, penso em Norminha.  Barrar é o seu ponto forte.  Se você esta pensando em Barrados , passe por lá. Ela, sim, é uma expert na arte de barrar. Se você não a conhece, não sabe o que esta perdendo, seu blog é o PONTO PRESO http://pontopreso1.blogspot.com/ .  Passe por lá e confira... Você vai adorar, o que vai ver, e ela vai adorar te receber.



QUEM TAMBÉM FEZ ESSE BARRADINHO:
  1. 17 JUN 2011 - Juliana Noronha, do blog A FLAUTA MÁGICA ARTESANATO, http://flautamagicasartesanato.blogspot.com/2011/06/toalhinha-bordada-com-sianinha-e.html ;
  2. 05 SET 2011, Marilene Di Iorio, uma amiga do Facebook, fez um barradinho lindo. Ela usou dois tons de verde;

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

06 abril 2010

BARRA, BARRINHA, BARRADINHO, BICO DE CROCHE COM FLORZINHAS COLORIDAS APLICADO EM PANO DE PRATO ( PANO DE COPA ) ( CROCHET )



Olá, amiga (o)!

Hoje fiz um BARRADINHO DE CROCHÊ todo florido. Gostei dessas flores bem coloridinhas. Vão alegrar minha cozinha. Esse é para o uso diário. Por isso fiz um barrado aplicado. Você lava e ele está ali comportadinho e lindo. Gosto de peças bonitas e práticas. 

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Linha Anne e 
  • Agulha para Crochê agulha 1,75 mm . 

Essa linha é mais grossa, do que as que usei para fazer os barradinhos  que postei dias atrás. Com ela o barrado fica mais rústico e mais resistente. 
Observe que esse barrado é aplicado totalmente sobre o tecido. Não fica nada para fora... Tenho alguns com crochê aplicados e percebi que são mais práticos para o dia-a-dia. 
Aqueles bicos largos e brancos, e que nos deixa com dó de usar, ficam para os dias mais festivos ou especiais.



A seguir o GRÁFICO para você, caso queira tecê-lo... Clique na foto para ampliá-la.


Esse acabamento bonito, que você vê logo no início do trabalho, é resultado de como teci os pontos baixos (pb) sobre o Fio Base de Correntinhas (corr). 
  • Para obter esse efeito, insira agulha no fio que fica no avesso do fio de Correntinhas (corr). Observe na foto a seguir... Não se esqueça de clicar na imagem para ampliá-la, ok? 

A seguir Legenda e um gráfico ampliado.


DICA PARA APLICAÇÃO DA BARRA:

O acabamento é um item que julgo importantíssimo em nossos trabalho. Não deixo aparecer a linha da aplicação do lado do avesso. Gosto do avesso tão bem acabado quanto o direito. Se estou sem paciência. Deixo de lado, vou fazer outra coisa e depois pego com calma e faço direito. É preciso calma e paciência para fazer essas aplicações com pontinhos sumidos, como diz minha mãe. Observe na foto a seguir o avesso do meu PANO DE COPA. Usei linha e agulha para costura a mão. Peguei os fios do tecido de forma que ele não aparece pelo lado do avesso. Jamais insira a agulha até ela atravessar o tecido. Se fizer dessa forma seus pontos vão ficar aparentes, feios e o seu trabalho será depreciado.
Atualizado em 15 de maio de 2011...

Pergunta:
Silvana Correa
Mogi-Guaçu - Sp
"... gostaria de saber com vc faz para aplicar a flor, sem aparecer atrás? Sera que vc poderia me mandar um gráfico ou me explicar com fazer? ...".

Resposta:
- Silvana Correa,Os pontos que faço para pregar o barradinho no pano de prato são os PONTOS SUMIDOS... Eles são feitos a mão... Uso linha fina, própria para costura e agulha de mão, compatível com a linha... Assim pego parte do fiozinho do tecido... Nunca insira  a agulha até atravessar o tecido. Pegue apenas os fios, inserindo a agulha através do fio e nunca através do tecido...Acredito que ele tem o nome de PONTO SUMIDO por esse motivo. ele fica sumidinho  mesmo... Abraços, Sônia Maria. 
Amiga, não se esqueça do sorteio da agulha de crochê que o Jimbo esta fazendo. Para concorrer basta passar por lá e fazer um comentário. Se não conseguir mande um email. O sorteio se encerra no dia  13 de abril, 10h, horário do Pacífico.  Eu já fiz o meu.  Concorra você também. O link é o seguinte:  http://jimbosfrontporch.blogspot.com/2010/04/amazing-invention-double-your-crochet.html  .

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

05 abril 2010

LAÇO DE CROCHÊ - APLICAÇÃO (CROCHET)



Olá,amiga(o)!

Hoje quero te mostrar um LAÇO DE CROCHE que fiz. Ele fica lindo como aplicação. O laço, além de embelezar, propicia mais romantismo e feminilidade às peças. 


Na foto seguinte veja o seu gráfico:



Veja como ele deu um toque especial no bate mão abaixo.


Você viu o charme da minha tesoura pássaro? Sempre fiquei encantada quando a via  na net. Dias atrás, para minha alegria, a encontrei a venda em um bazar aqui em Goiânia. Ela além de linda é muito boa. Tem um corte maravilhoso. Ideal para quem borda e faz crochê. Aprovei e recomendo. Sua marca é Mundial. Ela é em aço alemão. Seu preço, excelente. Paguei apenas R$ 9,70 (nove reais e setenta centavos).  Aprovei e recomendo.

BONS CROCHETS!

Abraços com carinho,

04 abril 2010

SORTEIO DE UMA AGULHA DE CROCHE DE MADEIRA EM COMEMORAÇÃO A PÁSCOA



Olá, amiga (o)!

Lembra do Jimbo? O que instituiu o dia 12 de setembro como o DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ? Seu blog é o  http://jimbosfrontporch.blogspot.com/  .  Suas agulhas são especiais e muito famosas.

Pois bem... 

Ele fez um post super divertido no 1º de abril. Ele brinca sobre um lançamento de agulha de croche dupla onde você usa duas linhas para tecer duas peças ao mesmo tempo ..... kkkkkk..... Foi muito divertido. Caí como uma patinha. 

Fora essa agulha do 1º de abril ele fez mais três. Duas delas estão a venda e a outra está sendo sorteada, em comemoração a Páscoa. 

Para concorrer basta passar por lá e fazer um comentário. Se não conseguir mande um email. O sorteio se encerará no dia  13 de abril, 10h, horário do Pacífico.  Eu já fiz o meu.  Concorra você também. 

O link é o seguinte: 

BOA SORTE!

Abraços com carinho,


A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES