17 maio 2013

PONTO DE CROCHE GRANNY




Olá, amiga(o)!


Quando comecei a fazer crochê, conheci o PONTO DE CROCHÊ GRANNY (GRANNY STITCH CROCHET), PONTO DE CROCHÊ AVÓ,  PONTO DE CROCHÊ DA VOVÓ ou PONTO BLOQUINHOcomo ele é comumente conhecido em nosso País. Naquela época mais usado para tecer os quadradinhos de crochê... Depois fui conhecendo, pelo mundo afora, suas várias formas e sua história, que  hoje quero dividir com você.

Esse é um ponto muito conhecido e usado no tradicional QUADRADO DA VOVÓ (SQUARE GRANNY) ou VELHA AMERICA (Old America = América do Norte). A nossa América, foi descoberta e colonizada posteriormente. Por isso ela é conhecida como Nova América. 

Após a quebra da Bolsa Americana em 1929, época da Depressão Econômica, as matriarcas, numa época de muita dificuldade financeira, usando da sua criatividade,  começaram a usar os fios que tinham, para tecer cobertas e roupas para vestir e proteger as suas famílias do frio.  Foi aí que surgiu esse ponto e o uso das várias cores e fibras para tecê-lo. Acredito que seja por isso também que ele passou a ser chamado, dessa forma carinhosa, de PONTO AVÓ ou PONTO DA VOVÓ. 

O interessante é que esse ponto não nos remete à antiguidade e nem às dificuldades financeiras. Muito pelo contrário, ele nos lembra os movimentos hippies dos anos 70, onde as roupas eram muito coloridas e quando ele também foi muito usado, tanto nas roupas quanto em peças para casa...


O PONTO GRANNY é um PONTO FANTASIA, composto de vários "BLOQUINHOS" de Pontos Altos (pa). Cada um desses BLOQUINHOS é composto de 3 Pontos Altos (pa). 

Para que essa conversa seja entendida por todas, desde as iniciantes até as catedráticas do crochê, primeiramente precisamos falar sobre:
  • O QUE É UM PONTO FANTASIA?
    • Ponto Fantasia é o resultado da junção de um ou mais dos PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ.
    • QUAIS SÃO OS PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ? 
      • Os Pontos Básicos do Crochê, são:
      • O QUE É BASE NO CROCHÊ? 
        • É um conjunto de pontos, que nos servirá de apoio para tecermos outros pontos sobre eles. 
          • Exemplificando:
            • Em trabalhos compostos de Carreiras de Ida e Volta, a BASE é o Fio de Correntinhas. Por isso a chamamos de Fio Base de Correntinhas.
            • Em trabalhos de Crochê Circular, ou que se inicie a partir de um Circulo Mágico ou Anel,a BASE é o Anel de Correntinhas ou o Circulo Mágico.
        • O QUE É UM PONTO DE BASE? 
          • É o Ponto onde tecemos um ou vários pontos.
            • Exemplificando:
            • Para iniciar o PONTO GRANNY OU AVÓ, teça:
              • Um Fio Base, composto de várias de Correntinhas, no comprimento necessário para a peça que você vai tecer.  
              • Em seguida, + 5 Correntinhas;
              • Na 6ª Correntinha, contadas a partir da Agulha, teça o 1º BLOQUINHO composto de 3 Pontos Altos. ATENÇÃO! Essa 6ª Correntinha é o meu Ponto de Base, nesse caso.
              • Em seguida, pulei + 2 Correntinhas, do Fio de Base;
              • Depois teci + um BLOQUINHO de 3 Pontos Altos (pa), na 3ª Correntinha do Fio Base.
              • Teça bloquinhos de pontos altos até o final dessa Carreira. 
              • Lembrando que essa carreira deve terminar com apenas 1 Ponto Alto, tal qual iniciamos com 3 daquelas 5 primeiras correntinhas, que consideramos como 1 Ponto Alto. 
          • O QUE É ESPAÇO  DE BASE?  
            • Espaço Base, exemplificando essa manta que estou tecendo em linha reta, é o espaço formado entre bloquinhos, ou seja, entre os pontos de início de um bloco e do final do outro Bloquinho.
          ELE PODE SER TECIDO DE VÁRIAS FORMAS:
          • PONTO GRANNY EM LINHA RETA, tal qual essa manta que estou fazendo:
              1. Na 1ª Carreira, o bloquinho de 3 pontos altos é tecido em um mesmo PONTO DE BASE.
              2. A partir da 2ª Carreira, ele é tecido em um mesmo ESPAÇO DE BASE.





              1. Para formar as pontas para cima: Aumente pontos, tal qual indicado no Gráfico a seguir.
              2. Para formar as pontos pra baixo:  Reduza pontos, tal qual indicado no gráfico a seguir. 





            1. Para tecer o PONTO GRANNY na forma de quadrado, aumente pontos em seus 4 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. 
          • PONTO GRANNY NA FORMA RETANGULAR, tal qual nesse TAPETE RETANGULAR 
            1. Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Retângulo, seu Fio Base deverá ser em linha reta. Depois é só fazer aumentos de pontos em seus 4 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. Clique na foto para ampliar...


          • PONTO GRANNY NA FORMA HEXANGULAR, tal qual nesse CASAQUINHO HEXAGONOS EM CROCHE :
            • Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Hexágono, aumente pontos em seus 6 ângulos, tal qual  indicado no gráfico a seguir. 



          • PONTO GRANNY NA FORMA TRIANGULAR, tal qual nesse TRIÂNGULO DE CROCHÊ:
            • Para tecer o PONTO GRANNY na forma de Triângulo, aumente pontos em seus 3 ângulos. No gráfico a seguir o triangulo é composto de  bloquinhos de 4 Pontos Altos (pa)... Para ver o seu PASSO-A-PASSO  clique na foto: 


            • No gráfico a seguir o triangulo é composto de bloquinhos com 3 Pontos Altos (pa)... 

          BONS CROCHÊS!

          15 maio 2013

          MANTA EM CROCHE GRANNY LISTRADA 1



          Olá, amiga(o)!

          Com a chegada do inverno e uma quantidade enorme de novelos de lã, em várias cores, que fui amealhando ao longo desses anos, resolvi tecer, para Isabela, minha netinha,  uma MANTA DE LÃ EM CROCHÊ, tamanho solteiro, para ser usada por mais tempo. 

          Escolhi o PONTO DE CROCHÊ GRANNY (GRANNY STITCH CROCHET), PONTO DE CROCHÊ AVÓ,  PONTO DE CROCHÊ DA VOVÓ ,  como ele é carinhosamente chamado pelas americanas, ou PONTO BLOQUINHOS, como ele é comumente conhecido em nosso País. 

          O estou tecendo em em LINHA RETA e com LISTRAS MULTICOLORIDAS (GRANNY CROCHET STITCH IN A STRAIGHT LINE).
          Esse é um trabalho que ainda está em andamento (Work in progress). Hoje, quero falar com você, apenas, sobre o seu processo de criação.
          Sabemos que, a escolha acertada do fio e a combinação harmônica das cores,  é que determinará o seu sucesso ou não, de uma peça.  

          Os fios mesclados e os mais sofisticadosharmonizam  melhor em peças mais simples, sem muitos detalhes e de pontos menos elaborados. O mesmo princípio serve para o uso de fios em várias cores

          Se as cores são excessivas, mesmo com fios simples, como é esse caso, precisamos nos conter nas escolhas dos pontos. 

          Diante de tudo isso e das explosão de cores dos meus novelos, optei por um modelo simples e no PONTO GRANNY, muito comum nos "Quadradinhos de crochê da Vovó" (Granny Square). O teci da forma que você pode ver desenhado na foto a seguir. Sem correntinha entre os BLOCOS DE PONTOS ALTOS, para que seu ponto não ficasse muito vazado.. 



          Na foto acima não desenhei o início da manta... Para tecer esse ponto siga o gráfico da foto abaixo...




          Separei os fios por cores, depois dentro de cada cor, ordenei os novelos do tom mais escuro, para o de tom mais claro. Durante esse processo, quando algumas cores não se harmonizam, entre si, como eu gostaria, senti uma enorme vontade de comprar mais algumas cores, para ornar melhor. No entanto, me contive e resolvi tecer com as que tinha aqui, senão mais alguns novelos ainda sobrariam. Estou me mantendo firme e quero ir assim até o fim. 

          Depois dos fios, mais ou menos organizado, decidi então tecer   CARREIRAS, de uma mesma COR, mas em QUATRO TONS, e dentro do possível, em degradê. 

          De uma forma que os pontos fossem se entrelaçando, como se fossem dentes de uma engrenagem e consequentemente suas cores se encaixando. Tentando também dar a  mesma distancia entre as cores. Distancia essa, medida pelas carreiras e cores.


          Mesmo assim, com todo esse esforço, algumas vezes, ainda me atrapalhei. Vez  e outra, teci uma cor onde não devia... 5 carreiras, ao invés de 4, e até conclui uma carreira com outra cor ou tom quando o novelo daquela cor acabava... Isso tudo porque estou determinada a tecer essa coberta com os novelos que tenho aqui... 



          São tantas as mantas e tabelas de cores que encontramos na net, nos ensinando a trabalhar, de forma harmônica, com as cores,  que confesso, fiquei em duvida se começava ou não essa manta.  Optei por começar porque decidi dar um fim no meu estoque, para poder comprar melhor e sem culpa. 


          Uma coisa é você, tecer uma peça de várias cores, harmonizando suas cores e tons. Outra  é pegar os fios que temos em casa e tentar dar a eles um melhor destino. Não é fácil... Por isso você vai ver todo tipo de combinação de cor. Não se assuste... Não pense que não sei combinar cores. Sei, sim... Até sofro ao usá-las assim, sem muito critério... Fico com dó de ficar perdendo meu tempo em uma peça que vá ficar feia e que vai incomodar a quem for usá-la. Uma peça grande, demorada como essa, para se tecer, é preciso ser pensada para que as pessoas possam usá-la com prazer.

          Esse estilo sem nenhuma harmonia não recomendo, a não ser que você, como eu, também tenha muito fios para aproveitar. 

          O correto é  comprar os fios nas cores e tons que harmonizam entre si, sem misturar cores frias com cores quentes, como fiz. 

          Tenha muita atenção ao escolher a cor ou as cores de uma peça que você vai tecer. Para escolher a cor de uma manta é necessário analisar principalmente o ambiente, onde essa manta vai ser usada. 
          Uma manta com a penas uma cor e em tons degradê, fica mais fina e harmoniza melhor em mais ambientes. 
          Já uma manta como essa que estou tecendo, vai melhor em ambientes rústicos,  brancos ou muito claros. 

          Sabe quando a gente acha bonito, compra, mas quando vai usar sente que não ficou bem...  E daí a peça fica encostada e sem uso. Com certeza isso é resultado de uma má escolha de cores ou  modelo.  Portanto, planeje bem as cores, fios e modelo de pontos a serem usadas, antes de comprá-los...




          Ela já está bem grandinha... Meu balde já está ficando pequeno pra ela.

          ATUALIZANDO...


          Terminei a manta... Veja a Manta pronta:
          Quer saber a história do Ponto Granny que vale a pena você ver:

          Se você gosta desse ponto e de peças coloridas, visite ATTIC 24, um site inspirador. Sua autora, Lucy, tece peças coloridas de muito bom gosto. Vale a pena passar por lá e conferir. 

          Se você quer aproveitar sobras de fios que que lindas peças a Joana do blog AGULHAS E PINCEIS teceu:



          BONS CROCHÊS!

          A V I S O



          A T E N Ç Ã O!
          A V I S O:
          Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
          SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
          1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
          2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
          3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
          4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
          5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
          6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
          7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
          8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
          Conto com a sua compreensão...
          Atenciosamente,
          Sônia Maria

          LINK-ME

          TWITTER-TWEET

          DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

          TODOS OS MARCADORES