30 abril 2010

BATE MÃO COM TOP E BARRINHA DE CROCHE






Olá, amiga(o)!

Acabei de terminar o bico de croche do meu bate mão (enxuga mão). 

Os gráficos e os PAPs, tanto do top quanto da barrinha de croche, você encontra nos links a seguir:




Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar meu novo caseado. Abaixo a foto do passo-a-passo que fiz especialmente para você, que não tem muita experiência em crochê. 

Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la...


BARRADINHO DE CROCHE: http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/barra-de-croche-crochet.html .




Aqui está o BARRADINHO DE CROCHE, com PAP e GRÁFICO, que fiz no meu novo e colorido BATE MÃO.


 A toalha não é lá essas coisas. Não tenho encontrado tecido atoalhados bons por aqui. Da próxima vez comprarei a toalha de mão, cortarei seus detalhes e farei minhas toalhas de mãos. É desmotivante ter que usar um atoalhado de qualidade tão ruim.



Para você que está aprendo crochê, fiz um PASSO-A-PASSO do biquinho de crochet repolhudinho. Veja o PASSO-A-PASSO do caseadono http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/caseado-com-meio-ponto-alto.html  .



Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la.







Fiz também um GRÁFICO do mesmo BARRADINHO, menos REPOLHUDO, caso prefira assim.









                                      GRÁFICO SOBRE FOTO TRIANGULO DE CROCHE 





Caso você não tenha muita experiência em crochê, veja o PAP escrito que fiz. Nele explico tim-tim por tim-tim... Só não o fará quem não quiser. É especialmente para as que ainda não sabem ler os gráficos. 


Lembro a você que antes de começar uma receita, lei-a com bastante atenção. O seu entendimento facilitará a sua execução.
Esse triângulo é composto de um motivo floral no centro, circundado por carreiras de pontos altos e correntinhas nos cantos.

PASSO-A-PASSO DO TRIÂNGULO DE CROCHE COM FLOR CENTRAL

1ª CARREIRA é a da  FLOR CENTRAL, que e composta de 6 pétalas intercaladas por correntinhas. 
        
Seu início se dá pela BASE que receberá as 6 pétalas da nossa FLOR. 
- Faça um Círculo Mágico. Caso você não saiba como fazê-lo veja o post: http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/mais-um-coracao-de-croche-para-voce.html .  Sobre ele faremos as PÉTALAS que são compostas de  5 pontos altos fechados juntos, cada uma delas:

1ª Pétala:
- Faça 3 correntes(corr) para subir e mais 4 pontos altos fechados juntos. Esta pronta nossa primeira pétala. Para intercalar essa pétala da próxima faça 5 correntes (corr).

2ª Pétala:
- Faça 5 pontos altos fechados juntos. A seguir faça 3 correntes (corr) para intercalar.

3ª Pétala:
- Faça mais 5 pontos altos fechados juntos e mais 5 correntes.

4ª, 5ª e 6ª Pétalas: 
- Faça-as repetindo os precedimentos das pétalas e das alças de correntes que intercalam as pétalas. Chamo sua atenção para a quantidade de correntes entre uma pétala e outra. Na 1ª, 5 corr e na 2ª, 3 corr... E assim sucessivamente... 

As 3 alças de 5 correntes serão aquelas que receberão as 3 folhas, que formarão os cantos do nosso triângulo.
Para finalizar feche com um ponto baixíssimo(pbx).
Está pronta a nossa primeira carreira. 

Veja que ela é redonda e o nosso motivo é triangular. Como faremos para transforma-la? O tamanho dos pontos que usaremos é que definirá a forma que nosso trabalho terá.  Para transformar um círculo em um triângulo precisamos delimitar seus 3 cantos. Para isso, já fizemos as 3 alças, de 5 correntinhas cada uma delas. Elas serão as bases para os nossos cantos.  Elas, com suas 2 correntinhas a mais, já nos dão um sinal de que aquele motivo será um triângulo. 
Veja no gráfico que 2 das 3 folhas são em pontos altos (pa). No entanto a do meio é em pontos altos duplos. Esses pontos maiores são exatamente para formar o bico do triângulo. O tamanho das nossas folhas é que serão as responsáveis para dar forma forma ao nosso triângulo. 

Viu como é fácil transformar um circulo em um triângulo? Então vamos lá...

Na 2ª CARREIRA faremos os CANTOS  do triângulo.

1º CANTO: Cada um dos cantos é composto 3 folhas. Cada uma delas formada por 5 pontos. 

1ª folha:
- Faça 3 correntes (corr) para subir. Junte a elas 4 pontos altos fechados juntos. Completando assim os 5 pontos necessários para a sua formação.
Está pronta a nossa primeira folha. Faça 4 correntes (corr);

2ª folha:
- Faça 5 pontos altos duplos fechados juntos. Faça 4 correntes;

3ª folha:
- Faça 5 pontos altos fechados juntos.

Agora vamos fazer as alças entre cantos:

- Faça 3 correntes (corr) e prenda-as com 1 ponto baixo (pb) na alça da carreira anterior. Faça mais 3 correntes.

Volte a fazer as folhas no próximo intervalo da carreira anterior. 

Repita os procedimentos ateriores até o final dessa carreira. 

Feche-a com um ponto baixíssimo (pbx). Está pronto o nosso motivo floral triangular.

3ª CARREIRA: Ela é composta apenas de pontos altos, correntinhas e um ponto baixíssimo para fechar. 

Faça-a da seguinte forma:
- Faça 2 correntinhas (corr) para subir. 
- Sobre as alças de 3 correntes faça 4 pontos altos. 
- Sobre os pontos baixos, entre as alças da carreira anterior, faça 1 ponto alto. - Sobre as alças de 4 correntinhas, entre as folhas da carreira anterior, faça 5 pontos altos. 
- Sobre a ponta da folha maior faça 3 pontos altos, 3 correntinhas mais 3 pontos altos, delimitando o canto. Continue assim por toda a carreira. 

Para as DEMAIS CARREIRAS: 

- Faça 2 correntinhas (corr) para subir. 
- Siga fazendo pontos altos sobre os pontos altos da carreira anterior... Até o próximo canto. Dentro do canto faça 3 pontos altos, 3 correntinhas, mais 3 pontos altos.
- Siga fazendo um pontos alto em cada ponto alto de base. 

Faça apenas 3 carreiras com 3 pontos altos de cada lado nos cantos. Nas demais carreiras para não embabadar faça apenas 2. 

ALÇA DE CORRENTINHAS:

Na ultima delas ao chegar ao canto que fica do lado oposto a emenda do seu trabalho faça 21 correntinhas para a alça do top do nosso bate mão. Terminada essa carreira faça uma carreira de ponto caranguejo contornando todo ele. Na alça fiz pontos baixos (pb).

Nas demais carreiras repita esse procedimento. 

Os aumentos ficam por conta dos 2 pontos altos intercalados por 3 correntes e mais dois pontos altos feitos em cada alça de cada canto.

Se mesmo assim tiver dúvidas, poste um comentário que farei atualizações nesse post mesmo esclarecendo. Assim poderemos solucionar possíveis futuras dúvidas de outras leitoras. 

No próximo post te mostrarei como se faz um caseado com MEIO PONTO ALTO.Posteriormente o barradinho  e por fim o bate mão pronto.

Se você não viu o bate mão rústico que fiz, vale a pena seguir esse link http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/bate-mao-com-top-triangulo-de-croche.html .


Veja QUEM TECEU ESSE BATE MÃO, TOP ou BARRINHA

  1. 28 ABR 2010 - Josimar, do blog ARTES DA JOSIMAR, fez um bate-mão. Confira! http://artesdajosimar.blogspot.com.br/2010/07/bate-mao.html;
  2. 28 ABR 2010 - Cristina Vilela, do blog BLOGUINHO DA CRISTINA, me disse, em comentário aqui no blog, que teceu um para a sua mãe....  http://crismenvilela.blogspot.com.br/;
  3. 18 JAN 2011 - Gisele Sanches, do blog FASCINIO PELO CROCHE,   http://fasciniopelocroche.blogspot.com.br/2011/01/pap-bate-mao.html, também teceu um; 
  4. 23 SET 2011 - Alda, do blog FABRICANDO ARTE, teceu o TRIÂNGULO DE CROCHÊ (top) http://fabricandoarte.blogspot.com/2011/09/bate-mao-triangular.html ;
  5. 18 OUT 2011 - Val Sato (brasileira erradicada no Japão) , do blog CROCHÊ E TRICÔ, fez alguns... Veja no seu blog   http://valsato.blogspot.com/2011/08/bate-mao-peguei-receita-do-site-da.html#links e http://valsato.blogspot.com/2011/10/arco-de-cabelo-com-flor-em-croche-e.html#links;


Abraços com carinho,

BARRA DE CROCHE (CROCHET)





Olá, amiga (o)!

Como havia te prometido no post de ontem, aqui está o BARRADINHO DE CROCHE, com PAP e GRÁFICO, que fiz no meu novo e colorido BATE MÃO.

 A toalha não é lá essas coisas. Não tenho encontrado tecido atoalhados bons por aqui. Da próxima vez comprarei a toalha de mão, cortarei seus detalhes e farei minhas toalhas de mãos. É desmotivante ter que usar um atoalhado de qualidade tão ruim.

Para você que está aprendo crochê, fiz um PASSO-A-PASSO do biquinho de crochet repolhudinho. Veja o PASSO-A-PASSO do caseado no http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/caseado-com-meio-ponto-alto.html  .

Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la.




Fiz também um GRÁFICO do mesmo BARRADINHO, menos REPOLHUDO, caso prefira assim.

Muito Obrigada por ter vindo. Sua presença muito me alegra. Seu comentários muito me motiva. Tenha um lindo e abençoado final de semana.

BONS CROCHETS!

Abraços com carinho,

29 abril 2010

CASEADO COM MEIO PONTO ALTO






Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar meu novo caseado. Abaixo a foto do passo-a-passo que fiz especialmente para você, que não tem muita experiência em crochê. 


Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la...

Amanhã te mostro o barradinho que fiz sobre ele. É simples porem de um efeito muito gracioso.
BONS CROCHETS!

Abraços com carinho,



28 abril 2010

TRIANGULO DE CROCHE COM GRAFICO E PASSO-A-PASSO



Olá, amiga(o)!

Hoje fiz esse TRIÂNGULO DE CROCHÊ, que usarei no topo de mais um BATE MÃO (ENXUGA MÃO). A seguir gráfico sobre foto que fiz para você, caso queira tecê-lo. Clique na foto para visualizar melhor...

Caso você não tenha muita experiência em crochê, veja o PAP escrito que fiz para clarificar ainda mais o modo de tecê-lo. Nele explico tim-tim por tim-tim... Só não o fará quem não quiser. É especialmente para aquelas leitoras que ainda não sabem ler os gráficos. 

Lembro a você que antes de começar uma receita, lei-a com bastante atenção. O seu entendimento facilitará a sua execução.

Esse triângulo é composto de um motivo floral no centro, circundado por carreiras de pontos altos e correntinhas nos cantos.

PASSO-A-PASSO DO TRIÂNGULO DE CROCHE COM FLOR CENTRAL


  • MATERIAL NECESSÁRIO:
    • Linha Anne;
    • Agulha para Crochê 1,75 mm;
    • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro, para o arremate. 
  • BASE:
    • Faça um Círculo Mágico. Caso você não saiba como fazê-lo veja na foto a seguir:  



  • 1ª CARREIRA:
Nessa Carreira teceremos a FLOR  do motivo central do Triângulo. 


Sobre o Círculo Mágico vamos tecer as 6 PÉTALAS, sendo cada uma delas composta de  5 Pontos Altos Fechados Juntos (5 pafj). Para intercalar cada uma dessas pétalas, teceremos Alças de Correntinhas (corr). Essas alças não serão iguais... Três delas serão compostas de 5 correntinhas. As outras de 3 Correntinhas (corr), ou seja, as três ultimas receberão duas Correntinhas (corr) a menos. 
    • 1ª PÉTALA:
      • Faça 3 Correntinhas (corr) para subir. Considere-as sendo um Ponto Alto (pa). Em seguida teça + 4 Pontos Altos Fechados Juntos (4 pafj). 
        • Está pronta nossa 1ª Pétala.
    •  INTERVALO: 
      • Faça 5 Correntinhas (corr), formando uma alça, para intercalar essa pétala da próxima. 
    • 2ª PÉTALA:
      • 5 Pontos Altos Fechados Juntos (5 pafj) +
    •  INTERVALO: 
      •  3 Correntinhas (corr), formando uma alça, para intercalar.
    • 3ª, 4ª, 5ª e 6ª PÉTALAS E INTERVALOS
      • Repita os procedimentos das Pétalas anteriores e dos Intervalos também... ATENÇÃO! Chamo sua atenção novamente para a quantidade de Correntinhas (corr) tecidas nos intervalos, entre uma pétala e outra. 
      • Feche a Carreira (carr) com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
        • Está pronta a nossa 1ª Carreira (carr). 
  • 2ª CARREIRA: 
É nessa Carreira que teceremos as Folhas para formar os três Ângulos desse Triângulo.
Em cada uma das três maiores Alças teceremos 3 folhas, para formar os Ângulos do Triângulo... Nas menores teceremos apenas alças para formar os lados do Triângulo.
Se olharmos rapidamente apenas para as Pétalas dessa Flor, ela nos passará a ideia de que ela é redonda. Se estamos tecendo um triângulo, como faremos para transformá-la? O tamanho dos pontos que usaremos é que definirão a forma que nosso trabalho terá.  Para transformar um círculo em um triângulo precisaremos criar 3 Ângulos... Traduzindo para o bom Português, precisaremos criar 3 cantos. Para isso, já fizemos as 3 alças maiores, compostas de 5 correntinhas cada uma delas. Elas serão as bases para os nossos cantos.  Elas, com suas 2 correntinhas a mais, já nos dão um sinal de que aquele motivo será um triângulo. 
Veja no gráfico que 2 das 3 folhas são em Pontos Altos (pa). No entanto, a folha do meio é em Pontos Altos Duplos (pad). Esses Pontos maiores são exatamente para formar os Ângulos do Triângulo. O tamanho das nossas Folhas é que serão as responsáveis para dar forma ao nosso triângulo. 
Viu como é fácil transformar um Cíirculo em um Triângulo? Então vamos lá... 
    • 1º CANTO:  
      • Cada um dos cantos é composto 3 folhas. Cada uma delas formada por 5 pontos. 
      • 1ª FOLHA:
        • Faça 3 correntes (corr) para subir. Junte a elas 4 pontos altos fechados juntos. Completando assim os 5 pontos necessários para a sua formação.
          • Está pronta a nossa primeira folha. Faça 4 correntes (corr);
      • 2ª FOLHA:
        • Faça 5 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos (5 padfj). 
        • Faça 4 correntes para a alça que intercalará essa folha da outra;
      • 3ª FOLHA
        • Faça 5 Pontos Altos Fechados Juntos (5pafj).
    • 1º LADO:  
      • Agora vamos fazer 2 Alças intercaladas por 1 Ponto Baixo (pb),  para formar os Lados do Triângulo:
        • 1ª ALÇA:
          • Teça 3 Correntinhas (corr) e prenda-as com 
          • 1 Ponto Baixo (pb) na alça da Carreira anterior. 
          • Teça + 3 Correntinhas (corr).
    • 2º CANTO: 
      • Teça 3 Folhas repetindo os mesmos procedimentos das que você teceu no 1º Canto. 
    • 2º LADO: 
      • Teça as 2 Alças de Correntinhas (corr) intercaladas por 1 Ponto Baixo (pb), repetindo os mesmos procedimentos das que você teceu no 1º lado. 
    • 3º CANTO: 
      • Teça 3 Folhas repetindo os mesmos procedimentos das que você teceu no 1º Canto. 
    • 3º LADO: 
      • Teça as 2 Alças de Correntinhas (corr) intercaladas por 1 Ponto Baixo (pb), repetindo os mesmos procedimentos das que você teceu no 1º lado. 
        • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
          • Está pronto o nosso motivo floral triangular.

  • 3ª CARREIRA: 
Essa Carreira é composta apenas de Pontos Altos, Correntinhas (corr) e de 1 Ponto Baixíssimo, para fechar a carreira. 

    • Para subir e iniciar a Carreira, ao invés de 3, teça apenas 2 Correntinhas (corr). Isso é para que a emenda fique perfeita...  Considere essas 2 Correntinhas como o 1º Ponto Alto (pa).
    • Sobre as Alças de 3 Correntes teça 4 Pontos Altos (pa). 
    • Sobre os Pontos Baixos, que ficam entre as Alças, da carreira anterior, teça 1 Ponto Alto (pa). 
    • Sobre as Alças de 4 Correntinhas (corr), que ficam entre as Folhas, faça 5 Pontos Altos (pa). 
    • Sobre a ponta da Folha maior teça:
      • 3 Pontos Altos (pa) + 
      • 3 Correntinhas (corr) +
      • 3 Pontos Altos (pa), delineando assim o Canto. 
    • Continue tecendo assim até o termino da carreira. 
    • Para fechar a Carreira, e a emenda ficar perfeita, ao invés de tecer 1 Ponto Baixíssimo (pbx) inserindo a agulha no 1º Ponto (aquele lá do início da Carreira e que é composto de 2 correntinhas), feche inserindo a agulha no topo do 2º Ponto Alto (pa) do início da Carreira. 

  • 4ª e DEMAIS CARREIRAS: 
    • Faça 2 Correntinhas (corr) para subir.
    • Siga tecendo Pontos Altos (pa) sobre os Pontos Altos (pa) da Carreira anterior, até o próximo canto. 
    • Dentro do canto faça:
      • 3 Pontos Altos (pa) +
      • 3 Correntinhas (corr) +
      • 3 Pontos Altos (pa).
      • Siga fazendo um Pontos Altos (pa) em cada Ponto Alto (pa)de base.
    • ATENÇÃO! 
      • Faça apenas 3 Carreiras com 3 Pontos Altos (pa) de cada lado, nos cantos. 
      • Nas demais Carreiras, para não embabadar, faça apenas 2 Pontos Altos (pa) de cada lado, em cada um dos cantos.
      • Observe que os aumentos ficam por conta dos 2 Pontos Altos (pa) intercalados por 3 Correntinhas (corr) mais 2 Pontos Altos (pa) tecidos em cada uma das Alças dos 3 Cantos.


  • ALÇA DE CORRENTINHAS, PARA DEPENDURAR O BATE MÃO:
    • Para fazer a Alça do topo do Bate Mão:
      • Quando você ainda estiver tecendo a ultima das Carreiras, quando chegar no canto, que fica do lado oposto da emenda, teça 21 Correntinhas (corr) no ar.
      • Fixe essa Alça de Correntinhas, com 1 Ponto Baixíssimo, no pé da 1ª das 21 Correntinhas (corr). 
      • Volte tecendo Pontos Baixos (pb) sobre a Alça.
  • ACABAMENTO: 
    • Teça uma Carreira de Ponto Caranguejo, Ponto Baixo Torcido ou Ponto Baixo com Laçada:
      • PONTO CARANGUEJO:
            

Se você tiver dúvidas, poste um comentário que farei atualizações nesse post esclarecendo suas duvidas. Assim poderemos solucionar possíveis futuras dúvidas de outras leitoras. 
No próximo post te mostrarei como se faz um caseado com MEIO PONTO ALTO. Posteriormente o barradinho  e por fim o bate mão pronto. 
Muito Obrigada por ter vindo e pelos comentários atenciosos e carinhosos. São eles que me fazem querer melhorar dia a dia esse nosso cantinho de interatividade e troca de conhecimentos. Sua opinião é muito importante pra mim. Ela me direciona. 

LEITORAS QUE TECERAM ESSE TRIÂNGULO, BATE MÃO ou BARRINHA...
BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

25 abril 2010

MAIS UM CORAÇÃO DE CROCHE PARA VOCÊ - MINI CORAÇÃO DE CROCHE (CROCHET)

 Querida(o) amiga(o)!

Mais um CORAÇÃO DE CROCHÊ para você. Dessa vez trata-se de um MINI CORAÇÃO. Igualmente ao anterior, ele também é ideal para aplicações e pingentes. Fiz um GRÁFICO SOBRE FOTO desse também para você, caso queira fazê-lo.

 Não é uma gracinha?

A seguir sugestão de um coração concavo na ponta... Veja que sugiro 2 meio pontos altos (mpa) de um dos lados, substituindo os 2 pontos altos (pa)... 

PASSO-A-PASSO do MINI CORAÇÃO DE CROCHÊ:

BASE:
  • Para a Base, faça um Círculo Mágico, como na figura acima;


1ª CARREIRA:
  • Logo a seguir teça, 3 Correntes (corr) para subir +
  • 3 Pontos Altos Duplos (pad) +
  • 3 Pontos Altos (pa); 
  • 1 Correntinha (corr); 
  • 1 Ponto Alto Duplo; 
  • 1 Correntinha (corr); 
  • 1 Correntinha (corr);
  • 3 Pontos Altos (pa); 
  • 3 Pontos Altos Duplos (pad); 
  • 3 Correntes (corr) e 
  • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira. 
    • Puxe a linha do Círculo Mágico o suficiente para o coração se formar. Não   puxe muito. 
    • ATENÇÃO! Arremate a ponta do fio, que ficou sobrando no centro, assim que terminar o square. Nunca o corte antes de arrematar... Se assim o fizer seu square vai desmanchar. Portanto, não se esqueça dessa dica. 
    • Arremate o outro fio e está pronto o seu mini coração de crochê. 
Veja também o CORAÇÃO DE CROCHÊ, que fiz ontem, no http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/04/aplicacao-de-croche-coracao-croche.html

QUEM TECEU ESSE CORAÇÃO DE CROCHÊ:
 BONS CROCHÊS! 

Uma linda semana para você. 

Abraços com carinho, 

Sônia Maria

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES