12 agosto 2010

ISABELA NASCEU!!!!







Olá, amiga (o)!

A Isabela nasceu!!!!!! Estamos muuuuuito felizes. Ela é liiiinda!!!!! Nasceu com 3.055 kg e medindo 47 cm. Uma meninona. O parto foi normal. Mãe e filha estão ótimas, para minha alegria e tranquilidade. Ela ainda está usando roupainha que saiu do Centro Cirurgico. Só a manta de patinho é dela. No meu ombro flanela do hospital.
Estou correndo para voltar para a maternidade, quando der, posto outra foto com roupinha de croche. 

10 agosto 2010

MANTA DE CROCHE PARA BEBE (CROCHET BABY)


Olá, amiga (o)!

Hoje quero te mostrar a MANTA DE CROCHÊ que fiz para Isabela. Ela é toda em PONTO BAIXO (PB) PONTO ALTO ALONGADO (paa), uma Carreira (carr) de cada. 

O Ponto Alto Alongado fica mais fechadinho que o Ponto Alto (pa) ou que o Ponto Alto Duplo. Gostei muito da sua trama. Eu queria fazer um ponto mais elaborado, no entanto, minha filha me pediu uma manta com pontos bem fechadinhos.  Nas bordas fiz um barrado em ponto rede, muito simples que, em contraste com o tecido de crochê, auferiu mais leveza a peça.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  1. Lã Super Bebê, Cisne,  na cor branca. (Essa cor bege se deve a luminosidade);
  2. Agulha para Crochê 3 mm;
  3. Tesourinha e Agulha de Tapeceiro,  para o arremate.  
MEDIDAS:
  • 1,40 m de altura e
  • 1,20 m de largura
Essa manta teci no tamanho de um cobertorzinho, para que ela possa ser usada por mais tempo... Seu formato também fiz retangular, tal qual o de uma coberta.
As medidas tradicionais de uma manta para bebê é de 80 cm x 80 cm ou 90 cm x 90 cm. Se você quiser a sua no tamanho tradicional: Teça um fio de correntinhas, na medida que você queira a sua manta, menos a medida da barra. 
Exemplo: Para uma manta que meça 80 cm  x 80 cm  e uma barra que meça 15 cm de largura, faça a seguinte conta:
80 cm - 15 cm  - 15 cm  = 50 cm
  • Sendo, 80 cm para o corpo da Manta - 15 cm para a Barra da lateral esquerda - 15 cm para a Barra da lateral direita = 50 cm.  
  • 50 cm é medida inicial, do fio de correntinhas, que você deve tecer. ATENÇÃO! Ao tecer os pontos sobre o fio de correntinhas ele tende a diminuir, por esse motivo, recomendo:
    • fazer seu fio de correntinhas maior que 50 cm.

    • Medir novamente, esse fio, quando estiver tecendo a 1ª Carreira... E o que sobrar de correntinhas, desmanche com uma agulha de bordar, e arremate a ponta do fio, passando entre os pontos, de forma que fique escondido. 


1ª PARTE
  • BASE:
Para a base, teça um Fio de Correntinhas com + ou - 1 metro de comprimento.
Tal qual te recomendei, anteriormente, eu, também, não contei as correntinhas, para o início do trabalho. Queria uma manta com 90 cm de corpo... (Calculei 15 cm de barra de um lado +  90 cm do corpo da manta + 15 cm de barra do outro lado = 120 cm)... Para isso, teci um fio de correntinhas de + ou - 1 metro (para que sobrasse correntinhas, depois de tecida a 1ª Carreira)... Em seguida, teci os Pontos Altos Alongados (paa), até completar os 90 cm. Depois, cortei o nó inicial do fio de correntinhas e desmanchei o que sobrou de correntinhas, até o início da carreira de Pontos Altos Alongados. Arrematei a ponta da linha, passando o fio entre os pontos de base. Assim assegurei que minha manta ficasse no final com uma largura de 120 cm... 
Caso você ainda tenha duvidas de como desmanchar e arrematar essa ponta de linha, veja o vídeo que a Profª Elaine, do blog www.elainecroche.blogspot.com, ensinando a fazer isso: http://www.youtube.com/watch?v=HxN74VbqRXc . 
  • 1ª CARREIRA:  
    • Ponto Baixo (pb), em cada uma das Correntinhas (corr) do Fio da Base.
    • Atenção! Lembre-se que esse ponto é múltiplo de 3 + 1, ou seja, você deve tecer números de pontos múltiplos de 3 até o final da carreira e aí acrescentar + 1 ponto. 
      • Exemplo: 
        • 3 x 70 = 210 corr
        • 210 + 1 = 211 corr 
        • Portanto, se esse fosse o seu numero de pontos a tecer, você deveria tecer 211 Pontos Baixos (pb), sobre o fio de correntinhas. 
  • 2ª CARREIRA:
    • 3 Correntinhas (corr), para subir e iniciar a Carreira (carr) +
    • 1 Ponto Alto Alongados (paa), em cada um dos Pontos Altos Alongados (paa) da Carreira (carr) anterior.
Veja o VÍDEO DO PONTO ALTO ALONGADOque fiz para te mostrar como o teço... 







  • 3ª CARREIRA:
    • Repita os mesmos procedimentos da 1ª Carreira (carr), ou seja, 1 pb em cada paa da carr anterior.
  • 4ª CARREIRA:
    • Repita os mesmos procedimentos da 2ª Carreira (carr), ou seja, 1 paa em cada pb da carr anterior.
  • DEMAIS CARREIRAS:
    • Continue tecendo dessa forma, sempre alternando:
    • Uma carreira de Pontos Baixos e a próxima de Pontos Altos Alongados, até atingir a medida da altura, que você queira sua manta...
  • ULTIMA CARREIRA:
    • A ultima Carreira (carr), do corpo da manta, deve ser em Pontos Baixos, tal qual a 1ª Carreira (carr), 
2ª PARTE
  • BARRA DE PONTOS TELA:
DICAS:
  1. Para que sua barra e os cantos não fiquem embabadando e fiquem com essa aparência bem retinha e bonita, teça suas correntinhas mais apertadas que o ponto da manta, de forma que não fiquem fluidas... Veja que as minhas ficam bem fechadinhas... Se o seu ponto for mais larguinho use uma agulha de numero menor para tecer a barra. Assim suas correntes ficarão justinhas e seu barrado maravilhoso. Ok? 
  1. Para que o canto da sua barra fique perfeito, marque a alça de correntinhas que fica bem no canto e teça sempre, sobre ela  1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb). Assim vai se  formar o bico... Por que o bico se forma? Porque no ponto tela você tece apenas 1 pb sobre cada e depois tece o arco de correntinhas que fica entre um arco e outro... E no canto fica arco sobre arco...Observe no gráfico, a seguir, para melhor entendimento... 

Abaixo detalhe de como fica perfeito o bico... 
LEITORAS QUE TECERAM ESSA MANTA OU BARRA:



Muito Obrigada pela sua visita, sua companhia e seu carinho.

Bons Crochês!





Abraços com carinho,


A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES