11 janeiro 2016

DIFERENÇA ENTRE JOGO AMERICANO E SOUSPLAT



Olá, amiga(o)!

Decidi fazer um post, específico, sobre esse assunto porque tem havido muito questionamento, duvidas e confusões quanto as medidas, diferenciação e nominação entre um Jogo Americano e um Sousplat

Tenho visto muitos Jogos Americanos sendo nominados e também vendidos como se fossem Sousplat, o que é um equívoco. Estão, sem querer é claro, vendendo gato por lebre. 


O Jogo Americano, também conhecido como Lugar Americano ou Individual, forma que também é conhecido,

  • tem por finalidade, além de decorar, proteger a mesa. Por isso, o ideal é que sua trama seja fechada, para que ele cumpra o seu papel. 
  • De tamanho maior, que o Sousplat, ao longo dos anos, ele vem substituindo a toalha de mesa, que tem sido reservada para ocasiões mais formais. 
  • Seu tamanho, acima de 38 cm, comporta todo o serviço da mesa ou seja, sousplat, prato, talheres e copos... 
  • Um Jogo Americano jamais vai sobre a toalha. Ele é uma toalha individual.

Um Sousplat (pronuncia-se suplá) ou Prato Debaixo (prato que vai debaixo do Prato Raso),

  • é menor que um Jogo Americano e um pouco maior que um Prato Raso, medindo aproximadamente 33 a 35 cm de diâmetro. 
  • Sobre ele vai apenas o Prato Raso. 
  • O Sousplat vai em cima de uma toalha e até mesmo de um Jogo Americano, desde que os seus materiais sejam diferentes.   
  • Sua forma ideal é que seja a mesma do prato. O que não impede que se use outra forma, desde que o seu tamanho ultrapasse as bordas do prato. 
    • Para um prato para pizza (triangular), um sousplat também triangular. 
    • Para um prato redondo, um sousplat também redondo. 
    • Para um prato oval, um sousplat também oval.
    • Para um prato quadrado, um sousplat quadrado. 
    • Para um prato oitavado, um sousplat oitavado ou redondo. 
    • E assim sucessivamente...
  • A finalidade de um Sousplat, além de decorar, é proteger o Jogo Americano, a toalha de mesa e a mesa. 
  • Há bem pouco tempo os Sousplats (pratos debaixo), eram encontrados apenas de materiais sólidos (Prata, Inox...) e por isso seus preços eram elevados. Eles eram usados apenas em ocasiões formais, com a finalidade estrita de aparar os alimentos, que por ventura caíssem dos pratos ou das travessas dos garçons. 
  • Hoje,  com a diversificação de materiais na sua fabricação / confecção (Vidro, Louça, Acetato, Acrílico, Ratã, Madeira, Capim Dourado, Palha, Tecido, Miçangas, Plastico, Crochê, Tricô, etc...), alguns sem o devido vedamento da sua trama, houve uma redução significativa no seu custo, o que implicou na popularização do seu uso, na mudança da sua finalidade, na forma de como usá-lo e até dos hábitos das famílias brasileiras.   

Os Jogos Americanos e Sousplats deixam as nossas mesas mais charmosas e aconchegantes. Por mais simples e rápida seja uma refeição, vale a pena usá-los no nosso dia-a-dia. Isso indica o carinho, atenção e amor que dedicamos a quem dessa mesa participar. 


BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES